Pesquisa da Fifa aponta que torcedores querem Copa do Mundo 'mais frequente' - Gazeta Esportiva
Pesquisa da Fifa aponta que torcedores querem Copa do Mundo 'mais frequente'

Pesquisa da Fifa aponta que torcedores querem Copa do Mundo 'mais frequente'

Gazeta Esportiva

Por AFP

16/09/2021 às 20:13

São Paulo, SP

Uma pesquisa realizada pela Fifa aponta que os torcedores querem a realização da Copa do Mundo em um intervalo de tempo menor, com "mais frequência", divulgou nesta quinta-feira a entidade que comanda o futebol mundial.

De acordo com este levantamento feito pela IRIS/YouGov que contou com a participação de mais de 15 mil pessoas "interessadas em futebol", a maioria quer ver com mais frequência a principal competição da Fifa, em vez de a cada quatro anos.

De qualquer forma, a pesquisa mostra fortes diferenças de acordo com as áreas geográficas e a idade dos interlocutores: os mais favoráveis a uma Copa do Mundo a cada dois anos são "as gerações jovens" e os "mercados em desenvolvimento", enquanto os mais veteranos amantes do futebol continuam presos à tradição.



Essa constatação deverá ser comparada com uma futura "pesquisa com 100 mil pessoas" em uma centena de países, explicou a entidade, que lançou a iniciativa altamente polêmica para modificar o calendário internacional.

O diretor de desenvolvimento da Fifa, Arsene Wenger, defende uma Copa do Mundo a cada dois anos desde março, em alternância com torneios continentais, como a Eurocopa ou a Copa América.

No papel, o projeto promete distribuir mais receitas para as federações, um argumento particularmente sedutor para confederações africanas ou asiáticas, mais dependentes desse dinheiro do que o próspero futebol europeu.

No entanto, o projeto esbarra na hostilidade da Uefa, Conmebol, do Fórum das Ligas Mundiais e da poderosa Associação Europeia de Clubes, que já lutam contra um calendário sobrecarregado.

Conteúdo Patrocinado