Pressionados, Flamengo e Fluminense disputam clássico no Pacaembu - Gazeta Esportiva
Pressionados, Flamengo e Fluminense disputam clássico no Pacaembu

Pressionados, Flamengo e Fluminense disputam clássico no Pacaembu

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

19/03/2016 às 20:00

Rio de Janeiro, RJ

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo) Fla-Flu da primeira fase teve vitória do Rubro-Negro por 2 a 1 (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Fla-Flu da primeira fase teve vitória do Rubro-Negro sobre o Tricolor por 2 a 1 (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)


O clássico entre Flamengo e Fluminense, neste domingo, pela segunda rodada da Taça Guanabara, poderia ser mais um na história dos clubes. No entanto, a partida terá um palco diferente: o Pacaembu, na cidade de São Paulo. O estádio vai abrigar o confronto de duas equipes que estão com o sinal de alerta ligado.

No Flamengo, a derrota no meio de semana pela Copa do Brasil expôs algumas fragilidades da equipe. Além disso, os rubro-negros não conquistaram o objetivo de avançar na competição sem a necessidade do duelo de volta. Para piorar, os flamenguistas terão que sofrer com o desgaste das constantes viagens. O técnico Muricy Ramalho admitiu que os titulares sofreram nesta última semana e não confirmou a escalação para o clássico.

"O calendário é muito apertado. Estamos há duas semanas jogando quarta e sábado. Loucura. Preocupa bastante. Não estamos treinando, isso é o pior. Eu sabia que seria assim, mas não imaginava que o desgaste seria tão grande. Futebol às vezes tem que apertar e às vezes não. A gente chegou à conclusão que os números foram muito abaixo, a sequência está muito forte, não pode cobrar muito do jogador. Não é desculpa, está nos números. Não dá para cobrar o jogador que não está preparado. É loucura o que estamos fazendo", disse o treinador rubro-negro.

Muricy elogiou o adversário deste domingo e espera dificuldade para conquistar a segunda vitória na Taça Guanabara. "Fluminense é um bom time, tem a vantagem de treinar a semana toda, e isso é fundamental. A questão física é muito importante. Levir é um bom treinador, Fluminense tem bom plantel e bom elenco. Vai ser jogo duro", declarou.

O comandante rubro-negro também falou sobre o palco do clássico. Habituado ao futebol paulista, Muricy Ramalho elogiou o Pacaembu, principalmente pela estrutura apresentada para esta partida. "O que mais gostei é que o Pacaembu tem instalações ótimas e campo também. Minha opinião, aliás, foi muito clara sobre o campo, que é muito bem tratado. Prazer voltar ao Pacaembu, lá se pode fazer um bom jogo", comentou.

Já pelo lado do Fluminense, a má atuação contra o Botafogo na primeira rodada da Taça Guanabara fez com que o técnico Levir Culpi promovesse algumas mudanças na equipe titular. Com a semana livre, o treinador testou opções e deve levar a campo uma escalação bem diferente da última partida.

A defesa terá duas mudanças: o lateral direito Jonathan e o zagueiro Gum vão começar o clássico. Wellington Silva foi deslocado para a esquerda, com Giovanni sendo barrado. Na zaga, Marlon deixa o time. No meio-campo, Gerson também foi confirmado. Com isso, Marcos Júnior perdeu o lugar. Levir Culpi destacou que as alterações servem para tentar escalar o Fluminense com a melhor formação.

"Estou procurando uma identidade para o time. Claro que existe uma lógica, tenho que aproveitar as coisas boas do Eduardo Baptista e colocar os meus pensamentos. Mas não posso vir aqui e revelar o que quero mudar na equipe", falou.

A única dúvida é quanto a presença do atacante Fred. O camisa 9 trabalhou normalmente nos últimos dias, mas não foi confirmado por Levir Culpi. No entanto, o treinador adiantou que espera contar com o artilheiro tricolor. "É possível o Fred jogar, mas ainda não está definido. Preciso do sinal verde do departamento médico. Se possível, ele vai entrar jogando", completou.

Até o momento, o Fluminense não venceu nenhum clássico na atual temporada. Nas três vezes que enfrentou outros grandes cariocas, foram duas derrotas (para Botafogo e Flamengo) e um empate (com o Botafogo). Um triunfo sobre os rubro-negros pode dar tranquilidade a Levir Culpi para as próximas rodadas da Taça Guanabara.

FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO X FLUMINENSE

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 20 de março de 2016, domingo
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Assistentes: Silbert Faria Sisquim e Michael Correia

FLAMENGO: Paulo Victor, Rodinei, Juan, Wallace e Jorge; William Arão, Cuéllar e Ederson; Marcelo Cirino, Emerson Sheik e Paolo Guerrero
Técnico: Muricy Ramalho

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Jonathan, Gum, Henrique e Wellington Silva; Pierre e Cícero, Gerson, Gustavo Scarpa e Diego Souza; Fred
Técnico: Levir Culpi

Conteúdo Patrocinado