‘Lei do ex’ garante vitória crucial do Corinthians em cima do Vasco - Gazeta Esportiva
‘Lei do ex’ garante vitória crucial do Corinthians em cima do Vasco

‘Lei do ex’ garante vitória crucial do Corinthians em cima do Vasco

Gazeta Esportiva

Por Tiago Salazar

17/11/2018 às 20:53 • Atualizado: 18/11/2018 às 01:02

São Paulo, SP

Mateus Vital passou 15 dos seus 20 anos de idade no Vasco. Foi criado, formado e se profissionalizou no futebol graças ao clube cruzmaltino. Quis o destino que ele estivesse em campo nesse sábado, mas com a camisa do Corinthians, justamente para afundar o o alvinegro carioca no Campeonato Brasileiro. O jovem evitou comemorar efusivamente por respeito ao seu ex-clube, mas garantiu uma enorme festa da Fiel na Arena de Itaquera. O triunfo por 1 a 0 nessa 35ª rodada do Campeonato Brasileiro alivia os corintianos e praticamente garante o clube na Série A do ano que vem.

O Timão agora soma 43 pontos e fica provisoriamente na 12ª colocação. O Vasco, com 39 pontos, é o 14ª e pode terminar a rodada como o mais novo membro da zona de rebaixamento com apenas três compromissos para o fim da competição.



Apesar da necessidade de ambas as equipes pela vitória, o primeiro tempo evidenciou o motivo de tanto Corinthians quanto Vasco lutarem apenas peça permanência na elite. Cássio e Fernando Miguel praticamente só trabalharam na hora de cobrar tiros de meta.

O jogo pegou fogo mesmo na etapa final. Com apenas dois minutos, Fagner cruzou para Jadson chegar no carrinho e assustar os vascaínos. A jogada estava cantada. Não passou muito tempo e o lateral direito, também ex-Vasco, levantou na área. Dessa vez Mateus Vital não perdoou e mandou, de cabeça, para o fundo do gol.

Foi apenas o segundo gol de Vital com a camisa do Corinthians. O meia não marcava há 29 partidas. A comemoração foi tímida, bem diferente do reflexo nas arquibancadas.




A partir daí, só deu Vasco. Clayson, Roger e Araos ainda entraram nas vagas de Vital, Danilo e Thiaguinho, mas a postura dos comandados de Jair Ventura não mudou. Nos lances de maior risco, Danilo Avelar puxou Marrony dentro da área, mas a arbitragem ignorou, e Oswaldo acertou o travessão de Cássio. Roger teve a grande oportunidade de aliviar os corintianos mais cedo, mas mandou para fora.

Assim, o drama persistiu até o apito final, quando, enfim, a maioria dos 38.835 torcedores soltaram o grito de vitória.

Agora sem tanta pressão, o Corinthians volta a campo na quarta-feira, em Curitiba, quando visita o Atlético-PR. Por outro lado, sob o temor de sofrer seu quarto rebaixamento, o Vasco recebe o São Paulo na quinta, em São Januário.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 x 0 VASCO


Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 17 de novembro de 2018 (Sábado)
Horário: 19h00 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)
Cartões amarelos: Jadson, Fagner (SCCP); Fernando Miguel, Leandro Castán (CRVG)
Cartão vermelho: Alberto Valentim (CRVG)
Renda: R$ 1.350.777,50
Público: 38.835 total

GOL:
Corinthians: Mateus Vital, aos 7 minutos do 2T.

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Thiaguinho (Araos), Jadson, Pedrinho e Mateus Vital (Clayson); Danilo (Roger)
Técnico: Jair Ventura


VASCO: Fernando Miguel, Raul (Caio), Leandro Castán, Oswaldo Henríquez e Henrique; Leandro Desábato, Andrey (Dudu), Yago Pikachu e Thiago Galhardo; Kelvin (Marrony) e Andrés Rios
Técnico: Alberto Valentim

Conteúdo Patrocinado