Novamente sem Ceni, São Paulo tenta se reerguer diante do Figueirense - Gazeta Esportiva
Novamente sem Ceni, São Paulo tenta se reerguer diante do Figueirense

Novamente sem Ceni, São Paulo tenta se reerguer diante do Figueirense

Gazeta Esportiva

Por Edoardo Ghirotto

28/11/2015 às 08:00 • Atualizado: 28/11/2015 às 08:44

São Paulo, SP

Milton Cruz segue sem contar com Ceni, mas ganhou os retornos de Ganso e Pato à equipe (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Milton Cruz segue sem contar com Ceni, mas ganhou os retornos de Ganso e Pato à equipe (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


O jogo que era para ser a despedida de Rogério Ceni do estádio do Morumbi tornou-se crucial para o planejamento de 2016 do São Paulo. Com a festa frustrada por conta da ausência do ídolo, o Tricolor tentará se recuperar da histórica goleada por 6 a 1 sofrida para o rival Corinthians, na última rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto diante do Figueirense, às 17 horas (de Brasília) deste sábado, será determinante para o clube seguir com boas condições de terminar a competição nacional dentro do G4.

Ceni desfalcará o São Paulo por conta de uma lesão sofrida há um mês, na derrota por 3 a 1 para o Santos, na Vila Belmiro. O goleiro sente dores decorrentes de uma ruptura do ligamento tíbio-fibular do pé direito e, apesar de ter trabalhado com bola nesta semana, não reúne condições de atuar sem limitações físicas. Para o seu lugar, Milton Cruz optará novamente pela escalação de Denis. Há o entendimento na comissão técnica que tirar o arqueiro do time após os seis gols sofridos contra o Corinthians provocaria um processo de fritura contra ele.

A goleada, inclusive, ampliou a crise vivida nos bastidores pelo Tricolor. A diretoria não cumpriu o prazo de anunciar um técnico até a sexta-feira e segue depositando as fichas no auxiliar Milton Cruz. Ficar de fora da Libertadores de 2016 seria uma tragédia para o planejamento são-paulino, já que a arrecadação de receitas seria uma forma de minimizar o rombo financeiro nos cofres do clube - a dívida ultrapassa os R$ 300 milhões. Com 56 pontos, o time está na quarta posição e se mantém à frente do Internacional devido aos critérios de desempate. Além do Figueirense, o São Paulo encara na última rodada o Goiás, praticamente rebaixado para a segunda divisão.

"Mesmo com todos os problemas, podemos terminar o ano na Libertadores. Para muitos não vale nada, mas este é um feito para esse grupo e para o time do ano que vem. Precisamos nos apegar a isso para encerrar a temporada da forma mais digna", afirmou Luis Fabiano, que fará seu último jogo no Morumbi como jogador do São Paulo. O atacante ganhará a vaga de Alan Kardec e começará o duelo como titular. Para alívio de Milton Cruz, o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Alexandre Pato também retornam ao time neste fim de semana. Na zaga, o interino ignorará as críticas da torcida ao optar pela manutenção de Rodrigo Caio e Lucão.

Luis Fabiano fará o seu último jogo com a camisa do São Paulo no estádio do Morumbi (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Luis Fabiano fará o seu último jogo com a camisa do São Paulo no estádio do Morumbi (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


O atual momento do São Paulo, embora seja ruim, não se assemelha em nada com a situação do Figueirense na tabela de classificação. Na 16ª colocação, com 40 pontos e seriamente ameaçado pela zona de rebaixamento, o clube catarinense tentará aproveitar o moral abalado dos tricolores para conquistar um feito inédito no Morumbi. A equipe disputou 12 jogos na história do estádio paulistano e nunca venceu o São Paulo. Foram dez derrotas e dois empates neste período.

"Já vínhamos conversando bastante nas rodadas anteriores. Poderíamos ter feito nosso papel. Independentemente de ser mais experiente ou jovem, sabemos da necessidade de vencer as partidas. Não precisamos falar mais, e sim trabalhar mais", afirmou o zagueiro Marquinhos, um dos líderes do elenco, segundo o jornal Diário Catarinense. "É a hora de separar os meninos dos homens", prosseguiu o defensor. O técnico Hudson Coutinho fechou os últimos treinamentos da equipe e não deu pistas sobre qual time planeja mandar a campo contra o São Paulo.

FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO X FIGUEIRENSE

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).
Data: 28 de novembro de 2015, sábado.
Horário: 17 horas (de Brasília).
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Auxiliares: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Fabio Rodrigo Rubinho (MT)

SÃO PAULO: Denis; Bruno, Rodrigo Caio, Lucão e Matheus Reis; Thiago Mendes, Ganso e Carlinhos; Michel Bastos, Alexandre Pato e Luis Fabiano.
Técnico: Milton Cruz (interino).

FIGUEIRENSE: Alex; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno e Juninho; Fabinho, João Vitor, Yago e Carlos Alberto; Dudu e Clayton.
Técnico: Hudson Coutinho.

Conteúdo Patrocinado