ONG de Direitos Humanos relata abuso em obras da Copa da Rússia - Gazeta Esportiva
ONG de Direitos Humanos relata abuso em obras da Copa da Rússia

ONG de Direitos Humanos relata abuso em obras da Copa da Rússia

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/06/2017 às 11:19

São Paulo, SP

Denúncia fala de condições ilegais de trabalho nos estádios da Copa - Foto: AFP


Conforme relatório publicado nesta quarta-feira pela HRW, a Human Rights Watch, ONG internacional destinada a proteção dos Direitos Humanos, os operários envolvidos nas obras para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, são vítimas de abuso e exploração, sem que a Fifa garanta direitos básicos para os vítimas envolvidas.

A denúncia foi feita após a HRW visitar sete das obras de estádios para a Copa de 2018 e encontrar as irregularidades, com os operários submetidos a condições degradantes de trabalho.

"Os operários que constroem os estádios da Copa do Mundo são vítimas de abusos e de exploração, e a Fifa ainda não demonstrou sua capacidade de vigiar de modo eficaz, impedir e remediar os problemas", indica a publicação de Jane Buchanan, diretora da HRW.

Entre as condições abusivas relatas estão a falta de pagamento de salários ou atraso do pagamento em vários meses, trabalho em temperatura inferior a 25 graus celsius negativos sem proteções suficientes e a falta de contratos para firmar um acordo legal de emprego.

"Os trabalhadores entrevistados pela Human Rights Watch alegaram ter medo de falar sobre a exploração, por temer represálias dos seus empregadores", completa a ONG.

A Human Rights Watch ainda informa que 17 operários morreram nas obras dos estádios da Copa do Mundo.

 

 

Conteúdo Patrocinado