Copa do Brasil

Alfredo Jaconi | 11/04/2019

Futebol/Copa do Brasil

Botafogo sofre virada do Juventude e está fora da Copa do Brasil

Gazeta Press - Rio de Janeiro , RJ
11/04/2019 21:28:02 — 11/04/2019 21:30:10

Em: Botafogo, Copa do Brasil, Juventude, Notícias

O Juventude manteve a escrita nos confrontos com o Botafogo e garantiu a classificação para a quarta fase da Copa do Brasil ao derrotar o Alvinegro, de General Severiano, de virada por 2 a 1, em partida disputada na noite desta quinta-feira, no estádio Alfredo Jácone, em Caxias do Sul. O Botafogo não vence o adversário fora de casa há 18 anos. O time carioca ficou com dez jogadores desde os 40 minutos do primeiro tempo quando o meia Alex Santana recebeu o segundo cartão amarelo e foi excluído da partida. Nos acréscimos, Jean também foi expulso de campo.

Depois de empatar por 1 a 1 no Engenhão, o Juventude entrou em campo armado com um esquema ofensivo para tentar buscar a vitória. O Botafogo saiu na frente com Cícero, mas depois que passou a atuar com um jogador a menos, recuou para defender o resultado e permitiu que a equipe gaúcha construísse a vitória com gols marcados por Braian Rodríguez e Dalberto. A derrota complica a situação do técnico Zé Ricardo que vinha sendo muito contestado em função da péssima campanha do Botafogo no Campeonato Carioca.

O Juventude voltou a eliminar o Botafogo na Copa do Brasil após 20 anos (Foto: Reprodução/Twitter)

O Jogo – Com uma escalação mais ousada do que no primeiro jogo, o Juventude tentou partir para o ataque, mas foi o Botafogo que chegou primeiro na área em cruzamento de Erik para Diego Souza, mas Vidal desviou para escanteio. Aos cinco minutos, o Alvinegro carioca colocou a bola nas redes com uma cabeçada de Cícero, mas a arbitragem marcou impedimento de Erik que fez a assistência.

Empurrado pela torcida, a equipe de Caxias do Sul criou nova chance aos 11 minutos quando Dalberto recebeu na área e mandou a bomba, mas Gatito Fernández fez grande defesa. Após lance confuso na área do Botafogo, Braian Rodriguez cometeu falta dura sobre Marcinho, o que provocou um início de desentendimento entre jogadores das duas equipes.

Aos 18 minutos, Dalberto chutou forte, a bola desviou em Jean e saiu para escanteio. Na cobrança, Dalberto se antecipou a Marcinho e tocou por cima do travessão. O Botafogo encontrava muita dificuldade para organizar jogadas de ataque. Escalado com apenas um volante, o Alvinegro carioca não conseguia barrar as investidas da equipe gaúcha e a defesa tinha que se desdobrar para evitar que os atacantes do Juventude chegassem na área em condições de concluir.

Mesmo sem realizar uma grande atuação, o Botafogo marcou o primeiro gol aos 32 minutos, Após lançamento pelo alto, a zaga do Juventude vacilou e Cícero, inteiramente livre, dominou e tocou para as redes, sem chances para o goleiro Marcelo Carné. Foi o primeiro gol marcado por Cícero com a camisa alvinegra.

Depois de sofrer o gol, o Juventude começou a mostrar nervosismo e a errar lances fáceis, mas aos 40 minutos, o Botafogo perdeu um jogador. O meia Alex Santana que já tinha cartão amarelo, entrou duro sobre Rafael Jataí e recebeu a segunda advertência, sendo expulso de campo. Nos acréscimos, o time da casa ainda desperdiçou mais uma oportunidade quando Dalberto, livre na pequena área, errou a cabeçada.

O Botafogo voltou sem mudanças para o segundo tempo e, logo no primeiro minuto, a zaga do Juventude se atrapalhou e Diego Souza, na pequena área, teve a chance de concluir, mas se atrapalhou e perdeu a chance de ampliar a vantagem. O Juventude pressionava, mas cruzava muitas bolas na área, facilitando a tarefa dos zagueiros alvinegros. Só aos 12 minutos é que o time de Caxias do Sul levantou a torcida quando Breno arriscou de fora da área e a bola se chocou com o travessão de Gatito Fernández.

De tanto insistir, o Juventude marcou o gol do empate aos 15 minutos. Após cruzamento de Lennon, Braian Rodríguez se antecipou a Marcelo Benevenuto e cabeceou sem chances para Gatito Fernández. Aos 19 minutos, a defesa do Juventude falhou e Diego Souza arrancou desde a intermediária e, diante do goleiro Marcelo Carné, mandou por cima do travessão, desperdiçando uma oportunidade incrível. Logo depois da conclusão, Diego Souza caiu se queixando de dores na coxa esquerda e pediu substituição.

O time dirigido por Marquinhos Santos seguia com mais posse de bola, mas abusava dos cruzamentos que eram bloqueados pela zaga alvinegra. O treinador colocou o atacante Rafael Bastos na vaga do lateral Vidal, tentando dar mais força ao ataque.

Nos minutos finais, o técnico Zé Ricardo colocou o volante Rickson na vaga do atacante Luiz Fernando para proteger o sistema defensivo, mas a providência não foi suficiente para evitar que o Juventude marcasse o segundo gol aos 44 minutos, garantindo a vitória e a classificação Após falha da equipe alvinegra no meio campo,

Breno investiu pela esquerda e cruzou para a entrada rápída de Dalberto que não deu chances para Gatito Fernández. Depois do gol, o volante Jean jogou a bola sobre um adversário e também recebeu cartão vermelho, selando a sorte da equipe carioca na partida.

FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE-RS 2 X 1 BOTAFOGO-RJ

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 11 de abril de 2019 (Quinta-feira)
Horário: 19h15(de Brasília)
Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
Cartão Amarelo: Rafael Jataí, Braian Rodríguez, Denner e goleiro reserva Omar(Juve); Gatito Fernández, Alex Santana, Cícero(Bota)
Cartão Vermelho: Alex Santana e Jean(Bota)
Gols:
JUVENTUDE: Braian Rodriguez aos 15 minutos e Dalberto, aos 44 minutos do segundo tempo
BOTAFOGO: Cícero, aos 32 minutos do primeiro tempo
JUVENTUDE: Marcelo Carné, Vidal(Rafael Bastos), Sidimar, Genílson e Eltinho(Felippe); Moisés Gaúcho, Rafael Jataí(Breno), Lennon e Denner; Dalberto e Braian Rodríguez
Técnico: Marquinhos Santos
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Gilson; Jean, Alex Santana e Cícero: Luiz Fernando(Rickson), Diego Souza(Igor Cássio)e Erik(Rodrigo Pimpão)
Técnico: Zé Ricardo

 

 




Escalação
Juventude

Gol Marcelo Carné


Lat Cristiano Vidal


Mei Rafael Bastos


Lat Jonh Lennon


Zag Genílson


Zag Sidimar


Lat Eltinho


Lat Felippe Borges


Vol Moisés Wolschick


Vol Rafael Jataí


Mei Breno Henrique


Mei Denner


Mei Dalberto Luan


Ata Braian Rodríguez


Tec - Marquinhos Santos
Botafogo

Gatito Fernandez Gol


Marcinho Lat


Marcelo Benevenuto Zag


Gabriel Zag


Gilson Lat


Jean Vol


Alex Santana Vol


Cícero Vol


Luiz Fernando Mei


Rickson Barbosa Vol


Erik Ata


Rodrigo Pimpão Ata


Diego Souza Ata


Igor Cássio Mei


Zé Ricardo - Tec

Posse de bola

68%
32%
Corinthians
Santos
999
Corinthians

Passe

999
Santos
999
Corinthians

Finalização

999
Santos
999
Corinthians

Cruzamento

999
Santos
999
Corinthians

Desarme

999
Santos

Faltas

24
COR
×
15
SAN

Impedimentos

24
COR
×
15
SAN

Cartões amarelos

24
COR
×
15
SAN

Cartões vermelhos

24
COR
×
15
SAN

Estatísticas de jogadores

Corinthians

LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner

Santos

LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
Estatísticas de jogadores
Fim

2ºT

FIM DE JOGO! Com gol de Dalberto Luan nos minutos finais do segundo tempo, o Juventude vira para cima do Botafogo por 2 a 1 e está classificado para a próxima fase da Copa do Brasil!
49'

2ºT

EXPULSO! Jean acaba jogando a bola em cima do Dalberto Luan e o juiz dá o cartão vermelho diretamente ao jogador do Botafogo!
48'

2ºT

Juventude vem segurando, pois está passando para a próxima fase da Copa do Brasil!
46'

2ºT

Sidimar desaba em campo e recebe atendimento médico!
45'

2ºT

ACRÉSCIMOS! Juiz dá mais cinco minutos de jogo!
45'

2ºT

Dalberto Luan puxa o contra-ataque, abre na esquerda para Breno Henrique, que cruza nos pés de Dalberto, que finaliza a queima-roupa pro fundo das redes!
44'

2ºT

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO JUVENTUDE! DALBERTO LUAN É O NOME DELE!
43'

2ºT

AMARELO! Denner recebe cartão por falta em Gilson!
42'

2ºT

Dalberto Luan recebe na direita, ele cruza na grande área e a zaga afasta o perigo!
40'

2ºT

AMARELO! o goleiro reserva do Juventude, Omar recebe cartão por reclamação no banco de reservas!
38'

2ºT

Rickson Barbosa
Luiz Fernando
36'

2ºT

Gatito Fernandez desaba em campo e recebe atendimento médico!
35'

2ºT

AMARELO! Braian Rodríguez recebe cartão por falta em Gilson!
34'

2ºT

Rafael Bastos
Cristiano Vidal
32'

2ºT

Rodrigo Pimpão
Erik
30'

2ºT

John Lennon cobra escanteio da esquerda e Cícero chega afastando!
28'

2ºT

Felippe Borges
Eltinho
28'

2ºT

Eltinho desaba em campo e recebe atendimento médico!
27'

2ºT

Jean retoma a posse da bola na entrada da grande área, ele chuta de longe e a bola fica nas mãos de Carné!
25'

2ºT

Erik sai jogando da zona defensiva e Eltinho comete a falta!
23'

2ºT

Braian Rodríguez recebe na esquerda, ele tenta o cruzamento e o Benevenuto afasta o perigo!
21'

2ºT

Igor Cássio
Diego Souza
20'

2ºT

Diego Souza ficou caído depois do lance e recebe atendimento médico!
20'

2ºT

POR CIMA! Diego Souza carrega no contra-ataque, ele invade a grande área e acaba errando a força da cavadinha e a bola fica por cima do gol!
18'

2ºT

Juventude segue pressionando e o Botafogo se defende bem e marca em cima do lance!
16'

2ºT

John Lennon carrega em velocidade na direita, ele cruza na medida para Braian Rodríguez, que testa firme, o goleiro Gatito Fernandez ainda resvalou na bola, mas ela estufou as redes!
15'

2ºT

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO JUVENTUDE! BRAIAN RODRÍGUEZ É O NOME DELE!
14'

2ºT

Juventude segue pressionando e o Botafogo se defende como pode!
12'

2ºT

NO TRAVESSÃO! Breno Henrique retoma a posse da bola na grande área pela esquerda, ele domina e dá um lindo chute colocado e a bola explode no travessão de Gatito!
11'

2ºT

POR CIMA! Denner abre na entrada da grande área para Eltinho, ele domina e chuta por cima do gol!
09'

2ºT

Eltinho cobra escanteio, Dalberto cabeceia errado e dá de graça para Erik, que na sequência, sofre a falta!
07'

2ºT

NÃO VALEU! Cícero abre na grande área para Diego Souza, ele fuzila o goleiro Marcelo Carné, mas o juiz pegava a posição irregular do atacante!
05'

2ºT

PRA FORA! Denner abre na direita para Vidal, ele chuta cruzado e a bola passa pelo lado esquerdo do gol de Gatito!
03'

2ºT

Erik tenta sair jogando pela direita, mas errado o drible e cede a posse da bola na lateral!
01'

2ºT

ERROOOOU! Diego Souza retoma a posse da bola na grande área, ele domina e chuta errado e a bola passa longe do gol!
Início

2ºT

COMEÇA O SEGUNDO TEMPO!
Fim

1ºT

FINAL DO PRIMEIRO TEMPO!
47'

1ºT

PRA FORA! Eltinho cruza na medida da lateral esquerda para Dalberto Luan, ele chega cabeceando e a bola passa pelo lado direito do gol de Gatito!
46'

1ºT

Breno Henrique
Rafael Jataí
45'

1ºT

ACRÉSCIMOS! Juiz dá mais quatro minutos de jogo!
45'

1ºT

Rafael Jataí não conseguirá mais ficar em campo e sai lesionado de campo!
43'

1ºT

Rafael Jataí ficou caído e recebeu atendimento na falta de Alex Santana!
41'

1ºT

AMARELO! Cícero também recebe o cartão por reclamar com o juiz!
40'

1ºT

EXPULSO! Alex Santana chega violentamente por trás em Rafael Jataí, recebe o segundo amarelo e consequentemente o vermelho!
40'

1ºT

Botafogo segue com a posse da bola e o Juventude marca e tenta sair em velocidade no contra-ataque!
38'

1ºT

Diego Souza recebe na grande área, ele faz o pivô para Luiz Fernando chegar chutando e a bola acaba batendo na marcação e ficando com o time do Juventude!
36'

1ºT

AMARELO! Alex Santana recebe cartão por reclamação!
36'

1ºT

Denner cobra escanteio da direita e o juiz pega um empurrão de Dalberto Luan em Jean!
34'

1ºT

Jean recebe na entrada da grande área, ele dá um lindo passe na grande área para Cícero, que domina na grande área e chuta firme pro fundo das redes!
33'

1ºT

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO BOTAFOGO! CÍCERO É O NOME DELE!
31'

1ºT

John Lennon cobra falta da direita e Cícero afasta o perigo!
29'

1ºT

Dalberto Luan carrega em velocidade na esquerda, ele cruza fechado e a bola fica com o goleiro Gatito Fernandez!
28'

1ºT

Gabriel tenta sair jogando pela esquerda, tenta o passe arriscado e a bola sai pela linha lateral!
26'

1ºT

Luiz Fernando trabalha a jogada pela esquerda, ele domina e cruza na grande área, mas a bola corre demais e fica nas mãos de Marcelo Carné!
24'

1ºT

Genílson tenta o lançamento em profundidade na esquerda para Denner, a bola acaba correndo demais e sai pela linha de fundo!
23'

1ºT

Denner tenta sair jogando pela esquerda, ele avança e acaba sendo atropelado por Erik!
21'

1ºT

Gilson cruza da esquerda para Alex Santana, ele não pega a bola, que sobra para Diego Souza, ele ajeita para Erik chegar chutando e o Rodríguez bloqueia!
19'

1ºT

UUUUUUUUUUUUUUUUH! Cristiano Vidal cruza da direita, Braian Rodríguez passa lotado e Dalberto Luan chega chutando, mas Marcinho consegue o bloqueio!
17'

1ºT

Marcinho ficou caído e recebeu atendimento médico!
16'

1ºT

AMARELO! Rafael Jataí recebe cartão por desentendimento com Gatito Fernandez!
16'

1ºT

AMARELO! Gatito Fernandez recebe cartão por desentendimento com Rafael Jataí!
15'

1ºT

Marcinho tenta sair jogando pelo meio e acaba tomando uma pancada de Braian Rodríguez!
13'

1ºT

John Lennon cobra escanteio da direita e Moisés Wolschick acaba errando o cabeceio e manda para linha de fundo!
11'

1ºT

GAAATITO FERNANDEZ! Eltinho abre na esquerda para Dalberto Luan, ele domina e chuta firme e Gatito se joga na bola e evita o gol do time do Juventude!
10'

1ºT

Gilson lança Luiz Fernando na esquerda, ele acelera e o goleiro Marcelo Carné fica fácil com a posse da bola!
08'

1ºT

PERDEEEEEU! Denner recebe em velocidade na esquerda, ele cruza na grande área e Braian Rodríguez chega dando um carrinho e acaba perdendo o gol feito!
06'

1ºT

NÃO VALEU! Luiz Fernando cruza da esquerda, Diego Souza ajeita na grande área de cabeça e Cícero coloca no fundo das redes, mas o juiz parou por posição irregular!
04'

1ºT

Juventude segue trocando passes e o Botafogo marca firme!
02'

1ºT

Erik recebe em velocidade na direita e Vidal rebate para linha de fundo!
Início

1ºT

COMEÇA O JOGO!
PRÉ-JOGO
PJ
A primeira partida ocorreu na quinta-feira passada e terminou empatada pelo placar em 1 a 1! Será um grande jogo no Alfredo Jaconi!
PJ
BOA NOITE! Vamos acompanhar a partida entre Juventude e Botafogo no Estádio Alfredo Jaconi!