Final da Copa Nordeste coloca frente a frente jovens técnicos perto de fazer história - Gazeta Esportiva
Final da Copa Nordeste coloca frente a frente jovens técnicos perto de fazer história

Final da Copa Nordeste coloca frente a frente jovens técnicos perto de fazer história

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/05/2019 às 08:00

São Paulo, SP

Dos bancos de reserva de Fortaleza e Botafogo-PB, os técnicos Rogério Ceni e Evaristo Piza travarão uma disputa particular na grande decisão da Copa do Nordeste, nesta quarta-feira, às 20h (horário de Brasília), na Paraíba.

Com menos de 50 anos, os comandantes buscam faturar o título regional inédito por seus respectivos clubes, que nunca haviam chegado a uma decisão do torneio regional. Após vitória por 1 a 0 do Leão na partida de ida no Castelão, um empate serve para Rogério levantar seu terceiro caneco no Nordeste, enquanto um triunfo por dois gols de diferença é suficiente para garantir a Piza o troféu mais importante do clube paraibano.

(Fotos: Reprodução/Fortaleza e Reprodução/Botafogo-PB)


Duelo de estilos

Enquanto a equipe de Rogério Ceni se notabiliza pelo ímpeto ofensivo e vontade de controlar a posse de bola, o time comandado por Piza se destacou nesta edição da Copa do Nordeste pela força defensiva.

O Botafogo-PB teve, empatado com o CSA, a melhor defesa do campeonato na fase de grupos com apenas três gols sofridos em oito jogos. Jogando dentro de casa no Amigão a equipe se manteve intransponível, anotando quatro gols e não sofrendo nenhum.

Já o Fortaleza, teve o terceiro melhor ataque da fase de grupos com 12 gols anotados, sendo que também foi a equipe que mais finalizou na competição, com 119 disparos.



No dois confrontos entre os técnicos, um a um no placar. No primeiro encontro, na fase de grupos do Regional, melhor para Piza, que comandou a vitória do Botafogo por 1 a 0 no Amigão. No segundo, a primeira partida da decisão da Copa do Nordeste, com vitória dos cearenses pelo mesmo placar.

História nos clubes

Após desembarcar no inicio de 2018 em Fortaleza, Rogério Ceni precisou de pouco tempo para construir uma idolatria no Tricolor do Pici. Após desconfiança com o vice-campeonato cearense, o Leão teve um inicio astronômico e faturou a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez da sua história.

De contrato renovado, o ídolo do São Paulo se vingou do Ceará no Estadual de 2019, derrotando a equipe rival na decisão, enquanto encaminhava a equipe para a fase de mata-mata da Copa do Nordeste.

(Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC)


Nas quartas, triunfo sem sustos diante do vitória no Barradão por 4 a 0. Nas semifinais, maior dificuldade e uma vitória dura por 1 a 0 contra o Santa Cruz, novamente em jogo único dentro de casa, devido à campanha superior.

No outro lado da final, uma história menos conhecida mas também vitoriosa. Evaristo Piza, após sete anos trabalhando no futebol do interior paulista, com passagens por equipes como Guarani e Mirassol, desembarcou na Paraíba em meados de 2018 para assumir pela primeira vez uma equipe nordestina.

Botafogo-PB comemorando o título estadual de 2019 sobre o Campinense (Foto: Reprodução/Botafogo PB)


Os resultados não demorariam para aparecer. Com o objetivo de garantir o acesso para a Série B, a equipe paraibana terminou a primeira fase na 4ª colocação do grupo A e avançou para as semifinais para encarar o xará de São Paulo. A aventura do Ferro, porém, parou por aí, após desclassificação nos pênaltis para os paulistas.

Em 2019, já conhecendo a casa, Piza comandou o Botafogo para o título do Campeonato Paraibano e a segunda melhor campanha na fase de grupos da Copa do Nordeste. Nas quartas de final, a equipe passou pelo CSA por 3 a 1 no Amigão, e nas semifinais pelo Náutico, mais uma vez em João Pessoa, por 2 a 1.

Conteúdo Patrocinado