EUA derrotam o Paraguai e contam com ajuda para ficar em primeiro - Gazeta Esportiva
EUA derrotam o Paraguai e contam com ajuda para ficar em primeiro

EUA derrotam o Paraguai e contam com ajuda para ficar em primeiro

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/06/2016 às 21:58 • Atualizado: 12/06/2016 às 00:15

São Paulo, SP

O americano Clint Dempsey aproveitou falha da zaga para marcar o único gol da partida (Foto: Don Emmert/AFP)
O americano Clint Dempsey aproveitou falha da zaga para marcar o único gol da partida (Foto: Don Emmert/AFP)


Os Estados Unidos não fizeram grande partida, mas contaram com o faro de goleador do experiente Clint Dempsey para marcar uma vez e segurar o fraco time do Paraguai durante toda a partida neste sábado, disputada no Lincoln Financial Field, na Filadélfia. O triunfo assegurou a classificação dos donos da casa para as quartas de final e a eliminação paraguaia da Copa América Centenário.

Agora, os EUA, líderes devido à derrota da Colômbia para a Costa Rica, esperam a definição do Grupo B, do Brasil, para saber quem enfrentam na próxima fase. Os possíveis adversário são o próprio time do técnico Dunga, o Peru, rival da Seleção neste domingo, e o Equador, que encara o lanterna Haiti. Enquanto isso, os paraguaios, finalistas em 2011, semifinalistas em 2015 e algozes do Brasil em ambas ocasiões, dão adeus na fase de grupos pela primeira vez desde 2001.

O duelo teve um primeiro tempo dominado praticamente durante todo o tempo pelos sul-americanos, apesar das muitas dificuldades de criação. Logo aos dez minutos de bola rolando, os alvirrubros tiveram um contra-ataque de três jogadores contra apenas um defensor, mas Almirón demorou a cruzar e deu tempo para Brooks fazer o corte já dentro da área.

Talvez assustado pelo estádio lotado e a iminente possibilidade de classificação, o time da casa contou com uma boa escapada de Zardes pela esquerda para poder se tranquilizar. O atacante recebeu bom passe de Bradley, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para Clint Dempsey. O experiente meia aproveitou a falha geral da zaga paraguaia e chutou por baixo de Balbuena e Villar para abrir o placar.

Ainda que tenha saído na frente, a equipe da casa continuou com a tática defensiva e a tentativa de sair nos contra-ataques, atitude que chamou os paraguaios novamente para o campo de ataque. A posse de bola na frente só não resultou em empate antes do intervalo porque Lezcano, aos 44, recebeu belo passe de Gonzáles e, cara a cara com Guzan, chutou em cima do goleiro.

No começo do segundo tempo, o lateral direito Yedlin fez de tudo para facilitar a vida dos paraguaios. Com duas entradas muito fortes em menos de um minuto, ele conseguiu levar dois cartões amarelos e acabou expulso logo aos dois minutos de bola rolando.

Mesmo com a superioridade numérica e um time mais ofensivo, com Iturbe na vaga de Balbuena, porém, o Paraguai novamente custou a criar oportunidades. Tanto que, até os 35 minutos, a única chance de gol foi dos americanos. Em contra-ataque, o habilidoso Bobby Wood deixou Zardes na cara do gol, mas o camisa 11 se atrapalhou todo com a bola e parou em defesa fácil de Villar.

Depois, na base da empolgação e da necessidade do resultado, o time do técnico Ramon Díaz conseguiu criar algumas chances de marcar. Porém, Benítez, Almirón e Ayala, os escolhidos para finalizar, mostraram a mesma precisão que marcou a campanha paraguaia na campanha da Copa América: nenhuma, assegurando a passagem americana às quartas de final.

FICHA TÉCNICA
ESTADOS UNIDOS 1 X 0 PARAGUAI

Local: Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA)
Data: 11 de junho de 2016 (sábado)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Julio Bascuñan (CHI)
Assistentes: Carlos Astroza (CHI) e Christian Schiemann (CHI)
Cartões amarelos: Yedlin, Bradley, Orozco, Jones (EUA); Ortiz, Rojas e Ayala (Paraguai)
Cartão vermelho: Yedlin (EUA)
Gols:
EUA: Dempsey, aos 27 minutos do primeiro tempo

ESTADOS UNIDOS: Guzan; Yedlin, Cameron, Brooks e Fabian Johnson; Michael Bradley, Jones e Bedoya (Zusi); Dempsey (Orozco), Bobby Wood (Beckerman) e Zardes
Técnico: Jürgen Klinsmann

PARAGUAI: Villar; Paulo Da Silva, Fabián Balbuena (Iturbe), Gustavo Gómez e Samudio; Ayala, Ortíz (Rojas), Derlis González e Almirón; Sanabria (Benítez) e Lezcano
Técnico: Ramón Díaz

Conteúdo Patrocinado