Brasileiro Série A

Brinco de Ouro da Princesa | 05/12/2019

Futebol/Campeonato Brasileiro

Com dois de Veron, Palmeiras goleia, encerra jejum e frustra sonho do Goiás

São Paulo , SP
05/12/2019 21:18:24 — 06/12/2019 04:53:28

Em: Brasileiro Série A, Goiás, Notícias, Palmeiras
Veron marcou duas vezes (Foto: Rebeca Reis/AGIF/GPress)

O Palmeiras encerrou o jejum de vitórias no Campeonato Brasileiro em grande estilo. Na noite desta quinta-feira, a equipe comandada interinamente por Andrey Lopes contou com uma atuação inspirada de Dudu, viu Gabriel Veron marcar seus primeiros gols como profissional e bateu o Goiás por 5 a 1, em duelo válido pela 37ª rodada e realizado no Brinco de Ouro da Princesa. Além dos dois tentos do jovem, o camisa 7, duas vezes, e Zé Rafael marcaram para o Verdão, enquanto Rafael Moura fez para o Esmeraldino.

Com o resultado, o Palmeiras vai aos 71 pontos, encerra um jejum de cinco jogos sem vitória e iguala a pontuação do vice-líder Santos, mas segue em terceiro por conta do número de triunfos, o primeiro critério de desempate. O Goiás, por sua vez, estaciona nos 49 pontos, ocupa a 10ª colocação e não tem mais chances de entrar na zona de classificação à Copa Libertadores.  Assim, o Internacional confirma presença no torneio continental.

Os paulistas encerram a participação no Campeonato Brasileiro neste domingo, quando podem rebaixar o Cruzeiro em confronto marcado para as 16 horas (de Brasília), no Mineirão. No mesmo dia e horário, o Esmeraldino busca terminar a competição na melhor posição possível ao receber o Grêmio, no Serra Dourada.

Palmeiras toma susto, mas vai ao intervalo em vantagem

Melhor no começo da partida, o Goiás teve um gol anulado logo aos 11 minutos. Após confusão na área, Weverton não conseguiu agarrar a bola e viu Rafael Moura, ligado no lance, vencer dividida e encontrar Rafinha, que, com a meta escancarada, apenas empurrou para as redes. O árbitro, porém, assinalou falta no goleiro palestrino e anulou o tento.

Sem um centroavante, o Palmeiras ganhou em mobilidade e confundiu a defesa goiana para sair na frente aos 21 minutos. Lucas Lima costurou a marcação e deu passe para Zé Rafael. O meio-campista mostrou cacoete de camisa 9, tocou na saída de Tadeu e marcou um belo tento.

O Goiás contou com um erro da arbitragem para empatar instantes depois. Leandro Barcia foi empurrado por Diego Barbosa e o árbitro indicou o pênalti mesmo com a origem da falta sendo fora da área. O VAR não entrou em ação para corrigir o erro, e Rafael Moura não desperdiçou a chance para igualar o placar.

Vivendo uma jornada inspirada, Zé Rafael teve participação decisiva no segundo gol do time da casa. Dudu fez boa jogada, passou pela marcação e acionou o meia-atacante, que cruzou na medida para o camisa 7, já dentro da área, arrematar de primeira para levar o Palmeiras ao intervalo em vantagem.

Veron entra, dá show e transforma vitória em goleada

Após uma etapa inicial agitada, paulistas e goianos voltaram em ritmo lento, tornaram o jogo monótono e não conseguiam criar chances de gol. Diante desse cenário, Andrey Lopes, auxiliar fixo e comandante interino, tirou Zé Rafael e Raphael Veiga paras as entradas de Gabriel Veron e Jean, respectivamente.

A alteração fez efeito e a dupla protagonizou o terceiro tento dos mandantes aos 24 minutos. Lucas Lima acionou Jean dentro da área, o versátil jogador, que entrou no meio-campo, não foi egoísta e tocou para Gabriel Veron marcar seu primeiro gol como profissional.

O tento deu confiança para o garoto, que ajudou o Palmeiras a transformar a vitória em goleada. O melhor jogador da última Copa do Mundo sub-17 recebeu na ponta esquerda, deixou Yago Felipe na saudade e cruzou rasteiro para a área, onde Dudu arrematou para marcar mais um.

Para fechar uma vitória contundente, Dudu devolveu o favor do garoto. O camisa 7 driblou Rafael Vaz e rolou para Gabriel Veron, que apenas empurrou para as redes, marcou seu segundo gol na partida e deu números finais à goleada do Palmeiras por 5 a 1.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 5X1 GOIÁS

Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Data:  5 de dezembro de 2019, quinta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro:  Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Público: 7.229 presentes
Renda: R$ 221.287,50
Assistentes:  Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (ambos do RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões amarelos: Edu Dracena, Diogo Barbosa e Matheus Fernandes (PAL). Rafinha (GOI)

GOLS:
PALMEIRAS: Zé Rafael, aos 21 minutos do 1ºT, Dudu aos 33 do 1ºT e aos 36 minutos do 2ºT, e Gabriel Veron, aos 24 e aos 44 minutos do 2ºT.
GOIÁS: Rafael Moura, aos 26 minutos do 1ºT.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha; Luan, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Matheus Fernandes, Bruno Henrique e Lucas Lima (Ramires); Zé Rafael (Gabriel Veron), Raphael Veiga (Jean) e Dudu
Técnico: Andrey Lopes

GOIÁS: Tadeu; Yago Rocha (Thalles), Fábio Sanches, Rafael Vaz e Jefferson; Gilberto, Léo Sena e Yago Felipe; Leandro Barcia, Rafael Moura (Vinícius) e Rafinha (Kaio)
Técnico: Ney Franco