Catarinense começa com Avaí e Chape como favoritos; Figueira busca o bi - Gazeta Esportiva
Catarinense começa com Avaí e Chape como favoritos; Figueira busca o bi

Catarinense começa com Avaí e Chape como favoritos; Figueira busca o bi

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/01/2019 às 08:00

São Paulo, SP

Um dos campeonatos estaduais mais equilibrados é o Catarinense. Claro, existem os times que largam como favoritos. Entretanto, com equipes acostumadas a disputar a Série A e B do Brasileirão, o nível é bem parelho. Em 2019, o Avaí, tentará voltar a conquistar o título, que não vem desde 2012. Como contraponto, vem o Figueirense em busca do bicampeonato. A largada será dada nesta quarta-feira.

A Chapecoense também aparece como candidata, ao lado de Avaí e Figueirense. A equipe dirigida por Claudinei Oliveira escapou do rebaixamento do Brasileirão de forma heroica, e agora volta as atenções visando faturar o Catarinense, após perder no ano passado, com derrota traumática em casa para o Figueira.

Claudinei continua no comando da Chapecoense em 2019 (Foto: Sirli Freitas/Chapecoense)


O Joinville, que jogou a Série A em 2015, só vem despencando, e no momento, não é visto como uma das forças do estado. O Criciúma, que também está longe de ser considerado um favorito, tentará surpreender na competição.

Brusque, Hercílio Luz, Marcílio Dias, Metropolitano e Tubarão são os outros integrantes do Campeonato Catarinense e não devem complicar os gigantes. Dessa forma, dificilmente o título fugirá das mãos dos mais tradicionais do estado.

Por estarem na primeira divisão, Avaí e Chapecoense largam na frente em relação aos outros rivais. O Leão manteve boa parte do elenco, conta com o experiente técnico Geninho, além de outras lideranças como o zagueiro Betão e o imparável meia Marquinhos, ídolo do clube.

Seguindo o exemplo do rival, a Chape também optou por manter a espinha dorsal e o técnico Claudinei Oliveira. Assim, o time voltará a conquistar o campeonato. Depois de um bi em 2016 e 2017, o time sucumbiu para o Figueirense.

Com dois favoritos, um buscando o bi, e outros que podem incomodar, o Campeonato Catarinense promete equilíbrio, podendo servir para as equipes como um laboratório, visando outras competições em 2019.

Geninho é um dos grandes nomes do Avaí para o Catarinense em 2019 (Foto: Divulgação)


Regulamento

Na primeira fase, os dez times se enfrentam no sistema de pontos corridos em turno e returno. Os quatro primeiros colocados avançam, enquanto os dois últimos são rebaixados. A semifinal e a final são disputadas no mata-mata em jogo único. Caso o resultado seja de empate no tempo normal, vaga ou título serão decididos nos pênaltis.

Confira os jogos da primeira rodada do Catarinense:

Quarta-feira
19h00 Brusque x Joinville
21h00 Tubarão x Hercílio Luz

Quinta-feira
19h00 Criciúma x Figueirense
21h00 Chapecoense x Marcílio Dias
21h00 Avaí x Metropolitano

Conteúdo Patrocinado