Especialista alerta para difícil adaptação dos atletas a jogo às 11 horas

Imagem ilustrativa para a matéria

Grêmio e Ponte Preta estreiam novo horário de partidas no Campeonato Brasileiro neste domingo. O confronto na Arena começa às 11 horas (de Brasília), em período do dia que não é usual para os jogadores. O Dr. Turíbio Leite de Barros, fisiologista especializado na área do esporte, pontua o descanso curto e a alimentação como possíveis dificuldades na adaptação à novidade.

Em conversa exclusiva com a Gazeta Esportiva.Net, o especialista entende que a mudança no horário é um problema a ser enfrentado pelos atletas. “Existe uma série de circunstâncias que são prejudicadas, principalmente a questão de descanso. É preciso acordar no mínimo quatro horas antes, em um dia que o atleta tem por hábito dormir mais, descansar um pouco mais”, explica.

A preparação de gremistas e pontepretanos começaria com o despertador tocando antes das 7 horas, o que é a primeira grande diferença na rotina de um dia de jogo. Os atletas geralmente têm a manhã livre para descanso quando a partida é à tarde – sendo a primeira obrigação o almoço, às 12 horas.

Despertados, os jogadores de Grêmio e Ponte Preta logo fariam a única alimentação antes de entrar em campo. “A refeição no início da manhã também não é habito do atleta”, avisa Dr. Turíbio, que passou 25 anos no dia a dia do São Paulo. Ele explica que o desjejum precisa ser mais cedo do que o habitual para que a digestão não se estenda até o horário da partida.

Adiantar os treinos anteriores à partida é uma opção, mas ainda assim as diferentes intensidades entre jogo e treino tornaria impossível acostumar o atleta em período curto. “É completamente diferente, porque no treino a exigência é muito mais leve”, avalia Dr. Turíbio, concluindo que o novo horário pode ser prejudicial à qualidade de Grêmio x Ponte Preta.

Com longa carreira na fisiologia esportiva, Turíbio Leite alerta para contratempos na adaptação a novo horário

Com longa carreira na fisiologia esportiva, Turíbio Leite alerta para contratempos na adaptação a novo horário - Credito: Djalma Vassão/Gazeta Press

Conteúdo Patrocinado