Estadual desafia hegemonia do Ceará e coloca ex-palmeirense em xeque - Gazeta Esportiva
Estadual desafia hegemonia do Ceará e coloca ex-palmeirense em xeque

Estadual desafia hegemonia do Ceará e coloca ex-palmeirense em xeque

Gazeta Esportiva

Por Marco Luiz Netto, especial para a GENET

14/01/2015 às 09:00

Fortaleza, CE


O Campeonato Cearense de 2015 promete grandes emoções. Com nova fórmula de disputa que conta com dez clubes divididos inicialmente em dois grupos, diferentemente da de 2014, que incluiu 11 equipes. O atual campeão Ceará luta para defender seu título, enquanto o Fortaleza quer voltar a ascender no futebol nacional, começando por interromper o domínio rival no Estadual. O Icasa, que caiu para a Série C do Brasileiro em 2014, tenta ressurgir nesta temporada e corre por fora na competição.


Favoritos e destaques


O grande favorito ao título do Campeonato Cearense de 2015 é o Ceará Esporte Clube, time da capital do estado que é o atual tetracampeão do torneio. Além disso, é a equipe cearense com maior destaque no cenário nacional atualmente. Em 2014, o time chegou na oitava posição da Série B do Campeonato Brasileiro, e ficou a cinco pontos da zona de classificação à primeira divisão.


Feliz no Nordeste, Deola pediu ao Palmeiras para ser emprestado


A equipe dirigida pelo técnico Dado Cavalcanti ganhou alguns reforços para a disputa desta temporada. O principal deles é o experiente centroavante William “Batoré”, de 31 anos, que acertou recentemente com o Vozão. Ele foi revelado no Santos e já passou por equipes como o rival Fortaleza, Avaí, Grêmio e Ponte Preta. No último ano, esteve emprestado pela Macaca ao Al-Khor, do Catar.


O centroavante William, que já jogou no Santos, no Avaí e no rival Fortaleza, é o principal reforço do Ceará
O centroavante William, que já jogou no Santos, no Avaí e no rival Fortaleza, é o principal reforço do Ceará - Credito: Divulgação/Ceará S.C.


Chegaram também outros atletas como Uillian Correia, volante que disputou a Série B pelo Sampaio Corrêa, o atacante Wescley, ex-Santa Cruz e o zagueiro Gilvan, vindo da Ponte Preta. Em compensação, saíram jogadores como os atacantes Bill e Lulinha, o meia Marcus Vinícius e os zagueiros Alex Lima e Ricardo Silva.


Pelo lado do Fortaleza, que caiu diante do campeão Macaé nas quartas-de-final da última Série C, a grande contratação foi a do goleiro Deola, ex-Palmeiras, que chegou ao clube com status de “Guardião Tricolor”. “Isso é legal e é uma responsabilidade grande, de chegar para solucionar o problema que o time tinha com goleiros nas últimas temporadas. Tenho a responsabilidade de fazer jus a todo o carinho e à boa recepção da torcida, e quero retribuir tudo isso”, declarou o arqueiro em entrevista à GazetaEsportiva.Net.


Para a disputa da temporada, o Tricolor também contratou outros atletas, entre eles os meio-campistas Dudu Cearense (ex-Atlético Mineiro, com passagem pela Seleção Brasileira), Everton e Samuel , os atacantes Cássio Barbosa e Lúcio Maranhão e o zagueiro Radar. O treinador, Nedo Xavier, também chegou recentemente à equipe. Para Deola, o Campeonato Cearense pode servir como uma etapa de testes para os recém-chegados, mas também é um título desejado pelo clube. “O time manteve parte da base, mas trocou de técnico e fez várias contratações, então o Campeonato Cearense é um início, uma adaptação. Mas o campeonato será encarado como uma competição muito forte, que tem grandes equipes. Além disso, nosso rival é campeão há quatro anos, vamos entrar para disputar o título”, projetou o goleiro.


O goleiro Deola, emprestado pelo Palmeiras, chegou ao Fortaleza com responsabilidade de ser o
O goleiro Deola, emprestado pelo Palmeiras, chegou ao Fortaleza com responsabilidade de ser o "Guardião Tricolor" - Credito: Divulgação/Fortaleza


O foco do Fortaleza, no entanto, não será apenas desbancar a sequência de títulos do Ceará. “Se você entrar para derrubar o outro, vai perder, as coisas vão acabar dando errado. Nós temos que entrar focados e jogar por nós mesmos, para vencer. Se você jogar pensando em desbancar o outro, você pode perder o foco. Claro que essas coisas são importantes para o torcedor, mas a gente que está chegando agora pensa em focar e fazer nosso trabalho”, garantiu Deola.


O Icasa, por sua vez, teve sua temporada marcada pelo rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro, apesar de ter conquistado no segundo semestre a Taça Fares Lopes, e, com ela, uma vaga à Copa do Brasil de 2015. O Verdão também deverá fazer testes durante o Estadual, uma vez que sofreu reformulação no elenco para esta temporada. Chegaram jogadores como o atacante Lucas Batatinha, os meio-campistas Robert, Coringa, Márcio Tarrafas e Diego Paulista e o goleiro Tiago Rocha. Por outro lado, deixaram o clube nomes como os atacantes Kanu, Leandrão e Bruno Nunes, os meio-campistas Foguinho e Bismark, os defensores Ivonaldo, Naylhor e Roger.


Possível surpresa


O Guarany de Sobral foi o campeão do interior cearense em 2014, quando chegou em quarto no campeonato estadual, atrás de Ceará, Fortaleza e Icasa, e conquistou vaga na Série D do ano passado. O desempenho do clube na quarta divisão nacional, no entanto, foi decepcionante, com queda na primeira fase. Depois disso, a equipe foi reformulada e chegou às quartas-de-final da Taça Fares Lopes.


Apesar disso, o Cacique do Vale, como é conhecido, conta com sua torcida para surpreender novamente no Campeonato Cearense. Na edição de 2014 do torneio, o time teve a terceira maior média de publico (2.311 pessoas por jogo), atrás apenas de Ceará (13.516) e Fortaleza (9.180). Naquela oportunidade, a equipe foi eliminada na semifinal justamente pelo campeão Ceará.


O Guarany de Sobral aposta na força de sua torcida para surpreender no Cearense (Foto: Edinardo Abreu/G.S.C.)
O Guarany de Sobral aposta na força de sua torcida para surpreender no Cearense (Foto: Edinardo Abreu/G.S.C.) - Credito: Divulgação


Fórmula de disputa e regulamento


O Campeonato Cearense de 2015 será disputado por dez clubes, que serão divididos em dois grupos de cinco na primeira fase do torneio. O Grupo A1 terá Fortaleza, Icasa, São Benedito, Horizonte e Quixadá. O Grupo A2 contará com Ceará, Guarani, Guarany, Itapipoca e Maranguape. Todas as equipes jogarão duas vezes entre si (em casa e fora) dentro dos grupos, totalizando oito partidas disputadas por cada time.


As três equipes melhores colocadas em cada grupo se classificam para a segunda fase. Caso haja clubes empatados em número de pontos, os critérios de desempate são os seguintes, nesta ordem: maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols pró, resultado de confronto direito; e, se o empate se mantiver em todos os critérios, sorteio.


Na segunda fase, dois novos grupos serão formados. Os três primeiros colocados do Grupo A1 formam o Grupo B1, e os três primeiros do Grupo A2 formam o Grupo B2. Nesta fase, cada time enfrenta as equipes do outro grupo duas vezes (em casa e fora), totalizando seis jogos cada. Ou seja, os clubes do Grupo B1 jogam contra os do Grupo B2 e vice-versa. Não há confrontos dentro dos grupos nesta fase.


Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam às semifinais. Na segunda fase, os critérios de desempate são os mesmos, na mesma ordem, da primeira, exceto pelo confronto direto - que não acontece - então é substituído pelo critério de melhor campanha na primeira fase. As semifinais acontecem em confrontos de duas partidas (de ida e volta), entre o time com a melhor campanha nas fases anteriores somadas contra a equipe com a quarta melhor campanha, e o segundo melhor joga contra o terceiro. Em ambos os confrontos, a equipe com melhor desempenho na competição até então ganha o direito de disputar o segundo jogo em sua casa, além da vantagem do empate para passar à final.


Na final, disputada em dois jogos (ida e volta), o time com melhor campanha no campeonato até então também ganha o direito de decidir o confronto em casa, além da vantagem do empate para conquistar o título. Tanto na semi quanto na final, os jogos só podem ser disputados em estádios com capacidade superior a 7 mil pessoas. Os únicos dois estádios que não atendem a esse requisito são o do São Benedito (Tarcisão, 5 mil pessoas) e o do Maranguape (Moraizão, 5 mil pessoas).


A equipe que obtiver a melhor classificação no campeonato, exceto Ceará, Fortaleza e Icasa; será declarada campeã do interior cearense, e receberá uma vaga para disputa a Série D do Campeonato Brasileiro de 2015.


Rebaixamento


Os dois times que tiverem o pior desempenho em cada um dos dois grupos da primeira fase (A1 e A2) disputarão o temido “quadrangular do descenso”. Todas as quatro equipes condenadas a lutarem contra a degola se enfrentarão duas vezes entre si (em casa e fora), totalizando seis partidas disputadas cada. Os dois clubes que somarem menos pontos serão rebaixados à Série B do Campeonato Cearense. Caso haja empate em pontuação, os critérios de desempate são os seguintes, nesta ordem: melhor campanha na primeira fase, maior número de vitórias no quadrangular, melhor saldo de gols no quadrangular, maior número de gols pró no quadrangular e, por último, sorteio.


Maiores campeões


O Ceará, que tenta o quinto título seguido da competição, é o maior campeão cearense da história, com 43 títulos. O rival Fortaleza vem logo atrás, com 39. O Ferroviário, atualmente na Série B do Campeonato Cearense, é o terceiro, com nove títulos. O Icasa, por sua vez, tem um título e, além da dupla dominante, é o único clube que disputa a primeira divisão do Estadual neste ano que já a conquistou. O Guarany de Sobral e o Guarani de Juazeiro já chegaram a um vice-campeonato, em 2013 e 2011, respectivamente.


Primeira rodada (Horários de Brasília):


Quarta-feira
21h20 - Maranguape x Guarany (S) - PV
21h20 - Quixadá x Fortaleza - Agenorzão
21h20 - São Benedito x Horizonte - Junco


Quinta-feira
21h20 - Ceará x Itapipoca

Conteúdo Patrocinado