Flamengo vence Vasco na semifinal e decide título carioca com o Fluminense - Gazeta Esportiva
Flamengo vence Vasco na semifinal e decide título carioca com o Fluminense

Flamengo vence Vasco na semifinal e decide título carioca com o Fluminense

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

19/03/2023 às 20:10 • Atualizado: 19/03/2023 às 20:14

Rio de Janeiro, RJ

O Flamengo venceu o Vasco novamente e vai enfrentar o Fluminense na final do Campeonato Carioca. Neste domingo, com o faro de artilheiro e garçom do atacante Pedro, autor de dois gols e uma assistência, o time fez 3 a 1 no rival, no Maracanã. O Rubro-Negro venceu a ida por 3 a 2 e carimbou a vaga na decisão com nova vitória.

Pressionado no Flamengo, o técnico Vítor Pereira ganha um pouco de paz, embora tenha ouvido gritos de "burro" na segunda leva de alterações. Contudo, uma mudança foi fundamental. Matheus França, que entrou no lugar de Arrascaeta, sofreu pênalti, convertido por Pedro. De qualquer forma, a atuação rubro-negra na etapa final, após um primeiro tempo competitivo, foi ruim. O Vasco criou muitas dificuldades.

Por falar em Vasco, esta é uma nova decepção para o Gigante da Colina. Recém-eliminado na Copa do Brasil para o ABC, o Cruzmaltino cai no Campeonato Carioca e agora só tem o Brasileirão pela frente.

O clássico entre Vasco e Flamengo


O técnico Maurício Barbieri promoveu uma mudança no Vasco em relação ao primeiro jogo da semifinal. Rodrigo voltou ao meio de campo, formando uma trinca de volantes com Andrey Santos e Jair. Já Vítor Pereira fez mais alterações no Flamengo. David Luiz, recuperado de problema físico, e Gerson, que cumpriu suspensão na ida, voltaram ao time titular. O comandante português optou por Everton Cebolinha na ala direita no lugar de Matheuzinho, machucado, e pôde contar com Arrascaeta, que era dúvida após sentir dores no púbis.

O primeiro lance de mais perigo foi do Flamengo. Pedro, aos oito minutos, recebeu de Arrascaeta na meia-lua e chutou para fora. Na sequência, Puma Rodríguez lançou Alex Teixeira, que acionou Gabriel Pec na área. Ele chutou e foi travado por Santos. A arbitragem, contudo, marcou impedimento na origem da jogada. Aos 10, o Fla falhou na bola parada e quase foi castigado. Após falta cobrada para a área, Puma Rodríguez recebeu livre, mas parou em grande defesa de Santos.

O Flamengo respondeu da melhor forma e abriu o placar, aos 15 minutos. Ayrton Lucas roubou bola de Puma Rodríguez e avançou. Ele foi desarmado na entrada da área, mas a bola sobrou para Pedro. O centroavante chutou, a bola desviou e entrou: 1 a 0.




O Vasco empatou aos 28 minutos. Lucas Piton cobrou escanteio pela direita, Capasso ganhou pelo alto de Pedro e deixou tudo igual: 1 a 1. O zagueiro argentino, que falhou no jogo de ida, retomou a esperança do Gigante da Colina neste domingo.

O Gigante da Colina novamente levou perigo pelo alto. Puma Rodríguez, aos 36, recebeu pela direita e levantou para a área. Andrey subiu mais que Fabrício Bruno e desviou. Já David Luiz, aos 38, mandou por cima, da entrada da área, após receber de Pedro. Na sequência, após bela trama pela esquerda, Gabigol não conseguiu chutar como gostaria e Léo Jardim fez a defesa com segurança.

Aos 42, Arrascaeta tabelou com Gabigol pelo meio e arriscou de fora da área. Léo Jardim mandou para escanteio. Três minutos depois, Lucas Piton foi acionado pela esquerda e cruzou. A bola desviou e sobrou para Pedro Raul. Ele finalizou, mas errou o alvo, com perigo, à direita. O movimentado primeiro tempo terminou empatado.

O Vasco assustou logo com 52 segundos da etapa final. Alex Teixeira foi lançado nas costas da zaga rubro-negra e chutou cruzado, para fora. Aos três, Gabriel Pec chutou cruzado com perigo, à direita. Dois minutos depois, Jair ganhou pelo alto, após cobrança de falta, mas mandou por cima.

Aos 10 minutos, Barbieri colocou Eguinaldo no lugar de Pedro Raul. No minuto seguinte, Alex Teixeira recebeu cruzamento e cabeceou. Santos defendeu. Vítor Pereira fez logo três mudanças. Ele colocou Varela, Vidal e Everton Ribeiro. Saíram Rodrigo Caio, Cebolinha e Gabigol.

Arrascaeta, aos 20 minutos, obrigou Léo Jardim a trabalhar. Ele cobrou falta no canto, e o goleiro espalmou. Puma Rodríguez, aos 23, quase virou. Ele cobrou falta com categoria, à esquerda de Santos, com muito perigo.

Aos 27, Eguinaldo teve liberdade, mas errou o alvo na cabeçada e mandou para fora. Aos 30, Vítor Pereira colocou Léo Pereira e Matheus França. Saíram Gerson e Arrascaeta. A torcida rubro-negra gritou "burro" no Maracanã. Uma substituição logo deu certo. Aos 34, Matheus França roubou a bola no meio de campo, avançou e foi derrubado na área por Capasso. Pênalti. Pedro bateu e fez 2 a 1.

Aos 39, Matheus França avançou, mas parou em Léo Jardim, que fez grande defesa. Santos também foi providencial. Aos 42, Vidal errou na saída de bola. Andrey chutou com força, mas o goleiro fez grande intervenção. O Flamengo fechou o placar aos 46 minutos. Pedro cobrou falta rapidamente e lançou Ayrton Lucas. O lateral-esquerdo tocou na saída de Léo Jardim e fez 3 a 1. O Fla garantiu a vitória e a vaga na final do Carioca. Vítor Pereira vai ter mais uma chance de conquistar o primeiro título à frente do Rubro-Negro.

FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 3 FLAMENGO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de março de 2023, domingo
Horário: às 18h (de Brasília)
Público e renda: 45.935 pagantes / 49.779 presentes / R$ 2.895.400,50
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Cartão amarelo: David Luiz, Fabrício Bruno, Gerson e Varela (Flamengo); Alex Teixeira, Jair e Gabriel Pec (Vasco).
Cartão vermelho: Figueiredo (Vasco)

GOLS:

Vasco: Capasso, aos 28' do 1ºT.
Flamengo: Pedro, aos 15' do 1ºT e aos 36' do 2ºT; Ayrton Lucas, aos 46' do 2ºT.

VASCO: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Capasso, Léo e Lucas Piton; Rodrigo (Nenê), Andrey Santos e Jair (Barros); Gabriel Pec (Erick Marcus), Alex Teixeira (Orellano) e Pedro Raul (Eguinaldo). Técnico: Maurício Barbieri.

FLAMENGO: Santos; Fabrício Bruno, Rodrigo Caio (Varela) e David Luiz; Everton Cebolinha (Vidal), Thiago Maia, Gerson (Léo Pereira), Arrascaeta (Matheus França) e Ayrton Lucas; Gabigol (Everton Ribeiro) e Pedro. Técnico: Vítor Pereira.

Conteúdo Patrocinado