Com golaço de Ronaldo, Corinthians encaminhava título da Copa do Brasil há 10 anos - Gazeta Esportiva
Com golaço de Ronaldo, Corinthians encaminhava título da Copa do Brasil há 10 anos

Com golaço de Ronaldo, Corinthians encaminhava título da Copa do Brasil há 10 anos

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/06/2019 às 08:30

São Paulo, SP

Ronaldo marcou um dos gols do Corinthians (Foto: Acervo Gazeta Press)


O Corinthians encaminhava o terceiro título da Copa do Brasil há 10 anos. No dia 17 de junho de 2009, a equipe comandada por Mano Menezes na época iniciou a decisão daquela edição do torneio com uma vitória por 2 a 0 sobre o Internacional jogando no Pacaembu para mais de 37 mil pessoas. Jorge Henrique e Ronaldo marcaram os gols dos mandantes.

O Alvinegro do Parque São Jorge confirmaria a conquista no Beira-Rio, onde arrancou o empate por 2 a 2 com tentos de Jorge Henrique e André Santos. Ao longo da competição, o Timão deixou pelo caminho Itumbiara, Misto, Athletico-PR, Fluminense e Vasco, além do próprio Inter.

Esse foi o terceiro caneco do Corinthians na Copa do Brasil – o clube já havia vencido o torneio em 1995 e 2002. Sem voltar a repetir o feito de lá para cá, o Alvinegro caiu para o Flamengo na atual edição da competição, perdendo os dois jogos das oitavas, tanto na Arena quanto no Maracanã.




Relembre o primeiro jogo da final de 2009 da Copa do Brasil

Fazendo valer o clima criado pela torcida no Pacaembu, o Corinthians dominou o início da partida, mas esbarrou em Lauro para não inaugurar o marcador. Logo no primeiro minuto, o goleiro fez ótima intervenção em cabeçada de Chicão. Na sequência, Ronaldo apareceu na frente do gol, mas não conseguiu tirar do arqueiro.

O Internacional conseguiu equilibrar a partida após a pressão inicial do Timão, porém, acabou saindo atrás em ótima trama ofensiva do rival. Jorge Henrique puxou contra-ataque, viu a passagem de Marcelo Oliveira na ponta esquerda e acionou o lateral em profundidade. Ele chegou cruzando para próprio camisa 23, que acompanhou a jogada para bater de chapa para o fundo das redes aos 26 minutos de jogo.

Após um começo fulminante, o jogo caiu em ritmo e o Corinthians contou com a esperteza de Elias e a categoria de Ronaldo para ampliar a vantagem aos sete minutos do segundo tempo. O meio-campista cobrou falta rápida e pegou a defesa colorada desprevenida. O centroavante saiu em velocidade, deu um corte seco na marcação e bateu de canhota para levar a Fiel ao delírio.

Relaxado depois de construir uma ampla vantagem, o Timão viu o Internacional pressionar em busca do valioso gol fora de casa, e foi aí que o Felipe apareceu. O goleiro defendeu cobrança de falta de Andrezinho, brecou Taison em jogada clara de gol e fez outra intervenção em arremate de Leandrão, assegurando o importante triunfo alvinegro no Pacaembu.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 x 0 INTER

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 17 de junho de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA)
Renda: R$ 1.825.748,00
Público: 36.614 pagantes (total de 37.438)
Cartões amarelos: Boquita, Souza, Alessandro e Douglas (Corinthians); Índio, Magrão e Leandrão (Inter)
Cartão vermelho: Leandrão (Inter)

GOLS:
CORINTHIANS: Jorge Henrique, aos 26 minutos do primeiro tempo; Ronaldo, aos sete minutos do segundo tempo

CORINTHIANS: Felipe; Alessandro, William, Chicão e Marcelo Oliveira (Diego); Cristian, Elias e Douglas, Jorge Henrique (Souza), Ronaldo e Dentinho (Boquita)
Técnico: Mano Menezes

INTERNACIONAL: Lauro; Danilo Silva, Índio, Álvaro e Marcelo Cordeiro; Sandro (Giuliano), Magrão, Guiñazu e Andrezinho (Glaydson); Taison e Alecsandro (Leandrão)
Técnico: Tite

 

Conteúdo Patrocinado