Com gol no fim, Juventude derrota o Paysandu no Alfredo Jaconi - Gazeta Esportiva
Com gol no fim, Juventude derrota o Paysandu no Alfredo Jaconi

Com gol no fim, Juventude derrota o Paysandu no Alfredo Jaconi

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Eduardo Bertuol

29/09/2017 às 23:33 • Atualizado: 29/09/2017 às 23:50

Porto Alegre, RS

Na noite desta sexta-feira, o Juventude venceu o Paysandu pelo placar de 1 a 0 no estádio Alfredo Jaconi, pela 28ª rodada da Série B. O único gol da partida foi marcado pelo centroavante João Paulo. O resultado fez o time gaúcho alcançar os 45 pontos e subir para a quinta posição. O Paysandu permaneceu com 33 pontos, na 12ª colocação.

Para o confronto, o Juventude teve o retorno do zagueiro Micael. Com isso, Maurício retornou ao banco de reservas. Outras novidades foram as presenças do atacante Yuri Mamute na vaga de Wesley Natã e do volante Matheus Santana no lugar de Lucas.

Já o Paysandu teve duas mudanças em relação ao time que atuou na última rodada. O meia Rodrigo Andrade, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, deu lugar a Rafael Dumas. Além dele, Diogo Oliveira, com uma inflamação na garganta, também foi desfalque. Na posição, entrou o jogador Jhonnatan, que completou 100 partidas defendendo o time paraense. Desta forma, o técnico Marquinhos Santos optou por formar uma equipe mais defensiva, com três zagueiros.

O jogo: O duelo começou com o Paysandu atacando com perigo pela esquerda. Na oportunidade, Guilherme Santos fez um cruzamento fechado na segunda trave, obrigando a zaga do Juventude a mandar a bola para escanteio. Na cobrança, Ayrton colocou na área, a zaga mandante afastou e no rebote Jhonnatan finalizou de primeira, mas a bola subiu muito e passou longe do gol.

Em cobrança de falta, Leilson mandou na primeira trave e Ayrton tentou afastar, mas a redonda foi para trás e saiu para escanteio. Novamente Leilson foi cobrar e o zagueiro Micael subiu sozinho cabeceando para o chão, porém o goleiro Emerson defendeu espalmando para o lado.

Aos sete minutos, Pará cobrou escanteio e o volante Jhonnatan tentou afastar de cabeça e quase marcou contra. A bola passou perto da trave direita de defesa do time paraense.

Em outra oportunidade da equipe alviverde, o lateral Pará carregou a bola pela esquerda e tocou para Yago na meia-lua. O atacante girou em cima da marcação e concluiu rasteiro ao gol. A bola passou rente à trave direita defendida pelo goleiro Emerson.

A partir dos 18 minutos, a partida começou a ficar muito disputada no centro do campo. Os jogadores erravam muitos passes e faltas. Aos 36 minutos, em cobrança de escanteio, Pará bateu fechado, tentando um gol olímpico, mas o goleiro Emerson conseguiu dar um tapa na bola e mandar para a linha de fundo.

Apesar de ter mais posse bola, o Juventude não foi efetivo na criação de jogadas na primeira etapa. Isto porque o Paysandu estava com o time bem fechado atuando com três zagueiros e apostando nos contra-ataques.

O Juventude retornou para o segundo tempo com mudanças. O lateral direito Pará sentiu um desconforto na coxa e foi substituído por Wesley Natã. O técnico Gilmar Dal Pozzo também tirou o atacante Yuri Mamute e colocou João Paulo. O Paysandu voltou para com a mesma escalação da primeira etapa.

O time paraense chegou com bastante perigo aos cinco minutos. Após boa jogada do atacante Bergson, o volante Jhonnatan recebeu dentro da área, dominou e concluiu, mas a bola saiu pela linha de fundo.

O Juventude abriu o placar aos 10 minutos, mas o assistente assinalou impedimento. No lance, Leilson cobrou falta na direita de ataque e Fahel, em posição irregular, desviou de cabeça para o fundo das redes. O tento foi anulado devido ao impedimento.

A marcação do Paysandu era muito efetiva e, com isso, o Juventude não conseguia passar pela intermediária do campo. Contudo, a postura defensiva do time visitante fazia com que a equipe não tivesse bom retrospecto no ataque.

As duas equipes chegavam nas áreas adversárias com lançamentos ou em cobranças de faltas. Aos 30 minutos, Ayrton cobrou uma falta da intermediária do campo direto para o gol para a defesa tranquila do goleiro Matheus. Três minutos depois foi a vez do Juventude. Em cobrança de falta, Leilson levantou na área, Tiago Marques desviou para a meta, mas a redonda foi defendida com facilidade por Emerson.

O Juventude pressionou tanto que conseguiu abrir o marcador. Após jogada de Mateus Santana pela esquerda, o jogador cruzou rasteiro para a área e o atacante João Paulo finalizou para o fundo das redes. Este foi o primeiro gol do jogador vestindo a camisa do Juventude.

Em lance muito parecido com o do gol, o Juventude quase ampliou. Em jogada pela esquerda de ataque, Mateus Santana cruzou para área e João Paulo concluiu para longe da meta.

Atrás no placar, o Paysandu se jogou para o ataque, mas a ansiedade para buscar o empate em pouco tempo de partida fez com que os jogadores não criassem as jogadas com qualidade.

Os dois times retornam a campo na 28ª rodada da Série B. Na terça-feira, às 21h30 (de Brasília), o Juventude vai encarar o Brasil-RS no estádio Bento Freitas. Já o Paysandu enfrenta o Boa Esporte, no estádio Municipal de Varginha, na próxima sexta-feira, às 19h15 (de Brasília).

FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE 1 X 0 PAYSANDU

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 29 de setembro de 2017, sexta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS)
Assistentes: Daiane Caroline Muniz dos Santos (MS) e Leandro dos Santos Ruberdo (MS)
Cartões amarelos: Yuri Mamute, Yago, Caprini (Juventude). Ayrton, Marcão, Guilherme Santos (Paysandu)
GOL: Juventude: João Paulo, aos 38 minutos do segundo tempo

JUVENTUDE: Matheus Cavichioli, Tinga, Domingues, Micael e Pará (Wesley Natã); Fahel, Mateus Santana, Leilson e Yago (Wallacer); Yuri Mamute (João Paulo) e Tiago Marques.
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

PAYSANDU: Emerson; Perema, Diego Ivo, Rafael Dumas (Juninho); Ayrton, Nando Carandina, Augusto Recife, Jhonnatan (Fábio Matos) e Guilherme Santos; Bergson (Magno) e Marcão .
Técnico: Marquinhos Santos

Conteúdo Patrocinado