Com dois de Erik, Botafogo vence o Cuiabá e avança na Copa do Brasil - Gazeta Esportiva
Com dois de Erik, Botafogo vence o Cuiabá e avança na Copa do Brasil

Com dois de Erik, Botafogo vence o Cuiabá e avança na Copa do Brasil

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

27/02/2019 às 23:32 • Atualizado: 27/02/2019 às 23:41

Rio de Janeiro, RJ

O Botafogo garantiu a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil ao derrotar o Cuiabá por 3 a 0, em partida disputada na noite desta quarta-feira, no estádio Nilton Santos. Mesmo sem fazer uma grande exibição, o Alvinegro de General Severiano soube aproveitar as oportunidades para construir o resultado que o mantém na competição nacional. Na próxima fase, o Botafogo vai enfrentar o vencedor do duelo entre o América-MG e Juventude, de Caxias do Sul. Os gols foram marcados por Erik, dois, e Rodrigo Pimpão.

O jogo foi de bom nível técnico. O Cuiabá mostrou uma equipe organizada que deu muito trabalho ao time da casa, principalmente no primeiro tempo, mas errou ao desperdiçar várias oportunidades de gol. O Botafogo chegou a ser vaiado durante o segundo tempo, mas conseguiu garantir a vitória graças à objetividade dos seus atacantes que souberam explorar, com competência, os espaços deixados pelo adversário.

Erik marcou dois gols no triunfo alvinegro (Foto: Reprodução/Twitter)


Debaixo de chuva forte, a partida começou com um susto na torcida do Botafogo. Depois de um erro na saída de bola, Gutierrez arrancou livre para a área, mas se atrapalhou antes da conclusão e acabou desarmado pela zaga alvinegra. Aos cinco minutos, foi a vez de Junior arrancar para a área, levando perigo para a zaga alvinegra. Apesar do campo pesado, o Cuiabá se movimentava com velocidade e levava perigo constante ao gol defendido por Gatito Fernández.

Só aos nove minutos é que o Botafogo atacou, pela primeira vez, com um lançamento de Gustavo Bochecha para Kieza, mas o goleiro Victor Souza saiu com precisão e aliviou o perigo. O Alvinegro carioca melhorou de produção e, aos 12 minutos, o zagueiro Marcelo fez bonita jogada individual na área cuiabana e chutou rasteiro para defesa difícil de Victor Souza.

Depois dos 15 minutos, a chuva diminuiu de intensidade e os times passaram a trocar passes com mais facilidade.  O Botafogo subiu de produção e passou a rondar a área da equipe visitante. Aos 22 minutos, Alex Santana recebeu na intermediária e mandou a bomba que bateu na barriga de Edson Borges, fazendo a torcida carioca pedir a marcação de pênalti.

Aos 28 minutos, Erik lançou Rodrigo Pimpão pela direita. O atacante se livrou do marcador e bateu cruzado, mas a bola saiu bem perto da trave direita. Logo depois, Kieza mandou de bicicleta e a bola assustou o goleiro Victor Souza.

Atendendo a uma ordem do técnico Zé Ricardo, Erik  e Pimpão trocavam frequentemente de posição para confundir a defesa adversária. O Cuiabá, por sua vez, perdeu o ímpeto ofensivo dos primeiros minutos, e parecia mais preocupado em reduzir a velocidade do jogo.

Com o controle da partida, o Botafogo seguia pressionando em busca do primeiro gol. Aos 42 minutos, em cobrança ensaiada de falta, Marcinho bateu falta e a bola saiu tocando nas redes, pelo lado de fora, e fazendo parte da torcida gritar gol.

Aos 44 minutos, o Botafogo marcou o primeiro gol. O time alvinegro recuperou a bola na intermediária e Pimpão tocou para Leo Valencia na direita. O chileno fez um lançamento perfeito que Erik que entrou na corrida e bateu para as redes. Antes do final da primeira etapa, o atacante Gutierrez chutou forte e assustou Gatito Fernández, mas a bola encobriu o travessão.

O Cuiabá voltou disposto a buscar o gol do empate. O time do Mato Grosso adiantou sua equipe para aumentar a pressão, enquanto o Botafogo tentava aproveitar os espaços deixados pela necessidade de ataque do adversário.

Aos quatro minutos, Gutierrez recebeu na esquerda e fez lançamento preciso para Eduardo Ramos que entrou tocando para deslocar Gatito Fernândez, mas a bola passou perto da trave. Logo depois, o time visitante desperdiçou outra oportunidade para deixar tudo. Após cruzamento, a zaga se atrapalhou e Caio Dantas, na pequena área, tentou encobrir Gatito Fernández, mas a bola acabou subindo demais.

O Botafogo encontrava muita dificuldade para conter os avanços do Cuiabá e tentava chegar ao ataque em lançamentos para Erik. Aos 15 minutos, o Cuiabá criou outra boa chance. Após troca de passes, a bola ficou para Junior na entrada da área. O atacante bateu no canto e Gatito Fernández caiu para ficar com a bola.

Preocupado com o baixo rendimento da equipe no segundo tempo, o técnico Zé Ricardo decidiu mexer no setor de armação, trocando Gustavo Bochecha e Alex Santana por Jean e pelo estreante Cícero. A torcida vaiou o técnico Zé Ricardo porque queria a saída do atacante Kieza.

Aos 24 minutos, após rebatida defeituosa de Marcinho, a bola ficou com Danilo que arriscou de longe. A bola quicou no gramado e quase enganou Gatito Fernández que defendeu no susto. Logo depois, o goleiro paraguaio teve que fazer outra defesa difícil em chute de Gutierrez.

Quando a torcida mostrava sinais de impaciência, o Botafogo marcou o segundo gol, aos 26 minutos. Cícero fez ótimo lançamento para Kieza que deu um toque preciso para a entrada de Rodrigo Pimpão que só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro do Cuiabá.

O Cuiabá desanimou e o Botafogo marcou o terceiro gol aos 36 minutos, novamente com Erik, de pênalti, depois que Rodrigo Pimpão foi agarrado na grande área pelo volante Escobar.

Nos minutos finais, o Botafogo passou a administrar a vantagem, enquanto o Cuiabá tentava ao menos buscar o chamado gol de honra. Aos 47 minutos, Gatito evitou o gol com grande defesa e o zagueiro Douglas Mendes ainda conseguiu ser expulso, ao tentar agredir Rodrigo Pimpão.

BOTAFOGO-RJ 3 X 0 CUIABÁ-MT

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de fevereiro de 2019 (Quarta-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Edson Antonio de Sousa (GO)
Cartão Amarelo: Gabriel, Jean, Rodrigo Pimpão(Bota; (Danrlei, Escobar, Eduardo Ramos(Cuia)
Cartão Vermelho: Douglas Mendes(Cuiabá)
Gols:
BOTAFOGO: Erik, aos 44 minutos do primeiro tempo e 36 minutos do segundo tempo; Rodrigo Pimpão, aos 26 minutos do segundo tempo
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Jonathan; Gustavo Bochecha(Jean), Alex Santana(Cícero) e Leo Valencia; Erik, Rodrigo Pimpão e Kieza(Luiz Fernando)
Técnico: Zé Ricardo
CUIABÁ: Victor Souza, Weriton, Danrlei(Douglas Mendes), Edson Borges e Danilo; Escobar, Alê, Eduardo Ramos e Caio Dantas(João Henrique); Gutierrez(Matheus Pato) e Junior
Técnico: Itamar Schülle

 

 

Conteúdo Patrocinado