Em dia de casa cheia, Coelho atropela o Vitória e se aproxima do acesso - Gazeta Esportiva
Em dia de casa cheia, Coelho atropela o Vitória e se aproxima do acesso

Em dia de casa cheia, Coelho atropela o Vitória e se aproxima do acesso

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Gustavo Aleixo

10/11/2015 às 20:54 • Atualizado: 10/11/2015 às 23:02

Belo Horizonte, MG

Com vitória, Coelho passa a sonhar com o título da Série B (Carlos Cruz/AFC)
Com vitória, Coelho passa a sonhar com o título da Série B (Carlos Cruz/AFC)


Era para ser um duelo mais equilibrado, mas com uma grande atuação da dupla Marcelo Toscano e Richarlison, o América-MG atropelou o Vitória, rival direto pelo acesso, alcançando uma goleada por 4 a 0, no Independência, nesta terça-feira. Recebendo seu maior público nesta Série B, o Coelho abriu o placar no começo do jogo e aproveitou a expulsão do atacante Rhayner, ainda no primeiro tempo, para construir um imponente resultado que reafirma a arrancada espetacular do time mineiro na competição.

Agora, são nada menos que sete triunfos nos últimos oito jogos, de forma que o América-MG chega aos 63 pontos e abre, temporariamente, oito pontos de vantagem para os clubes que estão fora do G4, restando três partidas para o término da Série B. Além de se aproximar do acesso à Primeira Divisão, o Coelho, segundo colocado, ainda encosta no líder Botafogo, que tem 65 pontos e um jogo a menos, e começa a sonhar com o título da competição.

No Vitória, a derrota não muda a posição do clube, que permanece em terceiro, com 60 pontos. Apesar de ainda estar na zona de acesso, o time baiano vive uma queda de rendimento nos momentos finais da Série B e, com a derrota desta terça, acumula apenas um triunfo nas últimas cinco partidas. O mau momento em campo pode fazer a distância do Leão para as equipes que estão fora do G4 cair para apenas dois pontos, dependendo dos resultados ao final da rodada.

Pressionado por seus concorrentes após uma sequência ruim na Série B, o Leão precisará se recuperar em seu próximo jogo na competição, contra o Ceará, no próximo sábado, às 17h30 (de Brasília), no Barradão. O embalado América-MG busca manter o seu ótimo momento ao visitar o Paraná, no mesmo dia, às 21h, no Durival Britto.

O Jogo – Com casa cheia no Independência, o América-MG quase deu uma ducha de água fria em seu torcedor, quando Diego Renan, de fora da área por muito pouco não surpreendeu o goleiro João Ricardo. A oportunidade criada pelo Vitória no começo do jogo seria, no entanto, a única boa chance do clube baiano em todo o primeiro tempo.

Embalado pelo endiabrado Richarlison e pela movimentação intensa de seus homens de frente, o América-MG foi o dono do primeiro tempo e acabou transformando o seu domínio em gol aos 15 minutos, após Toscano cruzar na área para Diego Lorenzi se antecipar à defesa, marcando o primeiro do Coelho.

Passado o gol, a partida ficou truncada, apresentando alguns lances mais ríspidos. O Vitória, mais tenso, mostrava nervosismo e não conseguia finalizar com qualidade, como no arremate de Rhayner, em escanteio cobrado por Vander, que o atacante cabeceou muito mal. O América-MG, por outro lado, seguia bem, aproveitando a boa partida da dupla Marcelo Toscano e Richarlison.

E foi exatamente com os dois atacantes que o Coelho quase ampliou, ainda no primeiro tempo, quando Toscano cruzou para Richarlison cabecear firme para excepcional defesa de Gatito Fernández. O gol não saiu, mas logo depois, o América-MG se viu com um a mais após Rhayner parar o contra-ataque americano e ser expulso. O atacante já tinha um cartão amarelo após de desentender com o lateral Xavier e ser advertido, de maneira tola, pela arbitragem.

Torcida americana compareceu em peso e deu show nas arquibancadas (Carlos Cruz/AFC)
Torcida americana compareceu em peso e deu show nas arquibancadas (Carlos Cruz/AFC)


A expulsão teve efeito instantâneo na partida e, no final do primeiro tempo, o artilheiro Marcelo Toscano fez o segundo do Coelho após receber passe de Xavier na entrada da área e mandar a bola na gaveta, fazendo um golaço no Horto.

Indo para o tudo ou nada no segundo tempo, o Vitória só não diminuiu no começo da etapa complementar, porque Ramón, de cabeça, perdeu chance claríssima, após receber cruzamento açucarado de Jorge Wagner. Na sequência, o time baiano ainda pediu pênalti sobre Diogo Mateus, em lance polêmico não assinalado pela arbitragem.

O bom início do Vitória deu uma cara inesperada ao jogo, com o time baiano, mesmo com um a menos, tendo mais posse de bola que o América-MG. O Leão, no entanto, se ressentia de um poderio ofensivo maior e só levava perigo nas bolas aéreas.

Pelo lado do Coelho, a estratégia era explorar os contra-ataques, principalmente com Marcelo Toscano, que seguia preocupando a defesa adversária. O atacante, inclusive, quase fez o seu segundo gol em bela jogada individual seguida de um arremate colocado que assustou Gatito Fernández.

Com o Vitória todo no ataque, o América-MG teve campo para contra-atacar e não perdoou quando teve a chance. Em dois belos lances, o Coelho em dois minutos fez mais dois gols com Richarlison e Pablo, transformando o placar em uma bela goleada no Horto.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-MG 4 X 0 VITÓRIA-BA

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 10 de novembro de 2015 (terça-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA-RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison (ESP-RS) e Rafael da Silva Alves (asp.FIFA-RS)
Público: 17.604 torcedores
Renda: R$ 227.785,00
Cartões Amarelos: Diogo Mateus, Rhayner e Ramón (Vitória)
Cartão Vermelho: Rhayner (Vitória)

GOLS: Diego Lorenzi aos 15 minutos e Marcelo Toscano aos 45 minutos do primeiro tempo; Richarlison aos 30 e Pablo aos 32 minutos do segundo tempo

AMÉRICA-MG: João Ricardo; Wesley Matos, Anderson Conceição e Alison; Walber, Leandro Guerreiro, Diego Lorenzi (Henrique Santos), Pablo (Felipe Amorim) e Xavier; Marcelo Toscano e Richarlison (Bruno Sávio)
Técnico: Givanildo Oliveira

VITÓRIA: Fernández; Diogo Matheus, Ramón, Guilherme Mattis e Diego Renan; Amaral (Pereira), Pedro Ken (Jorge Wagner), Flávio e Rhayner; Vander e Rafaelson (Elton)
Técnico: Vagner Mancini

Conteúdo Patrocinado