"Não existe risco adicional", diz Ministro da Saúde sobre Copa América no Brasil - Gazeta Esportiva
"Não existe risco adicional", diz Ministro da Saúde sobre Copa América no Brasil

"Não existe risco adicional", diz Ministro da Saúde sobre Copa América no Brasil

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/06/2021 às 12:43 • Atualizado: 08/06/2021 às 12:44

São Paulo, SP

Marcelo Queiroga, Ministro da Saúde, falou nesta terça-feira na CPI da Covid sobre a realização da Copa América no país. Perguntado sobre as riscos que a competição pode trazer ao Brasil, Queiroga disse que "não existe risco adicional" com o torneio.




"Todos os atletas têm seguros. Caso aconteça algo eles vão usar o sistema privado, então isso não acarreta em pressão no sistema público de saúde do Brasil. Sem torcida, não há rico de aglomerações. O risco de contrair a Covid é o mesmo com o jogo ou sem. Nós corremos riscos pois se trata de uma pandemia, mas não há risco adicional", disse o Ministro da Saúde.

Ao falar sobre o assunto, Queiroga afirmou que o último Campeonato Brasileiro registrou "apenas um caso positivo que precisou de internação e não houve consequência". Indagado pelo senador Randolfe Rodrigues sobre os mais de 300 casos efetivamente detectados no torneio, o ministro alegou se referir apenas a "transmissões no campo de futebol".

O Ministro ainda usou as competições que estão acontecendo no país como a Libertadores e as Eliminatórias da Copa do Mundo para justificar que o esporte não interfere na ampliação dos casos de covid. "O esporte está liberado no Brasil e não existem provas que essa prática aumente o nível de contaminação dos atletas", disse Queiroga, que ainda disse que os exames de RT-PCR serão realizados normalmente.

Queiroga, que defendeu os protocolos realizados pela CBF e pela Conmebol para conter a propagação do vírus no país, disse que pediu à diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia pra fazer uma revisão sistemática da literatura. Segundo ele, "nessa revisão não consta que essa prática aumente o risco de circulação do vírus que possa colocar em risco a vida de jogadores ou membros da comissão técnica".

A Copa América começa no dia 13 de junho e o Brasil enfrenta a Venezuela, no Estádio Mané Garrincha, às 18 horas ( de Brasília). Apesar da insatisfação interna dos jogadores com a CBF, a Seleção Brasileira irá participar da competição normalmente.

Conteúdo Patrocinado