Hiltinho decide, e Náutico vence clássico contra o Santa Cruz no Arruda - Gazeta Esportiva
Hiltinho decide, e Náutico vence clássico contra o Santa Cruz no Arruda

Hiltinho decide, e Náutico vence clássico contra o Santa Cruz no Arruda

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/10/2015 às 18:28

São Paulo, SP

O Náutico levou a melhor no clássico pernambucano da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, em duelo válido pela 31ª rodada, o Timbu foi visitante incômodo no Arruda e venceu o rival Santa Cruz por 3 a 1, com dois gols do atacante Hiltinho e um de Bergson, enquanto Bruno Moares, de pênalti, marcou pelos donos da casa.

Esta foi a segunda vitória do Clube Capibaribe sobre os rivais no campeonato. No primeiro turno, pela 12ª rodada, o Alvirrubro levou a melhor por 2 a 1, em partida realizada na Arena Pernambuco.

Com o triunfo deste sábado, o Náutico vai a 49 pontos, ultrapassa os rivais na tabela e assume provisoriamente a quinta colocação, pois ainda pode ser ultrapassado pelo Paysandu, mas se posiciona na briga pelo acesso à elite nacional. Pela próxima rodada, recebe o líder Botafogo na Arena Pernambuco, no sábado (24).

Já o Santa Cruz perdeu a chance de ultrapassar os 50 pontos e ficou estacionado nos 48, ocupando por enquanto a sexta posição. Tem seu próximo compromisso marcado em Goiânia, no Serra Dourada, aonde vai também no sábado enfrentar o Atlético-GO.

O jogo - O clássico começou disputado no Arruda. As duas equipes mostraram muita disposição desde o minuto inicial, mas faltava criatividade, e ambas as defesas conseguiam fazer bem seu papel. Os dois lados também começaram errando muitos passes e explorando pouco as laterais do campo.

A primeira boa chance de gol do duelo, assim, saiu em chute de fora da área. Aos 12 minutos, Renatinho soltou uma bomba de longe e exigiu boa defesa de Júlio César, que voou para mandar a bola pela linha de fundo. A partida, então, ganhou mais dinamismo, e o Náutico respondeu com boa jogada pelo lado esquerdo aos 21, quando Bergson deu bom passe para Tiago Cardoso que, de dentro da área, bateu de canhota e parou em Tiago Cardoso.

Dessa vez pelo meio, o Santa chegou com perigo aos 28, em boa jogada de Lelê, que rolou para Vítor na entrada da área. O lateral fez cruzamento fechado e o goleiro Júlio César saiu para ficar com ela. Mas a investida seguinte foi fatal. Aos 30 minutos, Allan Vieira invadiu a área pela esquerda, cruzou e viu a bola bater na perna depois no braço do zagueiro Ronaldo Alves: pênalti para o time coral. Bruno Moraes partiu para a cobrança, colocou no canto direito e abriu o placar.

Em vez de desanimar, o gol adversário inflamou o Náutico, que partiu em busca do empate e fez os donos da casa recuarem. Aos 38 minutos, a pressão surtiu efeito. Após boa jogada do Timbu pelo meio, Daniel Morais deu bom passe à frente para Gaston, que invadiu a área e rolou para Bergson concluir e igualar o marcador. No fim do primeiro tempo, marca negativa fora de campo: a torcida visitante entrou em confronto com a Polícia Militar, e um torcedor chegou a ser ferido e foi atendido pelos oficiais.

Se o início do primeiro tempo foi ofensivamente fraco, a segunda teve gol logo no primeiro minuto. Com 45 segundos de bola rolando, o Náutico encaixou contra-ataque e Hiltinho recebeu para se livrar da marcação e bater com categoria para colocar o Timbu em vantagem. Diante da superioridade visitante, Marcelo Martelotte trocou Renatinho por Raniel no meio da equipe coral.

Mas o Náutico seguiu jogando em cima dos rivais e chegou ao terceiro gol na marca dos dez minutos. Fillipe Soutto deu grande lançamento para Hiltinho, que passou por Danny Morais e bateu bem, tirando do alcance do goleiro Tiago Cardoso para anotar seu segundo tento na partida. Os donos da casa tentaram reagir com lançamentos longos para o campo de ataque, mas foram neutralizados pela defesa adversária. Aos 18 minutos, então, Martelotte optou por colocar mais um atacante: Anderson Aquino, no lugar de Luisinho.

O artilheiro do clássico saiu aos 24 minutos, quando deu lugar a Jefferson Nem. Foi a vez, então de o Santa partir para cima. Aos 27, Anderson Aquino bateu forte de fora da área e acertou o travessão de Júlio César. O Santa Cruz ia, assim, tentando exercer pressão sobre os rivais, mas esbarrava em seus próprios erros de passes, além da marcação acirrada dos adversários.

FICHA TÉCNICA
SANTA CRUZ 1 X 3 NÁUTICO

Local: Estádio Arruda, no Recife (PE)
Data: 17 de outubro de 2015, sábado
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e Carlos Henrique Selbach (ambos do RS)
Cartões amarelos: Wellington, Luisinho e João Paulo (Santa Cruz); João Ananias, Jefferson Nem e Bergson (Náutico)
Gols:
SANTA CRUZ: Bruno Moraes (de pênalti), aos 30 minutos do primeiro tempo
NÁUTICO: Bergson, aos 38 do primeiro tempo e Hiltinho, aos 45 segundos e aos dez minutos do segundo tempo

SANTA CRUZ: Tiago Cardoso; Vítor, Alemão, Danny Morais e Allan (Marlon); Wellington, Renatinho (Raniel), Lelê, Luisinho (Anderson Aquino) e João Paulo; Bruno Moraes
Técnico: Marcelo Martelotte

NÁUTICO: Julio César; Niel, Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Gaston Filgueira; João Ananias, Fillipe Soutto, Jackson Caucaia e Hiltinho (Jefferson Nem); Bergson (Gil Mineiro) e Daniel Morais (Marino)
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Conteúdo Patrocinado