Guerrero salva estreia do Peru e garante vitória contra o Haiti nos EUA - Gazeta Esportiva
Guerrero salva estreia do Peru e garante vitória contra o Haiti nos EUA

Guerrero salva estreia do Peru e garante vitória contra o Haiti nos EUA

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/06/2016 às 22:37 • Atualizado: 05/06/2016 às 00:14

São Paulo, SP

Peru's Paolo Guerrero (L) celebrates with Christian Cueva after scoring against Haiti during the Copa America Centenario football tournament in Seattle, Washington, United States, on June 4, 2016. / AFP PHOTO / Mark RALSTON
Guerrero comemorou o gol da vitória com Cueva, recém-contratado pelo São Paulo (Foto: Mark Ralston/AFP)


O Peru teve um rendimento aquém do esperado, mas estreou com vitória na Copa América Centenário ao superar o Haiti por 1 a 0, nesse sábado, em Seattle, nos Estados Unidos. O duelo, válido pelo grupo em que está a Seleção Brasileira, não apresentou um bom nível de qualidade técnica. O único gol do confronto foi marcado pelo atacante Paolo Guerrero, do Flamengo.

Maior artilheiro da história do Peru, Guerrero voltou a ser decisivo no duelo contra os haitianos. Ele protagonizou as melhores jogadas do time durante toda a partida e anotou o gol da vitória, com uma forte cabeçada aos 14 minutos do segundo tempo. O atacante marcou 11 vezes nas três edições que disputou da Copa América e é o jogador com mais gols no torneio dentre todos os que estão nos Estados Unidos.

Também esteve em campo o meia-atacante Christian Cueva, que foi anunciado na quinta-feira como reforço do São Paulo para a disputa do Campeonato Brasileiro. Ele foi contratado do Toluca-MEX e assinou vínculo de quatro anos. Contra o Haiti, no entanto, o jogador teve atuação discreta e pouco participou dos lances de perigo construídos pelo Peru.

Na próxima rodada, os peruanos comandados pelo ex-palmeirense Ricardo Gareca enfrentarão o Equador, em Phoenix, no Arizona. Já o Haiti será o adversário da Seleção Brasileira. O jogo com o time canarinho ocorrerá na quarta-feira, no estádio Citrus Bowl da Flórida.

Peru's Paolo Guerrero (C) vies for the ball with Haiti's Jean Marc Alexandre (TPO) and Kim Jaggy during their Copa America Centenario football tournament in Seattle, Washington, United States, on June 4, 2016. / AFP PHOTO / Jason REDMOND
O Haiti endureceu o jogo e até ameaçou a vantagem do Peru em determinados momentos (Foto: Jason Redmond/AFP)


O Jogo - O Peru era o time mais forte no papel, mas sofreu para encaixar as jogadas de ataque no primeiro tempo. Isolado na frente, o atacante Paolo Guerrero era obrigado a apostar na individualidade para disputar a bola com os zagueiros e construir lances ofensivos. Aos sete minutos, ele conseguiu invadir a área pelo lado direito e cruzou rasteiro para o centro, mas Hohberg desperdiçou a chance ao furar na hora de chutar.

Truncado e sem grandes acontecimentos, o duelo seguiu um ritmo monótono até os 30 minutos. O Haiti conquistou uma falta na entrada da área, mas Jérôme cobrou por cima do gol de Gallese. O susto acordou o Peru, que tentou buscar mais o ataque nos instantes finais da etapa inicial.

Tapia, aos 37, arriscou uma finalização e mandou direto para fora. No minuto seguinte, Guerrero recebeu de Cueva um cruzamento no centro da área e pegou mal na bola, mandando para a linha de fundo. Os espaços dados para o ataque rival irritaram o técnico Patrice Neveu, que substituiu o volante Hilarie com 39 minutos. O jogador não gostou da decisão e esbravejou ao dar lugar a Jean Alexandre.

Na última chance da etapa inicial, Guerrero dominou um lançamento no peito e encontrou Flores dentro da área, mas o meio-campista acertou a trave com um chute rasteiro. O Peru continuou superior depois do intervalo, com Flores desperdiçando nova oportunidade ao acertar uma finalização cruzada, aos seis minutos. Aos 13, Revoredo não aproveitou a indefinição da zaga haitiana e perdeu mais uma chance de marcar.

SEATTLE, WA - JUNE 04: Paolo Guerrero #9 of Peru reacts after scoring a goal against Haiti during the Copa America Centenario Group B match at CenturyLink Field on June 4, 2016 in Seattle, Washington. Otto Greule Jr/Getty Images/AFP
Guerrero foi o melhor jogador da seleção peruana e infernizou a vida dos zagueiros (Foto: Otto Greule Jr/Getty Images/AFP)


Coube a Guerrero a tarefa de colocar a bola na rede. Após cruzamento de Flores vindo da esquerda, o atacante se livrou da marcação de Genevois e apareceu livre para cabecear com força, aos 14 minutos.

O gol sacramentou a marca de Guerrero como o maior artilheiro da seleção peruana, já que um dos tentos anotados por ele havia saído em um duelo amistoso. Em números oficiais, o atleta ultrapassou o ídolo Cubillas por ter marcado 27 gols em 70 jogos.



Aos 20, Guerrero fez outra jogada individual e finalizou para defesa do goleiro Placide. O Haiti tentou crescer na partida, mas a zaga peruana fez um bom trabalhou e desmontou todas as jogadas criadas pelo rival. A última grande oportunidade saiu já nos acréscimos, quando Belfort cabeceou para fora após ter recebido um cruzamento na frente do gol.

FICHA TÉCNICA
HAITI 0 X 1 PERU

Local: Estádio Centurylink Field, em Seatle, nos Estados Unidos
Data: 4 de junho de 2016, sábado
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: John Pitti (Panamá)
Assistentes: Gabriel Victoria (Panamá) e Christian Ramirez (Honduras)
Cartões amarelos: Jean Alexandre, Marcelin (Haiti); Rodríguez, Guerrero, Yotún (Peru)

GOL:
PERU: Guerrero, aos 14 minutos do segundo tempo

HAITI: Placide; Goreux, Genevois, Jérôme e Jaggy; Lafrance, Hilarie (Jean Alexandre), Marcelin e Jeff Louis; Guerrier e Nazon (Belfort)
Técnico: Patrice Neveu

PERU: Gallese; Revoredo, Rodríguez, Ramos e Trauco; Tapia, Vílchez, Hohberg (Polo), Cueva (Yotún) e Flores (Da Silva); Guerrero
Técnico: Ricardo Gareca

Conteúdo Patrocinado