Boetius é o 4º caso de câncer de testículo no Alemão - Gazeta Esportiva
Holandês Boetius é o 4º caso de câncer de testículo na Bundesliga em 2022

Holandês Boetius é o 4º caso de câncer de testículo na Bundesliga em 2022

Gazeta Esportiva

Por AFP

22/09/2022 às 14:40

São Paulo, SP

O atacante holandês Jean-Paul Boetius, do Hertha Berlin, foi diagnosticado com câncer de testículo, anunciou o clube nesta quinta-feira, e o jogador se tornou o quarto caso da doença no Campeonato Alemão em 2022.

O câncer de Boetius, de 28 anos e que chegou ao Hertha Berlin procedente do Mainz na última janela de transferências, foi descoberto em um exame urológico realizado na quarta-feira.

"Por mais triste que seja esta notícia, estamos cheios de esperança e confiança de que Jean-Paul vai se recuperar e voltará a estar entre nós o mais rápido possível. Vamos nos manter unidos, como a família do Hertha", declarou o diretor de futebol do clube, Fredi Bobic, em um comunicado oficial.

O tratamento de Boetius deve incluir uma cirurgia. O holandês se une assim a seu companheiro de equipe Marco Richter; a Timo Baumgartl, do Union Berlin, e a Sebastian Haller, do Borussia Dortmund, entre os jogadores da Bundesliga que foram diagnosticados com a doença este ano.

Depois de se recuperarem, Richter e Baumgartl retornaram aos gramados, enquanto que Haller, diagnosticado em julho, está atualmente no tratamento de quimioterapia.



Perguntado pela agência de notícias alemã SID, o diretor do centro de tumores testiculares da clínica Asklepios de Hamburgo, Klaus-Peter Dieckmann, explicou que não há relação entre o esporte e o câncer. Segundo ele, os homens em idade de praticar esportes profissionais estão estatisticamente expostos a esta doença.

"Quando os homens têm um câncer nesta idade, entre 20 e 40 anos, é quase sempre um câncer de testículo", declarou o especialista. "Por isso, não é surpreendente que os jogadores da Bundesliga sejam afetados".

Os jogadores do futebol alemão não se submetem a exames regulares de câncer de testículo porque não é obrigatório, mas algumas equipes, como o Union Berin, começaram a examinar seus atletas para detectar a doença a tempo.

Conteúdo Patrocinado