Brasileiro Série A

Morumbi | 22/07/2019

Futebol/Campeonato Brasileiro

Graças às mexidas de Cuca, São Paulo goleia a Chape e vai à 5ª colocação

Marcelo Baseggio - São Paulo , SP
22/07/2019 21:55:17 — 22/07/2019 23:18:11

Em: Brasileiro Série A, Chapecoense, Escolha do editor, Futebol, São Paulo

O São Paulo está novamente na briga pelas primeiras posições no Campeonato Brasileiro. Na noite desta segunda-feira, o time comandado pelo técnico Cuca recebeu a Chapecoense, no estádio do Morumbi, e, apesar do primeiro tempo ruim, conseguiu sair de campo com a missão cumprida, vencendo o jogo por 4 a 0, graças aos gols de Antony, Toró, Raniel e Vitor Bueno, somando três pontos e saltando da 12ª para a quinta colocação na tabela.

Fechando a 11ª rodada do Brasileirão, o Tricolor entrou em campo ciente do que precisava fazer. Os resultados do fim de semana foram bastante favoráveis ao time, que não desperdiçou a oportunidade de voltar à disputa no topo da tabela muito por conta das mexidas de Cuca no intervalo. Após oito jogos, o São Paulo, enfim, voltou a conquistar um resultado positivo na temporada.

Mais uma vez apagado, Pato deu lugar a Toró, responsável por marcar o segundo gol da partida com um lindo chute de fora da área, colocado. Já Everton, que substituiu Luan, foi quem deu o passe para Antony abrir o placar.

O São Paulo volta a entrar em campo no próximo sábado, quando enfrenta o Fluminense, no Maracanã. Já a Chapecoense, na zona de rebaixamento, terá de correr atrás do prejuízo no domingo, contra o Bahia, na Arena Condá.

O jogo – O São Paulo não empolgou sua torcida no primeiro tempo. Ambas equipes protagonizaram um jogo truncado nos minutos iniciais e não deram chances para que o adversário assustasse. Depois de muitas bolas rebatidas e alguns passes errados dos dois lados, foi a Chapecoense que, enfim, chegou com perigo pela primeira vez na partida. Aos 19 minutos, Eduardo apareceu pela direita e cruzou na área para Arthur Gomes, que desviou e viu Everaldo aparecer livre no segundo pau para completar para o gol e forçar importante defesa de Tiago Volpi.

Daí em diante o São Paulo reagiu e também criou algumas oportunidades. Primeiro, aos 21 minutos, Alexandre Pato decidiu experimentar de fora da área, mas a bola desviou em Igor Vinícius e saiu pela linha de fundo. Depois, aos 23, Antony fez lindo lançamento para Pato, que ajeitou para Raniel chegar cabeceando para o gol, porém, o zagueiro Douglas apareceu em cima da linha para salvar a Chapecoense, também de cabeça.

Enquanto o São Paulo adotava uma postura mais ofensiva, a Chapecoense esperava o momento certo para explorar o contra-ataque. A chance perfeita para os visitantes veio aos 32 minutos, quando Hernanes foi desarmado, e a bola sobrou para Camilo sair mano a mano com Arboleda. O que o meia do time catarinense não esperava era que o zagueiro equatoriano conseguiria desarmá-lo no momento exato, com um carrinho providencial, para, ao menos, evitar que o Tricolor fosse para o intervalo atrás no placar.

Segundo tempo

O São Paulo voltou para a etapa complementar com duas alterações: Pato deu lugar a Toró, enquanto Everton substituiu Luan. E as mexidas de Cuca rapidamente surtiram efeito. Logo aos três minutos, Raniel acionou Everton pela esquerda, o camisa 22 foi à linha de fundo a cruzou na cabeça de Antony, que abriu o placar no Morumbi.

Pouco tempo depois, aos sete, foi a vez de Toró dar seu cartão de visitas. O jovem atacante bateu de fora da área, colocado, sem chances para Tiepo, repetindo o gol que havia feito contra o Goiás, no Serra Dourada. Como se não bastasse, aos dez Raniel aproveitou o vacilo da zaga da Chape, recuperou a bola, ganhou a dividida com Douglas e, mano a mano com o goleiro rival, precisou apenas tocar para o fundo das redes, marcando o terceiro.

Após o início de segundo tempo avassalador do São Paulo, a Chape se viu obrigada a sair para tentar, ao menos, o gol de honra. Aos 18 minutos, Everaldo soltou uma bomba de fora da área e viu Tiago Volpi fazer outra grande defesa. Dois minutos depois, Gum completou para o fundo das redes após cobrança de falta, no entanto, o zagueiro estava impedido. Pelo lado tricolor, Igor Vinícius esteve muito próximo de tornar a vitória elástica em goleada aos 30, porém, o goleiro Tiepo fez excelente defesa depois de o lateral-direito invadir a área livre e tocar no cantinho.

Antes do apito final, mais precisamente aos 45 minutos, o São Paulo ainda chegou a marcar o quarto gol com Vitor Bueno aproveitando o cruzamento de Igor Vinícius, mas o assistente marcou posição irregular do meia tricolor. Porém, após consultar o VAR, a arbitragem confirmou o tento dos donos da casa, que após oito jogos voltaram a somar três pontos com uma vitória com “v” maiúsculo.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 4 X 0 CHAPECOENSE

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 22 de julho de 2019, segunda-feira
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)
VAR: Grazianni Maciel Rocha

Público: 35.598 torcedores
Renda: R$ 842.238,00

Gols: Antony, aos três, Toró, aos sete, Raniel, aos dez, e Vitor Bueno aos 45 do 2ºT (São Paulo)
Cartões amarelos: Igor Vinícius (São Paulo); Alan Ruschel, Everaldo e Douglas (Chapecoense)

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan (Everton), Tchê Tchê e Hernanes; Antony, Raniel (Vitor Bueno) e Alexandre Pato (Toró)
Técnico: Cuca

CHAPECOENSE: Tiepo; Eduardo, Gum, Douglas e Bruno Pacheco (Régis); Márcio Araújo, Amaral, Arthur Gomes e Camilo (Gustavo Campanharo); Renato Kayzer (Alan Ruschel) e Everaldo
Técnico:
 Ney Franco




Escalação
São Paulo

Gol Tiago Volpi


Lat Igor Vinícius


Zag Bruno Alves


Zag Robert Arboleda


Lat Reinaldo


Vol Danilo Tche Tche


Vol Luan Santos


Mei Éverton


Mei Hernanes


Ata Antony Matheus


Ata Raniel


Mei Vitor Bueno


Ata Alexandre Pato


Mei Jonas Toró


Tec - Cuca
Chapecoense

Tiepo Gol


Eduardo Oliveira Lat


Douglas Zag


Gum Zag


Bruno Pacheco Lat


Régis Mei


Márcio Araújo Vol


Amaral Vol


Camilo Mei


Gustavo Campanharo Mei


Renato Kayzer Ata


Alan Ruschel Mei


Everaldo Ata


Arthur Gomes Ata


Claudinei Oliveira - Tec

Posse de bola

68%
32%
Corinthians
Santos
999
Corinthians

Passe

999
Santos
999
Corinthians

Finalização

999
Santos
999
Corinthians

Cruzamento

999
Santos
999
Corinthians

Desarme

999
Santos

Faltas

24
COR
×
15
SAN

Impedimentos

24
COR
×
15
SAN

Cartões amarelos

24
COR
×
15
SAN

Cartões vermelhos

24
COR
×
15
SAN

Estatísticas de jogadores

Corinthians

LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner

Santos

LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
Estatísticas de jogadores
Fim

2ºT

APITO FINAL NO MORUMBI!! SÃO PAULO 4X0 CHAPECOENSE!
48'

2ºT

AMARELO!! Douglas recebe o cartão por entrada dura em Toró
47'

2ºT

Igor Vinícius recebe na direita, chega na linha de fundo e cruza para dentro da área, Vitor Bueno aparece dentro da área e toca de cabeça, após pausa para análise do VAR, o árbitro confirma o gol!!
46'

2ºT

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO SÃO PAULO!! VITOR BUENO É O NOME DELE!
45'

2ºT

ACRÉSCIMOS!! Vamos ter mais quatro minutos de jogo!
43'

2ºT

Tche Tche tenta lançamento buscando Reinaldo dentro da área, mas Tiepo sai do gol e segura a bola
41'

2ºT

Régis
Bruno Pacheco
39'

2ºT

Vitor Bueno
Raniel
38'

2ºT

AMARELO!! Everaldo recebe o cartão por falta em Toró
37'

2ºT

Alan Ruschel cobra escanteio para dentro da área, Gum tenta de cabeça, mas não pega bem na bola e Bruno Alves afasta
35'

2ºT

ATENDIMENTO!! Toró fica caído no chão e os médicos são acionados
33'

2ºT

Gustavo Campanharo tenta passe para Arthur Gomes na entrada da área, Antony consegue interceptar e a bola volta para Campanharo novamente que bate e manda por cima do gol
31'

2ºT

SAAALVA TIEPO!! Grande passe de Raniel para Igor Vinícius pela direita, o lateral aparece sem marcação, invade a área e chuta rasteiro, mas o goleiro da Chapecoense faz grande defesa!!
30'

2ºT

AMARELO!! Alan Ruschel recebe o cartão por entrada dura em Arboleda
29'

2ºT

São Paulo rouba a bola e avança com Toró que invade a área, mas Márcio Araújo consegue fazer o desarme antes da finalização
27'

2ºT

Chapecoense vai tocando a bola no meio, mas com dificuldade para avançar ao ataque
25'

2ºT

Alan Ruschel recebe na esquerda de Campanharo, tenta avançar, mas derruba Antony em dividida e o juiz marca falta no jogador do São Paulo
23'

2ºT

IMPEDIDO!! Eduardo cobra mais uma falta para dentro da área, Gum aparece sozinho dentro da área e manda a bola para o fundo do gol, mas o bandeirinha para o jogo sinalizando posição irregular do atacante, após pausa para análise do VAR, o árbitro confirma a posição de impedimento
21'

2ºT

Arthur Gomes recebe na entrada da área e acaba derrubado por Toró e o juiz marca a falta
19'

2ºT

QUAAASE!! Everaldo recebe na entrada da área, ninguém do São Paulo aperta a marcação, o atacante bate forte de longe e Tiago Volpi faz grande defesa!!
18'

2ºT

UUH! Eduardo cobra falta da direita para dentro da área, Everaldo sobe e desvia de cabeça, mas manda pela linha de fundo
16'

2ºT

Alan Ruschel
Renato Kayzer
15'

2ºT

Gustavo Campanharo
Camilo
14'

2ºT

IMPEDIDO!! Antony recebe dentro da área e ajeita para Everton na esquerda, mas o bandeirinha sinaliza posição irregular do jogador
13'

2ºT

Gum tenta recuar para Douglas, mas toca errado, Raniel ganha a bola, invade a área e bate rasteiro, nas saída do goleiro Tiepo!
12'

2ºT

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO SÃO PAULO!! RANIEL AUMENTA O PLACAR!!
11'

2ºT

Everaldo tenta passe por cima para Renato Kayzer dentro da área, Arboleda rouba a bola e o jogador da Chapecoense fica caído no chão pedindo pênalti, mas o juiz manda seguir o jogo!
09'

2ºT

QUE GOLAÇO!! Reinaldo toca para Toró no meio, ele avança sem marcação, chuta colocado da entrada da área e a bola entra no canto esquerdo do gol de Tiepo!
08'

2ºT

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO SÃO PAULO!! TORÓ AMPLIA O PLACAR!!
06'

2ºT

Grande lançamento para Everton pela esquerda, ele cruza de primeira para Antony que aparece bem dentro da área e manda de cabeça para o fundo do gol!
05'

2ºT

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO SÃO PAULO!! ANTONY ABRE O PLACAR!!
04'

2ºT

Hernanes levanta a bola para dentro da área, mas Tiepo consegue dar um soco na bola e afasta o perigo
03'

2ºT

UUUH! Hernanes recebe de Igor Vinícius na direita, limpa para o pé esquerdo e bate forte, mas a bola explode em Everaldo e vai pela linha de fundo!
01'

2ºT

Éverton
Luan Santos
01'

2ºT

Jonas Toró
Alexandre Pato
Início

2ºT

APITA O ÁRBITRO!! COMEÇA O SEGUNDO TEMPO!
Fim

1ºT

FINAL DE PRIMEIRO TEMPO!! São Paulo 0x0 Chapecoense!
46'

1ºT

Amaral tenta passe no meio, acaba levantando demais o pé e acerta Raniel que fica caído no chão, mas o atacante consegue levantar sem ajuda médica
45'

1ºT

ACRÉSCIMOS!! Vamos ter mais dois minutos de jogo!
43'

1ºT

Igor Vinícius levanta a bola na área, Tiepo pula para segurar a bola, mas não consegue Raniel tenta aproveitar, mas acaba cometendo falta em Gum
41'

1ºT

Mais um passe de Hernanes para Pato na esquerda, agora, ele tenta o cruzamento, mas pega muito forte na bola e manda direto pela linha de fundo
40'

1ºT

Hernanes aciona Pato na esquerda, o atacante tenta dominar, mas perde o equilíbrio e Eduardo fica com a bola
38'

1ºT

Antony perde a bola no meio, Camilo domina e toca para Everaldo que acaba derrubado por Bruno Alves e o juiz marca a falta no jogador da Chapecoense
36'

1ºT

AMARELO!! Igor Vinícius recebe o primeiro cartão da partida por falta em Renato Kayzer
34'

1ºT

Hernanes perde a bola no meio e Camilo avança em velocidade, ajeita para Everaldo que tenta invadir a área, mas Arboleda consegue grande desarme!
32'

1ºT

PERDEU!! Raniel rouba a bola na entrada da área, tira de dois marcadores e Pato domina a bola, chuta cruzado, mas manda pelo lado esquerdo do gol defendido por Tiepo!
30'

1ºT

Hernanes cobra escanteio para dentro da área, mas o juiz para o jogo marcando falta de Arboleda em Gum
29'

1ºT

UUH!! São Paulo recupera a bola com Pato na entrada da área, ele aciona Antony na direita que chuta rasteiro e Tiepo manda a bola pela linha de fundo!
28'

1ºT

Pato tenta cruzar para Raniel, Douglas rebate e a bola sobra com Luan que tenta invadir a área, mas não consegue finalizar e Tiepo domina
26'

1ºT

Bruno Alves tenta lançamento para Igor Vinícius na direita, mas toca muito forte e o lateral do São Paulo não consegue alcançar a bola que vai pela linha de fundo
24'

1ºT

SAAALVA DOUGLAS!!! Antony joga a bola para dentro da área, Pato aparece sozinho, ajeita de cabeça para Raniel que finaliza e o zagueiro Douglas consegue evitar o gol em cima da linha!!
22'

1ºT

UUH!! Pato recebe de Raniel no meio, avança em velocidade e chuta forte da entrada da área, mas a bola bate em Igor Vinícius e vai pela linha de fundo
20'

1ºT

SALVA VOLPI!! Eduardo cruza após receber de Arthur Gomes na direita, Renato Kayzer tenta de cabeça, mas não pega bem na bola que sobra com Everaldo que bate cruzado, mas o goleiro do São Paulo consegue evitar o gol com o pé!
18'

1ºT

Igor Vinícius cobra lateral para dentro da área, a bola chega em Tche Tche que tenta ajeitar de costas, mas Gum consegue afastar o perigo
16'

1ºT

Antony recebe na direita, mas não consegue sair da marcação de Márcio Araújo e acaba cometendo falta no volante
14'

1ºT

São Paulo vai tocando a bola no meio e o ataque da Chapecoense pressiona
12'

1ºT

ATENDIMENTO!! Tche Tche tenta finalização da entrada da área e acaba acertando em cheio Douglas que fica caído no gramado
10'

1ºT

Eduardo consegue boa tabela com Arthur Gomes pela direita, ao receber de volta, o lateral tenta o cruzamento, mas Renato Kayzer estava novamente em posição irregular
08'

1ºT

Antony recebe no meio e tenta avançar, mas Bruno Pacheco derruba o jogador e o juiz marca a falta
06'

1ºT

IMPEDIDO!! Arthur Gomes consegue grande cruzamento para Renato Kayzer dentro da área, mas o jogador estava em posição irregular
04'

1ºT

Arboleda recua para Tiago Volpi, Everaldo tenta pressionar para roubar a bola e acaba driblado pelo goleiro do São Paulo
02'

1ºT

Eduardo lança para Renato Kayzer no ataque, mas Igor Vinícius faz o desarme
Início

1ºT

APITA O ÁRBITRO!! BOLA EM JOGO NO MORUMBI!
PRÉ-JOGO
PJ

Hino Nacional executado no Morumbi! Vai começar a partida!

PJ

Equipes perfiladas em campo!

PJ
PJ

CHAPE NO GRAMADO!

PJ
PJ
PJ

A chegada da Chape!

PJ
PJ
PJ

A Chapecoense está escalada com Tiepo; Eduardo, Douglas, Gum e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Amaral, Camilo e Kayzer; Everaldo e Arthur Gomes. 

PJ
PJ
PJ
PJ
PJ
PJ

Além de encerrar um jejum de oito jogos sem vencer, sendo seis pelo Brasileirão, uma vitória nesta noite faria o São Paulo dar um salto na tabela: de 12º lugar, o time pularia para a quinta posição, encostando no G4. 

PJ
PJ
PJ

O confronto entre paulistas e catarinenses encerra a 11ª rodada do Brasileirão. O São Paulo é o 12º colocado na tabela do torneio nacional, com 15 pontos conquistados. Já a Chape briga contra o rebaixamento, com oito pontos somados na 18ª colocação. 

PJ
PJ
PJ

Boa noite amigos da Gazeta Esportiva! A partir de agora, você acompanha tudo de São Paulo e Chapecoense, válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola daqui a pouco, às 20h (horário de Brasília), no Estádio do Morumbi, em São Paulo.