Líderes em seus respectivos campeonatos e apontados como favoritos ao título, parisienses e bávaros ainda não conseguiram mostrar a força que têm em casa em solo europeu nesta temporada.
Com quatro pontos, o PSG de Luis Enrique ocupa a 25ª posição, muito longe dos oito primeiros que se classificam diretamente para as oitavas de final, e, no momento, também de fora das 16 posições subsequentes que dão acesso à repescagem.
O Bayern, cuja sexta e última taça da competição chegou justamente contra o PSG em 2020, no momento, ocupa a 17ª posição com seis pontos, uma situação menos crítica que a de seus rivais.
O duelo desta terça-feira, em Munique, portanto, é importante para os dois clubes, que se encontraram em quatro das últimas sete edições do torneio.
We're back! 😄#UCL pic.twitter.com/Iuzl8V7qnR
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) November 25, 2024
Em Anfield sem Vini Jr.
Outro dos clássicos recentes da Liga dos Campeões que acontecerá esta semana é Liverpool e Real Madrid, que além das finais de 2018 e 2022, também se enfrentaram nas quartas de final de 2020/2021 e nas oitavas em 2022/2023. Em todas essas ocasiões, com Jurgen Klopp no banco dos ingleses, a vitória foi do clube espanhol.
Mas, na quarta-feira, quem estará no banco do Liverpool é Arne Slot, o sucessor do alemão no comando do time, que começou sua era com um recorde impressionante: 16 vitórias em 18 jogos, quatro delas nos primeiros jogos da Liga dos Campeões.
O holandês colocará fim à sequência negativa contra o gigante espanhol?
A situação parece propícia, já que o Real Madrid está com muitas ausências, às quais se juntou na segunda-feira Vini Jr. Contra eles, Mohamed Salah está tendo um início de temporada impressionante, com 12 gols e dez assistências em 18 jogos em todas as competições.
Nesse confronto, é o Real Madrid que tem mais a perder, na 18ª posição e com seis pontos, contra o Liverpool, o único líder com quatro vitórias.
Manchester City vai reagir?
O Feyenoord (21º, seis pontos), ex-time de Slot, visita o Manchester City (10º, sete pontos) na terça-feira, uma partida em que os ingleses seriam favoritos não fosse a série de cinco derrotas consecutivas em todas as competições.
Outro deslize dos comandados de Pep Guardiola pode comprometer a entrada no Top 8, além de aumentar o nervosismo em um clube que não está acostumado a lidar com sequências de derrotas nos últimos anos.
Um dos seus algozes, o Sporting de Lisboa (2º, dez pts), recebe o Arsenal (12º, sete pts) na terça-feira, enquanto o Benfica testará o Mônaco, que fecha o G3 provisório.
Os monegascos infligiram a única derrota do Barcelona nesta edição da Liga dos Campeões. Em um duelo direto entre duas equipes do Top 8, o Barça (6º, nove pts) receberá outro time do Campeonato Francês, o Brest (4º, dez pts), na terça-feira.
O Atlético de Madrid (23º, seis pts) e o Girona (29º, três pts) tentarão subir na tabela quando visitarem o Sparta Praga (26º), da República Tcheca, e o Sturm Gaz (33º), da Áustria, na terça e quarta-feira, respectivamente. Ambas as equipes, também fora do Top 24, apresentam-se como opções acessíveis para marcar pontos para os outros dois representantes do Campeonato Espanhol.