Copa do Brasil

Mineirão | 05/06/2019

Futebol/Copa do Brasil

Com VAR e pênaltis, Cruzeiro elimina o Fluminense na Copa do Brasil

Gazeta Press - Rio de Janeiro , RJ
05/06/2019 21:55:17 — 05/06/2019 22:01:00

Em: Copa do Brasil, Cruzeiro, Fluminense, Futebol

Os auxiliares do árbitro de vídeo tiveram bastante trabalho na noite desta quarta-feira, no duelo entre Cruzeiro e Fluminense, no Mineirão. No fim das contas, a Raposa se classificou para as quartas de final da competição ao vencer o Tricolor nos pênaltis, por 3 a 1, após 2 a 2 no tempo regulamentar.

A classificação foi conquistada com o auxílio do VAR, que corrigiu erros que aconteceriam caso a tecnologia não fosse utilizada. No primeiro tempo, o Fluminense só conseguiu seu gol após a utilização do vídeo. Durante toda a etapa inicial, o Tricolor teve melhor comportamento em campo. Já no segundo tempo, o Cruzeiro chegou ao empate com Thiago Neves e depois teve um pênalti desperdiçado por Sassá. Em outro momento, novamente com o VAR participando, o camisa 10 dos donos da casa teve pênalti para cobrar e marcou, porém, no finalzinho, o garoto João Pedro empatou com um golaço de bicicleta, forçando a decisão na marca da cal.

Nos pênaltis, as três primeiras cobranças foram erradas. No fim, o goleiro Fábio conseguiu fazer defesas e os Tricolores falharam nas cobranças, dando a classificação para o Cruzeiro.

A Raposa agora espera o Corinthians, no Mineirão, no sábado, às 19h (de Brasília), em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro. Já o Fluminense tem o clássico contra o Flamengo, no domingo, às 19h, no Maracanã.

Primeiro tempo

O Cruzeiro entrou em campo com sua escalação modificada. A equipe perdeu Egídio, com uma virose, não teve condições de atuar e deixou a posição para Dodô. Na direita, Lucas Romero segue na equipe já que os nomes da posição estão contundidos. Já o Fluminense entrou no Mineirão com uma série de desfalques, mais de 10 jogadores não chegaram a Belo Horizonte por diversos motivos.

O duelo iniciou e o Fluminense, desde o primeiro minuto, começou a impor seu estilo de jogo. O jeito Fernando Diniz de jogar, bastante característico, seja jogando no Rio de Janeiro ou em Belo Horizonte. Os primeiros cinco minutos foram de trocas de passes do Tricolor. Só isso. A Raposa corria atrás, fechava espaços, tentava recuperar, criar, mas não conseguia. O time carioca ia para frente, voltava com a bola, girava pela direita, pela esquerda, pensando o jogo com uma cautela pouco vista em uma decisão de Copa do Brasil.

Às vezes parecia que o Fluminense tinha 22 jogadores em campo e o Cruzeiro apenas com 11. A Raposa não ficava com a bola, não conseguia criar nada. O Tricolor trocava passes e quando qualquer problema acontecia, o time do Rio de Janeiro recuperava a bola com rapidez, fruto das intensas triangulações que sempre deixava alguém na sobra caso a redonda fosse perdida.

Aos 7, o Fluminense chegou com perigo contra a meta do Cruzeiro. O zagueiro Dedé, estabanado, pegou mais o atacante do que a bola e acabou fazendo o pênalti. A jogada seguiu até que o árbitro fosse avisado pelo árbitro de vídeo que houve uma irregularidade. Após análise, a infração foi confirmada. Na cobrança, dois minutos seguintes, Ganso bateu e o goleiro Fábio pegou. No rebote, Luciano jogou para dentro.

O VAR, no entanto, precisou ser utilizado novamente. Os jogadores do Cruzeiro argumentavam que o atacante teria utilizado a mão direita para mandar para dentro do gol. Mas o que o juiz foi avisado é que os jogadores invadiram a área. Nova cobrança.

Aos 14, a nova batida de Ganso foi do mesmo lado. O arqueiro celeste decidiu mudar o canto de cair e viu a bola entrar no lado oposto.

Após o gol, o Cruzeiro tentou pressionar. Não conseguia. O Fluminense pegava a bola e trocava passes. E isso fazia os jogadores da Raposa perderem a paciência. Com isso, a marcação avançava, na ansiedade de roubar a bola, e sobravam espaços na defesa. Era um jogo que se encaixava.

Aos 19, Luciano recebeu a bola na direita, e fez um cruzamento. A bola, no entanto, tomou a direção do gol e deu muito trabalho ao goleiro Fábio que precisou se esticar todo para tirar a bola.

Aos 23, em cobrança de escanteio para o Cruzeiro, Agenor saiu do gol e acertou o zagueiro Dedé. Todos pediram pênalti, mas o árbitro não viu irregularidade. Aos 27, o atacante Fred sentiu dores na coxa direita e saiu para a entrada de Sassá.

O Fluminense seguia com seu estilo de jogo que tirava a paciência dos jogadores cruzeirenses.

Segundo tempo

O Cruzeiro voltou para o tudo ou nada. O técnico Mano Menezes tirou Marquinhos Gabriel e colocou Pedro Rocha. A equipe jogava em casa, tinha o apoio de seu torcedor e o resultado era ruim. Não tinha o que fazer. Era pressionar, tentar de tudo. E a Raposa foi para cima.

Aos 6, o meia Thiago Neves recebeu em ótimas condições na frente e chutou com a perna direita. A bola tirou tinta da trave.

Aos 13 a Raposa empatou. Em cobrança de escanteio, a bola é desviada por Dedé e sobra para Cabral que colocou a bola na pequena área onde estava Thiago Neves que mandou a bola no fundo das redes.

O Cruzeiro adiantou a marcação, estava pressionando no ataque e isso dificultava bastante à vida do Fluminense que não conseguia sair com tanta qualidade. O goleiro Agenor começou a dar chutões e irritava o técnico Fernando Diniz.

Aos 19, em bola aberta para Pedro Rocha, o atacante entra na área e o árbitro marca o pênalti. Ele nem consultou o VAR. Na cobrança, Sassá enfeita muito e perde, em ótima defesa de Agenor.

Aos 32, Lucas Romero caiu na área. O árbitro mandou o jogo seguir, mas foi alertado pelo VAR. Após muito tempo, o juiz marcou a penalidade. Mano Menezes deu o comando para Thiago Neves fazer a cobrança, já que Sassá já tinha perdido um, causando a ira do atacante cruzeirense. Na cobrança, Thiago Neves mandou no meio do gol.

O Fluminense partiu para o ataque. Da mesma maneira, como aconteceu durante a partida, trocando passes sem parar, mas sendo um pouco mais agressivo.

Aos 39, em desvio de cabeça após cobrança de escanteio, Fábio se esticou todo e conseguiu defender. Minutos depois, em novo cruzamento na área, Ganso colocou no cantinho, mas o arqueiro celeste novamente conseguiu pegar. Após o lance, o meia Tricolor foi até o camisa 1 cruzeirense e parabenizou pelo lance.

No último minuto o Fluminense conseguiu empatar. Em lançamento na área, João Pedro deu uma bela bicicleta e igualou a contagem. O gol levou a decisão para os pênaltis.

Pênaltis

Lucas Silva – perdeu
Ganso – Perdeu
Lucas Romero – Perdeu
Caio Henrique – Gol
Pedro Rocha – Gol
João Pedro – Perdeu
Sassá – Gol
Gilberto – Perdeu
Thiago Neves – Gol

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 (3) X (1) 2 FLUMINENSE

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 5 de junho de 2019 (Quarta-feira)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Carlos Berkenbrock (SC)

Gols: Ganso, aos 14 do primeiro tempo, João Pedro, aos 51 do segundo tempo (Fluminense); Thiago Neves, aos 13 e aos 35 do segundo tempo (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Henrique, Robinho, Sassá (Cruzeiro); Daniel, Luciano (Fluminense)

CRUZEIRO: Fábio, Lucas Romero, Léo, Dedé, Egídio e Henrique; Ariel Cabral (Lucas Silva), Thiago Neves, Robinho e Marquinhos Gabriel (Pedro Rocha); Fred (Sassá)
Técnico: Mano Menezes

FLUMINENSE: Agenor, Gilberto, Nino (Miguel), Frazan (Mascarenhas), Caio Henrique, Allan, Daniel, Ganso, Luciano, Brenner (Ewandro), João Pedro.
Técnico: Fernando Diniz




Escalação
Cruzeiro

Gol Fábio


Zag Dedé


Zag Léo


Lat Dodô


Vol Lucas Romero


Vol Henrique


Vol Ariel Cabral


Vol Lucas Silva


Mei Robinho


Mei Marquinhos Gabriel


Ata Pedro Rocha


Mei Thiago Neves


Ata Fred


Ata Sassá


Tec - Mano Menezes
Fluminense

Agenor Gol


Gilberto Lat


Nino Zag


Miguel Silveira Ata


Frazan Zag


Mascarenhas Lat


Caio Henrique Lat


Allan Vol


Ganso Mei


Daniel Mei


Luciano Ata


Brenner Ata


Ewandro Ata


João Pedro Ata


Fernando Diniz - Tec

Posse de bola

68%
32%
Corinthians
Santos
999
Corinthians

Passe

999
Santos
999
Corinthians

Finalização

999
Santos
999
Corinthians

Cruzamento

999
Santos
999
Corinthians

Desarme

999
Santos

Faltas

24
COR
×
15
SAN

Impedimentos

24
COR
×
15
SAN

Cartões amarelos

24
COR
×
15
SAN

Cartões vermelhos

24
COR
×
15
SAN

Estatísticas de jogadores

Corinthians

LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner

Santos

LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
Estatísticas de jogadores
Fim

Cruzeiro vence por 3 x 1 na disputa por pênaltis e se classifica para as Quartas de finais da Copa do Brasil!
3
PÊNALTIS
1
P
GOL DO CRUZEIRO! Thiago Neves cobra no canto direito de Agenor!
P
PERDEU! Gilberto cobra no canto direito de Fábio, mas bola explode na trave!
P
GOL DO CRUZEIRO! Sassá cobra rasteiro no canto direito de Agenor!
P
PERDEU! João Pedro cobra no canto mais para a esquerda e Fábio defende com as mãos!
P
GOL DO CRUZEIRO! Pedro Rocha bate no canto esquerdo e converte!
P
GOL DO FLUMINENSE! Caio Henrique cobra rasteiro e no meio e converte o primeiro pênalti do Fluminense!
P
PERDEU! Lucas ROmero cobra no lado esquerdo de Agenor e acerta a trave!
P
PERDEU! Ganso cobra no canto superior esquerdo e bola bate no travessão!
P
PERDEU! Lucas SIlva cobra no lado direito rasteiro e bola vai pra fora!
Fim

2ºT

ACABA A PARTIDA! O Cruzeiro empata com o Fluminense por 2 a 2, com esse resultado a decisão da classificação será nos pênaltis!
52'

2ºT

Daniel lança João Pedro pela esquerda dentro da área, que de bicicleta manda a bola para o fundo das redes!
51'

2ºT

GOLAAAAAAÇO DO FLUMINENSE! JOÃO PEDRO EMPATA O JOGO!
49'

2ºT

CARTÃO AMARELO! Daniel recebe cartão por dura falta em Thiago Neves!
47'

2ºT

SALVA FÁBIO!!!!! Mascarenhas cruza pela esquerda, na segunda trave Ganso Finaliza cruzado e Fábio espalma a bola para a linha de fundo!
46'

2ºT

POLÊMICA! Daniel cobra falta pela direita, Lucas Romero rebate a bola para a linha de fundo, mas o juíz Igor Traci manda seguir o jogo!
45'

2ºT

CARTÃO AMARELO! Robinho recebe o cartão por falta em Mascarenhas!
44'

2ºT

Miguel Silveira
Nino
43'

2ºT

PERDEEEEEU!!!!!! Pedro Rocha puxa contra-ataque pelo meio e finaliza, Agenor espalma a bola, no rebote Sassá isola a bola!
42'

2ºT

Gilberto arranca pela direita e cruza, mas Henrique intercepta a bola e fica com a posse da bola!
40'

2ºT

ESPALMA FÁBIO!!!! Daniel cobra escanteio pela direita, Nino no meio da área cabeceia e Fábio espalma a bola para longe da área!
39'

2ºT

Lucas Silva
Ariel Cabral
38'

2ºT

Mascarenhas
Frazan
37'

2ºT

Ewandro
Brenner
36'

2ºT

Thiago Neves cobra no meio do gol, desloca Agenor para o canto direito e desempata o jogo!
35'

2ºT

GOOOOL DO CRUZEIRO! THIAGO NEVES VIRA O JOGO!
33'

2ºT

PÊNALTI CONFIRMADO!!!! Lucas Romero sofre penalidade de Caio Henrique com um pisão no tornozelo direito!
32'

2ºT

VAR EM AÇÃO! Igor Traci vai a tela ver o lance entre Romero e Caio, para um possível pênalti!
31'

2ºT

SALVA AGENOR!!!! Lucas Romero avança pela direita, lança Pedro Rocha dentro da área finalizar e Agenor defende a bola!
29'

2ºT

Daniel cobra escanteio pela direita, mas Ariel Cabral rebate a bola na primeira trave!
28'

2ºT

João Pedro lança bola para Brenner pela direita, o atacante domina e finaliza, mas Dodô bloqueia o chute!
26'

2ºT

Brenner lança GIlberto pela direita, mas Léo rebate a bola da zaga!
24'

2ºT

UUUUUUUUH Dodô toca para Sassa pela esquerda, que de longe finaliza à direita do gol de Agenor!
23'

2ºT

Caui Henrique lança João Pedro pela esquerda, mas Dedé se antecipa e fica com a bola!
21'

2ºT

PERDEEEEEEEU!!!! Sassá cobra no lado direito de Agenor, que espalma a bola, pois a bola foi fraca e facilitou a defesa!
19'

2ºT

VAR REVISA O LANCE E O PÊNALTI É CONFIRMADO!!!
18'

2ºT

PÊNALTI PARA O CRUZEIRO! Pedro Rocha tenta jogada pela esquerda dentro da área e é derrubado por Gilberto!
16'

2ºT

Caso o empate seja mantido a decisão do classificado ficará para a disputa de pênaltis!
15'

2ºT

POR CIMA!!!! Daniel toca para Gilberto pelo meio, que domina e finaliza por cima do gol de Fábio!
14'

2ºT

Robinho cobra escanteio pela direita, Dedé escora bola para a esquerda, Ariel Cabral toca para o meio e Thiago Neves, sem goleiro, empurra a bola para o fundo das redes!
13'

2ºT

GOOOOL DO CRUZEIRO! THIAGO NEVES EMPATA O JOGO!
11'

2ºT

Robinho cobra falta pela esquerda, mas na primeira trave Luciano rebate de cabeça!
10'

2ºT

Caio Henrique toca para Gilberto pela esquerda, mas Henrique o desarma e sai jogando!
08'

2ºT

Cruzeiro sobe a marcação e pressiona a saída de bola do Fluminense, que troca bem os passes!
06'

2ºT

UUUUUH Sassá lança Thiago Neves pela direita dentro da área que finaliza cruzado, mas bola sai à direita com perigo do gol de Agenor!
05'

2ºT

Pedro Rocha tabela com Thiago Neves pela esquerda, mas na devolução a bola é forte demais e fica com Gilberto!
03'

2ºT

UUUUUUH Lucas Romero avança pela direita e cruza, Sassa cabeceia no meio do gol e Agenor faz a defesa!
01'

2ºT

Pedro Rocha
Marquinhos Gabriel
Início

2ºT

VOLTA O JOGO, COMEÇA O SEGUNDO TEMPO!
Fim

1ºT

ACABA O PRIMEIRO TEMPO! Por enquanto, o Fluminense vence o Cruzeiro por 1 a 0 no estádio do Mineirão! Caso o resultado seja mantido, o Fluminense se classifica!
50'

1ºT

Luciano arranca pela esquerda, mas Lucas Romero o desarma e fica com a posse!
48'

1ºT

CARTÃO AMARELO! Sassá recebe cartão por confusão com Allan!
47'

1ºT

UUUUUUUUH Sassá avança pela direita na área e finaliza à esquerda do gol de Agenor!
46'

1ºT

ACRÉSCIMOS! O primeiro tempo irá até os 52 minutos!
44'

1ºT

CARTÃO AMARELO! Luciano recebe cartão por reclamação!
42'

1ºT

ATENDIMENTO MÉDICO! Agenor sente lesão após disputa com Sassá!
41'

1ºT

Robinho cruza pela direita, Agenor disputa a bola com Sassá e fica com a posse!
39'

1ºT

Dodô avança pela esquerda e toca bola em direção de Henrique, mas Gilberto se antecipa e intercepta a bola!
37'

1ºT

Robinho cobra escanteio pela direita, mas na primeira trave rebate a bola de cabeça!
36'

1ºT

João Pedro abre o jogo para Daniel pela esquerda, que domina e cruza, mas bola fica com Fábio!
34'

1ºT

Fluminense troca passes no meio do campo sem conseguir progredir em campo!
32'

1ºT

Allan sai jogando na defesa pelo lado esquerdo, mas é detido por Sassá com falta!
30'

1ºT

UUUUUUUUUUH Brenner pega bola rebatida pela zaga no meio na entrada da área e finaliza por cima do gol de Fábio!
28'

1ºT

Sassá
Fred
26'

1ºT

ATENDIMENTO MÉDICO! Fred sente lesão na coxa direita e cai no chão!
24'

1ºT

Ariel Cabral tenta jogada pela direita, mas Caio Henrique o desarma e afasta a bola da defesa!
22'

1ºT

ATENDIMENTO MÉDICO! Dedé sente a cabeça após dividida com Agenor!
21'

1ºT

Robinho cobra falta pela direita, mas Agenor soca a bola para longe
20'

1ºT

Daniel cobra escanteio pela esquerda, mas na primeira trave Dedé rebate a bola da área!
18'

1ºT

UUUUUH Luciano cruza pela direita, bola quica e Fábio espalma a bola para a linha de fundo. Escanteio!
16'

1ºT

Ganso cobra pênalti no canto direito de Fábio, deslocando o goleiro e marcando o gol!
15'

1ºT

GOOOOOL DO FLUMINENSE! GANSO ABRE O PLACAR!
14'

1ºT

VOLTA O PÊNALTI! Por conta de invasão de ambos os times a batida será refeita!
12'

1ºT

Ganso bate pênalti no canto direito do gol de Fábio, que defende a cobrança e Luciano marca no rebote, contudo o lance é revisado pelo VAR por uma possível invasão!
09'

1ºT

PÊNALTI PARA O FLUMINENSE! Segundo o juíz Igor Traci uma disputa entre Dedé e Brenner na área é faltosa, resultado: pênalti para o Fluminense!
08'

1ºT

VAR EM AÇÃO!!!! O árbitro Igor Traci revê um lance entre Brenner e Dedé em relação a um possível pênalti!
07'

1ºT

Caio Henrique lança Brenner pela direita que cruza rasteiro, mas bola fica tranquila para Fábio!
05'

1ºT

PRESSÃO NA SAÍDA DE BOLA! Henrique desarma Daniel no campo de Ataque, toca para Robinho pela direita dentro da área, que finaliza, mas Agenor espalma a bola!
04'

1ºT

Dedé lança Fred pelo meio, mas no domínio o atacante do Cruzeiro ajeita a bola com o braço!
02'

1ºT

Caio Henrique arranca pela esquerda e cruza, mas na primeira trave Dedé corta a bola de cabeça!
Início

1ºT

ROLA A BOLA, COMEÇA O JOGO!
PRÉ-JOGO
PJ
TIMES EM CAMPO!!!! Equipes perfiladas ao som do Hino Nacional do Brasil!
PJ
O jogo de ida realizado dia 15 de Maio, teve o resultado de 1 a 1, no estádio do Maracanã! Qualquer empate a decisão da vaga é nos pênaltis!
PJ
BOA NOITE! Pelo jogo de volta da fase de Oitavas de Final da Copa do Brasil, o Cruzeiro recebe a equipe do Fluminense, no estádio do Mineirão!