Seleção francesa demite técnica às vésperas da Copa feminina - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Seleção francesa demite técnica às vésperas da Copa do Mundo feminina após boicote de jogadoras

Seleção francesa demite técnica às vésperas da Copa do Mundo feminina após boicote de jogadoras

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/03/2023 às 11:27

São Paulo, SP

Nesta quinta-feira, a Federação Francesa de Futebol anunciou que Corinne Diacre não é mais a técnica da seleção feminina. A demissão vem após boicote de jogadoras importantes como a capitã Wendie Renard e denúncias de assédio moral.

A França irá disputar a Copa do Mundo feminina que se inicia em julho deste ano e está no Grupo F, junto ao Brasil, Jamaica e Panamá. Nas últimas semanas, três atletas anunciaram que não fariam parte da seleção francesa enquanto Diacre estivesse no comando.

Vice-campeã mundial em 2019 e três vezes eleita melhor jogadora do futebol feminino, Wendie Renard anunciou no mês passado sua saída da seleção afirmando que "não pode mais apoiar o sistema atual, que está longe dos requisitos dos mais altos nível" e justificou o ato como "necessário para preservar a saúde mental".



Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, a Federação Francesa de Futebol revelou que Corinne Diacre criou “uma divisão muito significativa” com as jogadoras que “chegou a um ponto sem volta”.

De acordo com o jornal The Guardian, uma das razões para a crise interna na seleção francesa foi a retirada da faixa de capitã de Renard após a eliminação da França na Eurocopa de 2017. Além disso, a técnica deixou a atacante Marie-Antoinette Katoto de fora da convocação para o Mundial de 2019, mesmo ela sendo a artilheira da Ligue 1 naquela temporada.

Em 2020, a goleira Sarah Bouhaddi declarou que ficaria ausente da seleção nacional enquanto Diacre seguisse no cargo. Na Eurocopa de 2022, Diacre não convocou as atletas Amandine Henry e Eugénie Le Sommer após desentendimentos públicos com a treinadora.

Conteúdo Patrocinado