A saga de Fernandinho: de herói na Seleção sub-20 à confiança de Tite após o 7 a 1 - Gazeta Esportiva
A saga de Fernandinho: de herói na Seleção sub-20 à confiança de Tite após o 7 a 1

A saga de Fernandinho: de herói na Seleção sub-20 à confiança de Tite após o 7 a 1

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/06/2018 às 08:00

São Paulo, SP




Nascido em Londrina, no Paraná, foi lá que Fernandinho começou sua caminhada no futebol, aos 13 anos. Não demorou muito para ir à capital e chegar ao Atlético-PR, em 2001, com 15 anos. Mesmo muito novo, foi integrado ao grupo e viu de perto o time que conquistou o Campeonato Brasileiro do mesmo ano pelo Furacão. Assim que virou titular da equipe, aos 19 anos, chegou à Seleção sub-20. Convocado quase em cima da hora, participou do Mundial e foi o autor do gol do título do Brasil, em cima da Espanha.

Se tornou destaque no time paranaense e logo chamou atenção da Europa. Com apenas 20 anos, se mudou para o Velho Continente com destino à Turquia. O Shakhtar Donetsk foi sua casa por oito anos, onde conquistou inúmeros títulos e se tornou ídolo da torcida. Foram 14 taças, entre elas uma Liga Europa e seis Campeonatos Turcos.

Tantos títulos e a importância no time ucraniano fizeram o Manchester City criar interesse no volante. O time inglês abria os cofres para montar um time competitivo e não economizou na contratação de Fernandinho. Foram desembolsadas 34 milhões de libras (cerca de R$169 milhões na cotação atual) para levar o camisa 7 do Shakhtar para o Etihad Stadium na janela de transferência de verão de 2013.





Em sua primeira temporada no City foram dois títulos conquistados. O bom momento no time rendeu ao paranaense uma vaga na Seleção Brasileira para a Copa. O volante foi chamado apenas na última convocação antes da oficial e garantiu a vaga nos 23 jogadores de Felipão. Titular durante o Mundial, Fernandinho guarda grande trauma do trágico 7 a 1, por ter falhado no quarto gol da Alemanha.

Nos últimos quatro anos, ergueu mais três taças pelo City e viu Pep Guardiola chegar ao time. Homem de confiança do espanhol, fez parte da campanha histórica no Campeonato Inglês da última temporada. Na era Tite, só não tem mais convocações na posição de volante que Paulinho. E, aos 33 anos, chega à Copa da Rússia como um dos mais velhos e experientes do elenco.

Conteúdo Patrocinado