Walter pega pênalti e gols nos acréscimos definem empate no Derby - Gazeta Esportiva
Walter pega pênalti e gols nos acréscimos definem empate no Derby

Walter pega pênalti e gols nos acréscimos definem empate no Derby

Gazeta Esportiva

Por Tiago Salazar e Bruno Ceccon

09/11/2019 às 21:00 • Atualizado: 09/11/2019 às 21:19

São Paulo, SP

O melhor ficou para o final no Derby desse sábado, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de Walter defender pênalti de Scarpa, já no segundo tempo, Michel e Bruno Henrique foram às redes durante os acréscimos e sacramentaram o empate por 1 a 1 no estádio do Pacaembu.




O resultado frustra os palmeirenses pela ambição de buscar o Flamengo na liderança e, principalmente, pela pressão imposta na etapa final. Para os corintianos, apesar de visitantes, levar o gol depois de abrir o placar tão perto do fim foi um balde de água fria. Chegar ao G4 ficou mais difícil também.

Com 67 pontos, o Verdão se mantém na segunda colocação. A distância para o rubro-negro carioca poderá chegar a 10 pontos, caso o Flamengo vença nesse domingo. O adversário será o Bahia, no Maracanã.

O Corinthians chega a 49 pontos, perde a chance de colar no São Paulo e terá de secar Athletico e Internacional até o fim da rodada.



Primeiro tempo
Talvez preocupado com os espaços apresentados durante a vitória sobre o Fortaleza, Dyego Coelho preferiu não arriscar tanto no clássico. Manteve a estratégia de posse de bola, infiltração pelo meio e com Michel espetado na ponta direita, mas se precaveu com Ramiro na vaga de Mateus Vital.

O Palmeiras não apresentou nenhuma novidade, nem na escalação nem na maneira de postar em campo. Sem Felipe Melo e Luiz Adriano, Mano Menezes não inventou moda, foi de Thiago Santos e Zé Rafael.

O que se viu com a bola rolando foi um duelo equilibrado. Scarpa teve a melhor chance palmeirense, enquanto Boselli e Pedrinho assustaram do outro lado. No mais, erros bobos individuais atrapalharam o bom andamento da partida.

Segundo tempo
Apesar da ausência de alterações não impediu a mudança no panorama do Derby. O Palmeiras voltou mais disposto, dificultando o jogo corintiano. Com menos de um minutos, Walter se complicou na saída de bola com os pés e deu um bico para a lateral.

Na sequência do lance bizarro, o substituto do lesionado Cássio se redimiu com uma defesa difícil, no chão, após cabeçada de Deyverson. Daí para frente, o que se viu foi o time verde partindo, de fato, para a pressão.

Mano e Coelho não esperaram muito para usar o banco. As mudanças, porém, surtiram pouco efeito. Pior para os visitantes, que continuaram acuados.

A polêmica
Aos 27 minutos, o estádio ficou meio sem entender nada quando o árbitro parou o jogo para consultar o VAR e assistir o replay de uma jogada de ataque palmeirense. O clima de expectativa foi criado enquanto as pessoas buscavam informações sobre o lance em questão.

Três minutos depois, pênalti confirmado por causa de bola no braço de Manoel após cabeçada de Gustavo Gómez. Muita festa e câmeras acionadas.

Quem filmou provavelmente não deve ter gostado do vídeo. Scarpa foi previsível, bateu aberto, de chapa. Walter voou e evitou o gol. Mais tarde, o meia não foi perdoado quando teve de deixar o clássico para a entrada de Carlos Eduardo.

Gols
As tentativas finais de gol continuaram sendo do Palmeiras. Borja desperdiçou uma de maneira inacreditável, livre, dentro da área. Outras bolas passaram cruzando a face de Walter e deixaram o grito de gol entalado na garganta dos mandantes.

Quando parecia que o Derby terminaria sem gols, aos 47 minutos, Michel recuperou a bola após escanteio ofensivo, entrou na diagonal, pela direita e soltou um petardo, no ângulo. Um golaço do Corinthians!

Na saída de bola, o Palmeiras não deixou de acreditar e levou o Pacaembu à loucura. A bola sobrou para Bruno Henrique dentro da área também depois de escanteio, e o capitão alviverde estufou as redes para evitar a derrota.

E agora?
As duas equipes voltam a campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília). O Verdão vai visitar o Bahia, na Fonte Nova. Já o Timão receberá o Internacional, na Arena de Itaquera.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 1 CORINTHIANS

Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data: 09 de novembro de 2019, sábado
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Douglas Marques das Flores (SP)
Cartões amarelos: Marcos Rocha, Thiago Santos (PAL); Gabriel (COR)
Público/Renda: 34.283 pagantes / 36.290 total / R$ 1.420 520,00

GOLS:
Palmeiras: Bruno Henrique, aos 49 minutos do 2T.
Corinthians: Michel, aos 47 minutos do 2T.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Thiago Santos e Bruno Henrique; Dudu, Gustavo Scarpa (Carlos Eduardo) e Zé Rafael (Willian Bigode); Deyverson (Borja)
Técnico: Mano Menezes

CORINTHIANS: Walter; Michel Macedo, Manoel, Gil e Danilo Avelar; Gabriel e Ramiro (Vagner Love); Júnior Urso, Pedrinho (Mateus Vital) e Janderson (Clayson); Boselli
Técnico: Dyego Coelho

Conteúdo Patrocinado