No Engenhão, Botafogo goleia xará da Paraíba e avança de fase - Gazeta Esportiva
No Engenhão, Botafogo goleia xará da Paraíba e avança de fase

No Engenhão, Botafogo goleia xará da Paraíba e avança de fase

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

15/04/2015 às 21:31

Rio de Janeiro, RJ


O Botafogo garantiu a vaga na próxima fase da Copa do Brasil ao golear o xará da Paraíba, por 4 a 2, em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Engenhão. Na próxima fase da competição nacional, a equipe de General Severiano vai enfrentar o surpreendente Capivariano-SP. O time do interior paulista avançou para a segunda etapa ao despachar o Caxias, do Rio Grande do Sul.


A partida foi muito movimentada. Mesmo atuando fora de casa, a equipe paraibana não se impressionou e deu muito trabalho ao time dirigido por René Simões. Bill , Tomas, Willian Arão e Sassá marcaram os gols cariocas, ao passo que Gustavo, de falta, e Airton anotaram para o representante da capital João Pessoa.


Antes do início do jogo, os atletas do Botafogo receberam medalhas e faixas pela conquista da Taça Guanabara. Ainda em recuperação de uma artroscopia no joelho direito, o goleiro Jefferson se juntou aos companheiros e, na qualidade de capitão, ergueu o troféu.

Antes do apito inicial, o Botafogo recebeu faixas, medalhas e ergueu o troféu da Taça Guanabara (Foto: Vítor Silva/SS Press)
Antes do apito inicial, o Botafogo recebeu faixas, medalhas e ergueu o troféu da Taça Guanabara (Foto: Vítor Silva/SS Press) - Credito: Divulgação/Botafogo F. R.
O jogo – O Botafogo começou mais agressivo e ,aos três minutos, Tomas arriscou da intermediária e a a bola passou por cima do travessão. Um minuto depois, foi a vez de Jobson cabecear para boa defesa de Genivaldo. Apoiado por uma pequena torcida, a equipe carioca tentava imprensar o time da Paraíba que tentava mostrar personalidade, mesmo atuando nos domínios do adversário.


Aos seis minutos, foi a vez de Elvis arriscar, de fora da área, e o goleiro Genivaldo deu um tapinha para desviar para escanteio. Só aos nove minutos é que a equipe nordestina completou seu primeiro ataque com chute de Gustavo que não levou o menos perigo para Renan.


Aos 14 minutos, o Botafogo criou a primeira grande chance. Elvis fez ótima jogada individual e o goleiro Genivaldo evitou a conclusão, desviando para escanteio. Na cobrança, o Botafogo marcou o primeiro gol. Jobson desviou no primeiro pau e Bill, inteiramente livre, chutou duas vezes para colocar a bola nas redes paraibanas.


Em desvantagem, a equipe de João Pessoa partiu para o ataque e. aos 18 minutos, Alex Cazumba cruzou e Cassaco cabeceou para defesa fácil de Renan. A equipe visitante passou a pressionar em busca do gol do empate, mas encontrava dificuldades para fazer a bola chegar em boas condições aos atacantes.


Aos 24 minutos, Rafael Oliveira recebeu pela direita e bateu forte, quase sem ângulo, mas Renan fez grande defesa, desviando para escanteio.


O lateral-direito Gustavo era a principal arma da equipe paraibana. Aos 26 minutos, Renan voltou a aparecer bem em cobrança de falta executada por Alex Cazumba.


O Alvinegro carioca passou a enfrentar problemas na armação das jogadas. Jobson e Bill quase não conseguiam tocar na bola porque Elvis e Tomas não conseguiam bons passes para os atacantes.


Mesmo sem jogar bem, o Botafogo marcou o segundo gol, aos 33 minutos. Elvis fez ótimo passe para Willian Arão que investiu pela direita e cruzou. A zaga paraibana falhou e Tomas apareceu livre para colocar a bolas nas redes de Genivaldo.

O meia Tomas foi às redes e ajudou o Botafogo a golear o xará paraibano pelo placar de 4 a 2, no Engenhão
O meia Tomas foi às redes e ajudou o Botafogo a golear o xará paraibano pelo placar de 4 a 2, no Engenhão - Credito: Divulgação/Botafogo F. R.
Aos 36 minutos, Doda lançou André Cassaco que chegou a passar por Renan, mas perdeu o domínio da bola que ficou com o zagueiro Alisson. Aos 47 minutos, o Botafogo, da Paraíba, marcou o primeiro em bela cobrança de falta, executada por Gustavo que não deu a menor chance de defesa ao goleiro Renan.


O Botafogo-RJ voltou com Rodrigo Pimpão no lugar de Jobson. E criou uma ótima chance quando Elvis fez ótimo lançamento para Tomas que enfiou o pé, mas Genivaldo fez grande defesa. O time paraibano se lançou ao ataque em busca do gol de empate e abriu espaços para os contra-ataques da equipe da casa.


Aos dez minutos, Rodrigo Pimpão foi lançado em velocidade e bateu, de primeira, para boa defesa de Genivaldo.


O jogo ficou aberto, com as duas equipes buscando o gol de forma franca. Aos 14 minutos, Rodrigo Pimpão chutou cruzado e a bola bateu no braço de Zaqueu, mas a arbitragem nada marcou, apesar dos protestos da equipe carioca.


Aos 23 minutos, o goleiro Renan voltou a salvar o Botafogo. Ele saiu com precisão para bloquear a conclusão de Doda que recebeu ótimo passe de Airton. Logo depois, o técnico René Simões decidiu colocar o volante Fernandes no lugar do meia Elvis e foi chamado de "burro" por parte da torcida.


Aos 26 minutos, o Botafogo marcou o terceiro gol. Rodrigo Pimpão foi lançado pela direita e cruzou para Willian Arão bater, de primeira, sem chances para o goleiro Genivaldo.


O time visitante não desistiu de atacar e Rafael Oliveira voltou a assustar, ao receber na área, girar rapidamente e bateu por cima do travessão.


Aos 34 minutos, o time de João Pessoa marcou o segundo gol. Carleto foi superado por Juninho na lateral esquerda e cruzou para Airton, inteiramente livre, colocar na saída de Renan.

Com a classificação em mãos, o Botafogo terá pela frente o surpreendente Capivariano, representante do interior de SP
Com a classificação em mãos, o Botafogo terá pela frente o surpreendente Capivariano, representante do interior de SP - Credito: Divulgação/Botafogo F. R.
O segundo gol entusiasmou a equipe nordestina que passou a pressionar em busca do terceiro gol que lhe garantiria a vaga. Pressionado por uma irritada torcida, o Botafogo tentava segurar o ímpeto do adversário e buscava o quarto gol através das investidas de Rodrigo Pimpão que levava vantagem sobre seus marcadores.


Nos minutos finais, o Botafogo, da Paraíba, partiu para a pressão total, mas acabou sofrendo, aos 44 minutos, o quarto gol que trouxe a tranquilidade para a equipe de General Severiano. Luis Ricardo recuperou a bola na direita e lançou na área. O zagueiro Carlinhos falhou de forma bisonha e Sassá não teve trabalho para definir o resultado da partida.

Conteúdo Patrocinado