Borussia Dortmund vence Chelsea e abre vantagem nas oitavas de final da Champions - Gazeta Esportiva
Borussia Dortmund vence Chelsea e abre vantagem nas oitavas de final da Champions

Borussia Dortmund vence Chelsea e abre vantagem nas oitavas de final da Champions

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/02/2023 às 18:59 • Atualizado: 15/02/2023 às 19:07

São Paulo, SP

Pela partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, o Borussia Dortmund recebeu o Chelsea nesta quarta-feira, no Signal Iduna Park, em Dortmund (ALE), e venceu por 1 a 0. O jovem Adeyemi, de 21 anos, marcou um golaço para dar a vitória aos donos da casa.

Assim, o time alemão larga na frente na disputa por uma vaga nas quartas de final da competição continental. A equipe joga por um empate no segundo embate para avançar à próxima fase. Em caso de vitória dos ingleses por um gol de diferença, a decisão irá para a prorrogação e, persistindo a igualdade no placar agregado, será decidida nos pênaltis.

Agora, as equipes esperam três semanas para voltarem a se enfrentar. O confronto de volta acontece no dia 7 de março (terça-feira), a partir das 17 horas (de Brasília), em Stamford Bridge, em Londres (ING).

Antes disso, porém, ambos os times voltam suas atenções para suas respectivas competições nacionais. No próximo sábado, portanto, o Chelsea recebe o lanterna Southampton, ao meio-dia, pela 24ª rodada do Campeonato Inglês. No dia seguinte, a partir das 13h30, o Borussia Dortmund joga novamente em casa, contra o Hertha Berlim, pela 21ª rodada do Campeonato Alemão.



O jogo entre Borussia Dortmund e Chelsea


Mesmo sob a grande pressão da fanática torcida alemã, o Chelsea foi o primeiro a levar perigo. Logo aos 15 minutos do primeiro tempo, Thiago Silva completou cobrança de falta na área e balançou a rede. No entanto, o brasileiro desviou a bola com a mão e, então, o gol foi anulado. Além disso, o zagueiro levou cartão amarelo.

Aos 30, Ziyech fez boa jogada individual e rolou para João Félix chegar batendo dentro da área. O português, porém, errou o alvo e mandou por cima do gol de Kobel. Dois minutos depois, foi a vez do Dortmund chegar. Após escanteio ensaiado, Adeyemi finalizou forte, mas também acima da meta, desta vez, defendida por Kepa.

Ainda antes do fim do primeiro tempo, aos 37, o clube inglês acertou o travessão, em outra chance de João Félix. O camisa 11 recebeu de Havertz, tirou do marcador e bateu na saída do goleiro Kobel, mas a bola foi em direção ao poste superior.

Donos da casa decidem na segunda etapa


Na volta do intervalo, ambos os times assustaram as defesas adversárias. O Chelsea, em cobrança de falta de Recce James, aos nove minutos, e em chute colocado de Enzo Fernández, aos 12. No minuto anterior, o Dortmund havia chegado com Brandt, que desviou de primeira cruzamento de Adeyemi, mas parou em defesa firme de Kepa.

Apesar dos Blues demonstrarem certa pressão, foram os donos da casa que enfim abriram o placar no Signal Iduna Park. Raphael Guerreiro afastou escanteio do Chelsea e acionou Adeyemi, que puxou o contra-ataque sozinho, ganhou de Enzo Fernández na corrida e ainda driblou Kepa antes de empurrar para o gol vazio.

Após o revés, a equipe inglesa aumentou ainda mais a pressão para buscar ao menos o empate. Assim, aos 32 minutos, Koulibaly recebeu dentro da área e chutou forte. O goleiro Kobel conseguiu o toque, mas a bola passou. Emre Can então se atirou para tirar em cima da linha.

Por fim, aos 36, Havertz recebeu passe em profundidade, carregou até invadir a área e caiu ao sentir o toque de Sule, que estava na marcação. No entanto, o árbitro mandou o jogo seguir. Já nos acréscimos, Enzo Fernández finalizou de fora da área, com categoria, mas parou em outra grande defesa de Kobel.

Conteúdo Patrocinado