Brasil é a quarta seleção que mais viajará na fase de grupos da Copa; Veja lista - Gazeta Esportiva
Brasil é a quarta seleção que mais viajará na fase de grupos da Copa; Veja lista

Brasil é a quarta seleção que mais viajará na fase de grupos da Copa; Veja lista

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/06/2018 às 09:00

São Paulo, SP

Seleção Brasileira percorrerá cerca de 7.426 km durante a fase de grupos (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)


Como se não bastassem as diversas viagens realizadas no período de preparação para a Copa do Mundo, algumas seleções continuarão tendo motivos para reclamar em território russo. A Seleção Brasileira é uma delas, já que é a quarta que mais quilômetros percorrerá durante a fase de grupos do torneio. Ao todo, a delegação verde e amarela terá de viajar, segundo a Fifa, 7.426 km para jogar as três partidas da primeira fase, em trajeto que, em termos de extensão, só não supera os de Egito, Nigéria e Arábia Saudita.

O Brasil estará concentrado na cidade de Sochi, no sudoeste da Rússia. Pelo Grupo E, o primeiro compromisso, contra a Suíça, será em Rostov, em viagem que contará com um percurso de mais de 400 km só de ida. O segundo jogo, contra a Costa Rica, será em São Petersburgo, que, das três, é a cidade mais distante de Sochi, a cerca de 1925 km a noroeste. A Canarinho encerra a fase de grupos contra a Sérvia, na capital Moscou, que se situa a cerca de 1360 km de distância da sede brasileira.

Os quilômetros percorridos pelas 32 seleções da Copa do Mundo durante a fase de grupos (Créditos: AFP)


Em terceiro lugar está a Arábia Saudita, com apenas 11 km a mais que os brasileiros, entre a base São Petersburgo, Moscou, Rostov e Volgogrado. A Nigéria será a segunda seleção que mais quilômetros percorrerá em terras russas, alcançando um total de 8.978 km de viagem entre Essentuki, a cidade sede, Kaliningrado, Volgogrado e São Petersburgo. A seleção do Egito é a que mais será prejudicada pelo percurso de viagem, com 9.131 km a serem trilhados entre a sede Grozny, Ecaterimburgo, São Petersburgo e Volgogrado.

Outras seleções, porém, viverão situações muito mais confortáveis durante a primeira fase do Mundial. É o caso da Colômbia, por exemplo, que precisará de apenas 1.202 km para cumprir com seus compromissos, sendo a equipe que menos viajará em primeira instância. A Argentina, com apenas 2.265 km previstos, e a Tunísia, com 2.950, são outras que terão energias poupadas pelos curtos trajetos que percorrerão.

A Copa do Mundo da Rússia terá início no dia 14 de junho (próxima quinta-feira), sendo inaugurada com o confronto entre a seleção anfitriã e a Arábia Saudita, em Moscou, a partir das 12h (no horário de Brasília), pelo Grupo A do torneio. O Brasil estreia no dia 17 (domingo), contra a Suíça, em Rostov, com apito inicial previsto para as 15h.

Conteúdo Patrocinado