Série C inicia com sonho de redenção de Portuguesa e outros tradicionais - Gazeta Esportiva
Série C inicia com sonho de redenção de Portuguesa e outros tradicionais

Série C inicia com sonho de redenção de Portuguesa e outros tradicionais

Gazeta Esportiva

Por Luiz Ricardo Fini

16/05/2015 às 08:00

São Paulo, SP


Uma semana depois do início do Campeonato Brasileiro da Série A e também da Série B, 20 clubes abrem a disputa da terceira divisão nacional. A grande novidade será a participação da Portuguesa na competição, que conta também com outras agremiações tradicionais, como Guarani, Juventude, Caxias e Fortaleza.


A partir deste fim de semana, a Lusa chega ao campeonato na tentativa de sair de um dos piores momentos de sua história. Desde que foi rebaixada da elite em 2013 por conta de pontos perdidos pela escalação irregular do meia Heverton, a equipe rubro-verde só desceu no futebol nacional, pois ficou também na lanterna da segunda divisão no ano passado.


Como se não bastasse, caiu no Paulistão no início desta temporada, o que motivou uma reformulação. Para a Série C, o clube contratou o técnico Júnior Lopes, que estreou na eliminação na Copa do Brasil diante do Ituano. Desde então, a Lusa dispensou o zagueiro Valdomiro e o volante Ferdinando, além de ter negociado Matheus Santos com o Vasco. O defensor liberado era um dos líderes do elenco, que tem entre reforços jogadores como o goleiro Felipe (formado no Santos), o experiente zagueiro Bolívar e o volante Renan (revelado pelo São Paulo).


O treinador do clube, filho do técnico Antônio Lopes, demonstrou consciência do que enfrentará na Série C. “É uma competição muito difícil, hoje em dia muito mais forte do que foi há alguns anos, pois tem Portuguesa, Guarani, Juventude, Caxias, Tupi... O Londrina já foi campeão paranaense... Vamos estrear contra uma equipe forte, que sempre chega. Vai ser um caminho árduo, mas estamos aí para trabalhar e tentar tirar proveito dos conhecimentos”, declarou.

Júnior Lopes assumiu a Portuguesa depois do rebaixamento do clube no Campeonato Paulista
Júnior Lopes assumiu a Portuguesa depois do rebaixamento do clube no Campeonato Paulista - Credito: Djalma Vassão/Gazeta Press
A Lusa faz sua primeira partida na competição diante do Londrina, no domingo, às 16 horas (de Brasília), no estádio do Café. O jogo marca o início também do projeto do novo consultor rubro-verde, o ex-vice-presidente corintiano Luis Paulo Rosenberg, que sonha até em levar o clube à Copa Libertadores de 2020, ano do centenário da Portuguesa.


“Se o time estiver com boa performance e a Série C se tornar atraente, posso usar a imagem que usava com o Corinthians na Série B. A Portuguesa na terceira divisão é um leão marinho dentro do aquário. Isso deve provocar um movimento de curiosidade em relação a esse comportamento”, afirmou o dirigente, sonhando em atrair interesse de redes de TV, apesar de saber que o campeonato não gera receita de transmissão aos clubes.


Além da Portuguesa, outro tradicional time paulista que busca a recuperação na Série C é o Guarani. Desde que foi rebaixado da segunda para a terceira divisão em 2012, o Bugre sofre para buscar novamente seu espaço, ainda mais neste momento de indefinição quanto à venda de seu estádio, o Brinco de Ouro da Princesa.


No ano passado, o time de Campinas chegou a ficar ameaçado pelo rebaixamento, mas escapou. Já a estreia nesta edição está agendada para domingo, às 16 horas (de Brasília), contra o Guaratinguetá, no Dario Leite. Na semana que antecedeu o campeonato, o clube reforçou o sistema ofensivo com Erik Felipe, Arthur e Dennis, que teve passagem pela rival Ponte Preta.

Paulo Baier foi a principal contratação do Juventude para competição
Paulo Baier foi a principal contratação do Juventude para competição - Credito: Divulgação
A Série C também tem como destaque uma forte rivalidade do Sul do País. Juventude e Caxias estão entre as equipes que lutam a partir deste fim de semana pelas vagas de retorno à segunda divisão. No ano passado, os dois gaúchos ficaram distantes do acesso, mas sonham com uma história diferente em 2015.


O time alviverde, que teve sua trajetória no Campeonato Gaúcho interrompida apenas na semifinal contra o Grêmio, contratou para a Série C o meia Paulo Baier, de 40 anos, que disputou o Estadual pelo Ypiranga-RS, inclusive sendo vice-artilheiro da competição.


“Chego ao clube não para passear, mas para ajudar a fazer história, juntamente com os jogadores que aqui estão, construindo uma família. Desse jeito, vamos fazer a diferença”, afirmou o jogador. A estreia do Juventude será contra outro clube gaúcho, o Brasil, no estádio do Vale, em Novo Hamburgo.


Já o Caxias espera melhorar o desempenho desta temporada, depois de ter sido rebaixado no Gauchão. Após a queda, o clube chegou a anunciar a contratação do experiente meia Souza, que foi campeão mundial pelo São Paulo. No entanto, o acerto foi desfeito poucos dias depois. A agremiação também anunciou a saída do ex-atacante Washington da vice-presidência de futebol grená.

Sem acerto com Souza, Caxias contratou Dagoberto e Pedro Oldoni
Sem acerto com Souza, Caxias contratou Dagoberto e Pedro Oldoni - Credito: Divulgação
Na semana que antecedeu a competição, o clube contratou o lateral direito Dagoberto e o atacante Pedro Oldoni, ex-Atlético-MG e Atlético-PR. “Será um desafio importante para a minha carreira. Nosso maior objetivo é levar o clube para a Série B e esse trabalho começa agora no domingo contra o Madureira”, declarou o avante. A partida contra a única equipe carioca da Série C será no domingo, às 16 horas (de Brasília), no estádio Centenário.


A terceira divisão nacional ainda reunirá três detentores de títulos estaduais de 2015. O campeão sergipano Confiança estreia na Série C contra o ASA, no sábado, às 16 horas (de Brasília), no Lourival de Brito, em Aracajú. Já o time que obteve a glória mato-grossense, o Cuiabá, encara no domingo o Vila Nova-GO, às 16 horas (de Brasília), no Serra Dourada.


Outro campeão em campo é o potiguar América-RN, que inicia sua trajetória diante do Águia de Marabá-PA, no domingo, às 17 horas (de Brasília), no Zinho Oliveira, em Marabá. Há ainda o Botafogo-PB disputando o quadrangular final do Paraibano, mas que estreia na Série C contra o Salgueiro, domingo, no Ernani Sátyro.


Já o Fortaleza almeja conseguir retomar a paz na competição nacional, depois de ter sido eliminado nos pênaltis da Copa do Brasil contra o Coritiba. O clube cearense atravessa um período de insatisfação da torcida com o goleiro Deola. Neste ambiente complicado, o clube estreará diante do Icasa, na noite de domingo.


Ao contrário das duas divisões superiores, a Série C não é disputada por pontos corridos, mas sim em quatro fases. Na primeira etapa, os times são divididos em dois grupos de dez, sendo que a chave A reúne as agremiações dos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Já o grupo B é formado por equipes do Sudeste e Sul.


As equipes se enfrentam então em turno e returno dentro de suas respectivas chaves. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, enfrentando-se em mata-mata, com cruzamentos entre os dois lados. Em seguida, haverá mais duas etapas eliminatórias até ser conhecido o campeão. Os quatro primeiros colocados na competição garantirão vaga na Série B de 2016. Já os dois últimos de cada grupo da primeira fase cairão para a quarta divisão.


Confira abaixo os jogos da primeira rodada:
Sábado
16h00 – Confiança x ASA
16h00 – Tombense x Tupi
19h00 – Brasil x Juventude


Domingo
16h00 – Londrina x Portuguesa
16h00 – Guaratinguetá x Guarani
16h00 – Caxias x Madureira
16h00 – Vila Nova x Cuiabá
16h00 – Botafogo-PB x Salgueiro
17h00 – Águia de Marabá x América-RN
19h00 – Icasa x Fortaleza


Confira abaixo os grupos:
Grupo A
Águia de Marabá
América-RN
ASA
Botafogo-PB
Confiança
Cuiabá
Fortaleza
Icasa
Salgueiro
Vila Nova


Grupo B
Brasil
Caxias
Guarani
Guaratinguetá
Juventude
Londrina
Madureira
Portuguesa
Tombense
Tupi

Conteúdo Patrocinado