Palmeiras arranca virada heroica no segundo tempo e reduz vantagem do Botafogo para três pontos no Brasileiro - Gazeta Esportiva
Palmeiras arranca virada heroica no segundo tempo e reduz vantagem do Botafogo para três pontos no Brasileiro

Palmeiras arranca virada heroica no segundo tempo e reduz vantagem do Botafogo para três pontos no Brasileiro

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/11/2023 às 23:35 • Atualizado: 02/11/2023 às 01:21

São Paulo, SP

O Palmeiras arrancou uma virada heroica na noite desta quarta-feira, diante do Botafogo, no Nilton Santos. Amplamente dominado na etapa inicial, quando saiu perdendo por 3 a 0, a equipe de Abel Ferreira buscou o 4 a 3 e se mantém viva na briga pelo título do Campeonato Brasileiro.

O Verdão continua na vice-liderança e soma três pontos a mais, chegando aos 57. A distância para o Fogão, que segue na ponta da tabela, é de três, sendo que o time carioca tem um jogo a menos.

Na próxima rodada, a 32ª do torneio, o Palmeiras enfrenta o Athletico-PR. O confronto está agendado para este sábado, às 21h30 (de Brasília), na Arena Barueri. O Allianz Parque, casa do Verdão, estará fechado para receber a GPWeek, festival que antecede a etapa do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.

Já o Botafogo tem nada mais nada menos do que um clássico pela frente. O Glorioso visita o Vasco na próxima segunda-feira, a partir das 19h, em São Januário.



O jogo


Empurrado pela torcida, o Botafogo começou o jogo a todo vapor. Logo aos sete minutos, a equipe roubou a bola no meio de campo e disparou em contra-ataque, que parou nos pés de Tchê Tchê, na entrada da área. Ele mandou para o gol e viu a bola desviar em Zé Rafael antes de acertar o travessão.

O Palmeiras tentou dar uma resposta, mas viu o Glorioso continuar pressionando até abrir o placar, aos 20 minutos. Marçal deu um belo lançamento para Victor Sá, que driblou o marcador e tocou para trás. Eduardo pegou de chapa e ainda contou com um desvio em Murilo para balançar as redes.

Mesmo na frente do marcador, o Fogão seguiu em cima e quase aumentou a vantagem aos 24. Marçal recebeu no lado esquerdo, arrancou em velocidade e bateu cruzado, tirando tinta da trave. Pouco depois, aos 29, Tchê Tchê fez o segundo do time. Victor Sá recebeu de Marçal e deixou com o meio-campista, que emendou uma pancada de longe, lá onde a coruja dorme: 2 a 0.

Desnorteado, o Palmeiras construía poucas chances de gol, mas levou perigo em uma falta cobrada por Veiga. O camisa 23 chutou firme e obrigou Lucas Perri a voar para fazer a defesa, aos 34. Um minuto depois, entretanto, o Botafogo jogou novo balde de água fria no Verdão.

Em um contragolpe de manual, Tiquinho Soares recebeu em velocidade e bateu rasteiro. Weverton espalmou, mas largou nos pés de Júnior Santos, que só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio.

Segundo tempo


O Palmeiras não se intimidou com o primeiro tempo de domínio absoluto do Botafogo e reagiu. Logo aos quatro minutos, o garoto Endrick chamou a responsabilidade, arrancou para cima de três marcadores e tocou rasteiro na saída de Lucas Perri, diminuindo o placar.

Aos oito minutos, Piquerez cruzou para área e Veiga emendou um voleio, mas Perri defendeu. O Verdão chegou a fazer o segundo através de Breno Lopes, aos 14, mas o tento foi anulado por impedimento do atacante. O Fogão respondeu aos 26, quando Júnior Santos recebeu com liberdade na área e bateu cruzado, para fora.

Dois minutos depois, Adryelson fez falta em Breno Lopes, parando um contra-ataque, e acabou sendo expulso, deixando o Botafogo com um a menos. Mesmo em desvantagem numérica, a equipe teve uma chance de ouro para matar o jogo aos 37. Em um rápido contragolpe, Tiquinho foi derrubado por Rony na área, e o árbitro apontou o pênalti. Contudo, o camisa 9 cobrou mal e viu o goleiro Weverton se esticar para fazer a defesa.

O efeito do pênalti perdido veio logo em sequência. Aos 38, Endrick pegou sobra na entrada da área, ajeitou para o pé esquerdo e finalizou no canto, diminuindo o marcador. O time alviverde ainda foi em busca do empate e conseguiu deixar tudo igual aos 43. Em um lançamento na área, Gómez ajeitou de cabeça para o meio e Flaco López empurrou para as redes.

E ainda deu tempo de arrancar a virada. Aos 53, Veiga cobrou falta com perfeição para Murilo, que estava sozinho na área e tocou para o gol: 4 a 3 no Nilton Santos.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 X 4 PALMEIRAS

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1 de novembro de 2023, quarta-feira
Horário: às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Rafael da Silva Alves (Fifa-RS)
VAR: Rafael Traci (Fifa-SC)
Cartões amarelos: Mayke, Rony, Gustavo Gómez, Artur e Murilo (Palmeiras); Cuesta, Tiquinho Soares, Tchê Tchê, Marçal, Marlon Freitas e Di Plácido (Botafogo).
Cartões vermelhos: Adryelson (Botafogo)
Público: 34.913 torcedores
Renda: R$ 1.272.900,00

GOLS: Eduardo (Botafogo), aos 20' do 1ºT;  Tchê Tchê (Botafogo), aos 29' do 1ºT; Júnior Santos (Botafogo), aos 35' do 1ºT; Endrick (Palmeiras), aos 4' do 2ºT; Endrick (Palmeiras), aos 38' do 2ºT; Flaco López (Palmeiras), aos 44' do 2ºT; Murilo (Palmeiras), aos 53' do 2ºT.

BOTAFOGO: Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Gabriel Pires) e Eduardo (Danilo Barbosa); Júnior Santos (Carlos Alberto), Victor Sá (Philipe Sampaio) e Tiquinho Soares.
Técnico: Lúcio Flávio

PALMEIRAS: Weverton; Gustavo Gómez, Luan (Flaco López) e Murilo; Mayke, Zé Rafael, Richard Ríos (Rony), Raphael Veiga e Piquerez; Breno Lopes e Endrick.
Técnico: Abel Ferreira

Conteúdo Patrocinado