Em carta aberta, Conmebol justifica Copa América no Brasil: ''Não foi feita às pressas'' - Gazeta Esportiva
Em carta aberta, Conmebol justifica Copa América no Brasil: ''Não foi feita às pressas''

Em carta aberta, Conmebol justifica Copa América no Brasil: ''Não foi feita às pressas''

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/06/2021 às 14:34 • Atualizado: 13/06/2021 às 14:35

São Paulo, SP

Neste domingo, a Copa América 2021 será iniciada. Brasil e Venezuela enfrentarão às 18h (de Brasília), no estádio Mané Garrincha, pela abertura da competição. Porém, muitas polêmicas envolvem a realização do torneio em solo brasileiro, já que o país soma quase 500 mil mortes pela pandemia da covid-19.

A Conmebol, por meio de seu site oficial, divulgou uma carta aberta, explicando os motivos das escolhas do Brasil como país sede.



''A Conmebol está plenamente consciente da situação que o continente está atravessando no contexto da pandemia. Também reconhece a importância do futebol na cultura sul-americana e o papel que tem desempenhado na saúde física, mental e espiritual da população desde o início da pandemia. Portanto, com a ajuda de um painel de especialistas e em estreita coordenação com as autoridades sanitárias dos 10 países, projetou e implementou com sucesso rigorosas ações e medidas sanitárias em todos os seus torneios''.

Antes do Brasil, Colômbia e Argentina foram escolhidas como sedes, porém, acabaram rejeitando o torneio em seu território.

''A Conmebol fez um acordo com o governo brasileiro que o país sediará a Copa devido ao acima exposto e ao fato de que a última competição foi realizada em 2019, o que facilita muito a organização. Como a Argentina e a Colômbia foram desqualificadas como sedes, o protocolo da Direção de Competições de Seleções da Conmebol prescreve como primeira alternativa a sede do torneio anterior'', explica a nota.

''A Copa América 2021 não foi feita 'às pressas', o que seria impossível. O torneio levou mais de um ano de intensa organização, com a mobilização de recursos financeiros, humanos e técnicos significativos em todo o continente''.

A entidade declara ainda era de grande importância que a Copa América fosse realizada ao mesmo tempo em que a Eurocopa, para atingir um equilíbrio entre os continentes.

''A Conmebol modificou o calendário de competições para conseguir a coincidência entre a Copa América e a Eurocopa. O objetivo de alinhar os dois torneios é minimizar o desgaste físico e mental dos jogadores. Isto beneficia os próprios jogadores, os clubes e as seleções. E, fundamentalmente, os atletas sul-americanos e europeus chegarão à Copa do Mundo em condições de igualdade''.

 

Conteúdo Patrocinado