*Por Lucas Passoli
Nesta terça-feira, a FIFA fará uma reunião, em Vancouver, para avaliar a introdução de uma nova janela para zerar os cartões amarelos na Copa do Mundo. A ideia da entidade é suspender os cartões ao final de fase de grupos e após as quartas de final.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp
Regra atual e objetivo da proposta
Nas edições anteriores, os cartões amarelos eram zerados apenas após as quartas de final. No entanto, com o aumento de seleções e de jogos no mundial de 2026, a FIFA planeja alterar a regra, evitando muitas suspensões.
Como funcionaria a nova regra
Caso a entidade máxima do futebol mundial aprove a mudança, um jogador só será suspenso caso receba dois cartões amarelos em duas das três partidas na fase de grupos ou em dois dos três confrontos válidos pelos 32 avos, oitavas e quartas de final.
No entanto, se a proposta não for aceita, o atleta que acumular dois cartões amarelos até a fase de quartas de finais será suspenso.
A FIFA acredita que a aprovação dessa nova abordagem reduz o risco de suspensões excessivas e evita que jogadores fiquem fora de partidas eliminatórias importantes.
A informação foi inicialmente divulgada pelo The Athletic e confirmada pela Gazeta Esportiva.