Estadual do Rio de Janeiro começa marcado por polêmica - Gazeta Esportiva
Estadual do Rio de Janeiro começa marcado por polêmica

Estadual do Rio de Janeiro começa marcado por polêmica

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

30/01/2015 às 00:09

São Paulo, SP


O Campeonato Carioca deste ano promete ser tão agitado fora, como dentro de campo. Flamengo e Fluminense assumiram uma posição de total discordância das atitudes da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), que conta com o Vasco como grande aliado, e o Botafogo em posição aparentemente neutra. O preço dos ingressos, a divisão dos lugares no Maracanã, tudo isso tem servido para esquentar o clima entre os participantes, bem antes do início da competição.


Dezesseis clubes vão participar da competição que terá a sua 114ª edição: Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Bangu, Barra Mansa, Boavista, Bonsucesso, Cabofriense, Friburguense, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Resende, Tigres e Volta Redonda. Assim como aconteceu em 2014, o Campeonato Carioca será disputado em turno único, em três fases: fase classificatória (Taça Guanabara), semifinal e final. As equipes farão parte de um grupo único, jogando no sistema de todos contra todos em 15 rodadas, classificando-se para as semifinais as quatro primeiras colocadas.


Ao final do campeonato, o campeão e o vice-campeão ocuparão a primeira e segunda colocações independente do número de pontos. O 3º e 4º colocados serão os outros dois semifinalistas, sendo a posição entre eles definidas pela classificação na fase de grupos.

Eurico Miranda, presidente do Vasco, entra como aliado da Federação Carioca (Foto: Úrsula Ney)
Eurico Miranda, presidente do Vasco, entra como aliado da Federação Carioca (Foto: Úrsula Ney) - Credito: Divulgação


Caso duas ou mais equipes empatem nas posições finais em número de pontos, serão disputadas partidas extras, em campo neutro, de ida e volta, para definição dos rebaixados. Os quatro primeiros colocados já estarão classificados para disputar a Copa do Brasil de 2016.


As equipes classificadas respectivamente em primeiro ou segundo lugar na Taça Guanabara jogarão por dois empates na fase semifinal. Na decisão, a equipe que tiver somado mais pontos durante o primeiro turno continuará com a vantagem de empatar as duas partidas para ficar com o título.


Super Clássicos - Uma novidade instituída pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro é o Torneio Super Clássicos. As partidas que envolvam jogos entre si de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense e realizadas na fase classificatória constituir-se-ão no chamado Torneio Super Clássicos e serão computadas em apartado com a finalidade de ser determinado o Campeão dos Super Clássicos. Será campeã dos Super Clássicos a associação que somar maior número de pontos ganhos nas partidas jogadas entre si por Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, durante as 15 rodadas da Taça Guanabara.


As partidas realizadas entre si pelas demais equipes, sem a participação de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, nas 15 rodadas da primeira fase (Taça Guanabara) se constituirão em torneio extra, denominado Taça Rio, e serão computadas em apartado com a finalidade de ser determinado o campeão deste torneio.

Conteúdo Patrocinado