Ministro da França se desculpa por caos na Champions - Gazeta Esportiva
Ministro do Interior da França se desculpa por caos na final da Champions

Ministro do Interior da França se desculpa por caos na final da Champions

Gazeta Esportiva

Por AFP

28/06/2022 às 16:55 • Atualizado: 28/06/2022 às 17:02

São Paulo, SP

O ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, pediu desculpas nesta terça-feira pelo caos registrado durante a final da Liga dos Campeões da Europa entre Real Madrid e Liverpool no dia 28 de maio, em Paris.

"O Stade de France poderia ter sido melhor administrado? A resposta é sim. Tenho minha parcela de responsabilidade? A resposta é sim", disse Darmanin à rádio RTL.

A decisão da principal competição europeia de clubes, que terminou com a vitória do Real Madrid por 1 a 0, foi marcada por cenas de tensão, uso de gás lacrimogêneo por parte da polícia e roubos antes e depois do jogo.




A promotoria de Bobigny, ao nordeste de Paris, indicou nesta terça-feira que os torcedores ingleses e espanhóis apresentaram 80 denúncias por roubos e violência. Para receber tais queixas, o governo francês disponibilizou suas embaixadas na Espanha e no Reino Unido.

As imagens, que circularam em todo o mundo, geraram uma onda de indignação na França, onde o Senado interrogou Darmanin e outros responsáveis franceses, e na Uefa, que também investiga os incidentes.

"Peço desculpas a todos aqueles que sofreram com essa má gestão", acrescentou o ministro, em referência aos torcedores do Liverpool, contra quem a polícia lançou gás lacrimogêneo nos arredores do estádio de Saint-Denis.




Darmanin ressaltou que os jogos seguintes no estádio não registraram distúrbios após a mudança na organização, sobretudo em relação aos roubos.

"Se alguma coisa falhou no Stade de France, foi a luta contra a delinquência", acrescentou.

Desde a noite da final, o ministro francês tinha atribuído as cenas de caos aos torcedores do Liverpool, já que, segundo disse então, entre "30 mil e 40 mil" estavam sem ingressos ou com bilhetes falsos.

Conteúdo Patrocinado