Senado francês analisa caos na Liga dos Campeões - Gazeta Esportiva
Senado francês atribui incidentes na final da Liga dos Campeões a falha das autoridades

Senado francês atribui incidentes na final da Liga dos Campeões a falha das autoridades

Gazeta Esportiva

Por AFP

13/07/2022 às 13:30

São Paulo, SP

Os incidentes na final da Liga dos Campeões da Europa entre Liverpool e Real Madrid no dia 28 de maio em Paris não tiveram relação com os torcedores do time inglês nos arredores do Stade de France, estimou o Senado da França.




Na apresentação da conclusão de seu relatório, Laurent Lafon, presidente da Comissão de Cultura do Senado, e o presidente da Comissão de Leis, François Noël Buffet, enfatizaram as "falhas" das autoridades e da polícia de Paris.



Os políticos também denunciaram uma "análise" errônea do Ministro do Interior, Gerald Darmanin, sobre o ocorrido, que rapidamente incriminou os torcedores ingleses do Liverpool e depois se desculpou. O Ministro afirmou em sua audiência perante os senadores que cerca de 35 mil pessoas com ingressos falsos ou sem bilhetes foram ao Stade de France.

O evento, que seria um teste a pouco mais de um ano da Copa do Mundo de Rugby e para os Jogos Olímpicos de 2024, se tornou um pesadelo para a polícia e o governo. Torcedores sem ingresso pularam as grades do estádio enquanto outros, que tinham bilhetes, não conseguiram entrar.

Policiais usaram gás lacrimogêneo contra várias famílias, que, além disso, foram vítimas de roubos e agressões cometidos por criminosos oportunistas.

O relatório do Senado defende uma série de medidas, entre elas a "obrigação dos operadores" de guardar as imagens das câmeras de vigilância "durante o prazo legal de um mês" e "tornar obrigatório o uso de ingressos não falsificáveis".

Para Lafon, "em nenhum caso a gestão inadequada da bilheteria pode ser considerada como a única causa dos incidentes".


Conteúdo Patrocinado