Ceará vira nos acréscimos sobre o Bahia e sai do Z4 do Brasileirão - Gazeta Esportiva
Ceará vira nos acréscimos sobre o Bahia e sai do Z4 do Brasileirão

Ceará vira nos acréscimos sobre o Bahia e sai do Z4 do Brasileirão

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/10/2019 às 21:41 • Atualizado: 21/10/2019 às 21:46

São Paulo, SP

O Ceará visitou o Bahia na noite desta segunda-feira e venceu duelo emocionante no Pituaçu por 2 a 1, em confronto válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado tirou o Alvinegro da zona do rebaixamento, enquanto o Tricolor Baiano desperdiçou a chance de entrar no G6.

Todos os gols saíram já no final da partida. O Esquadrão abriu o placar com Artur aos 30 minutos do segundo tempo, e quando parecia garantir vitória dentro de casa sofreu a virada dos cearenses, duas vezes com o zagueiro Luiz Otávio, aos 40 e 48 minutos da etapa final.

(Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)


Com a vitória, os cearenses chegaram aos 28 pontos e ultrapassaram o Cruzeiro, com 27, e o Fluminense, com a mesma marca mas saldo de gols inferior, para chegar ao 15º lugar. Assim, o Vozão se livrou da degola e devolveu o time mineiro ao Z4.

Já o Bahia perdeu grande chance de entrar no grupo de classificação para a Libertadores. Se vencesse, o Tricolor chegaria aos 44 pontos e assumiria o 5º lugar, ultrapassando Grêmio, Internacional e Corinthians. Mas com a derrota, o time de Roger Machado estacionou nos 41 pontos na 8ª colocação.

O jogo
As duas equipes fizeram ações relacionadas ao vazamento de óleo nas praias do Nordeste. O Bahia jogou com uma camisa especial, contendo marcas de óleo que fazem menção ao ocorrido. Já os jogadores do Ceará entraram com luvas pretas em menção ao episódio.

(Fotos: Divulgação/Bahia e Divulgação/Ceará)


Com a bola rolando, poucas emoções no 1º tempo. Nenhuma das equipes conseguiram desenvolver seu jogo e criar boa oportunidades, resultando em um jogo repleto de erros técnicos e com nenhum lance digno de nota nos primeiros 45 minutos.

Na segunda metade a cara do jogo mudou. Precisando da vitória, as equipes se abriram e passaram a se arriscar um pouco mais. A primeira grande chance do jogo aconteceu aos 22 minutos. Em contra-ataque puxado por Artur, o jovem serviu Marco Antônio que colocou bela bola em diagonal e deixou Arthur Caíke na cara do gol. O atacante tentou bater por baixo das pernas de Diogo Silva, mas o arqueiro cearenses conseguiu fazer a defesa.

O primeiro gol aconteceu aos 30. O Bahia, que já pressionava mais, teve oportunidade na bola parada. Marco Antônio cruzou bola em falta pela esquerda e encontrou Artur no primeiro poste, o atacante, apesar da pouca altura, conseguiu cabecear em direção ao gol e a bola entrou no canto direito da meta.

Após ficar atrás do marcador, o Ceará se lançou para cima e começou a assustar o time baiano. Aos 34, João Lucas cruzou para o atacante Bergson na segunda trave, que cabeceou para boa defesa de Douglas.

Já aos 40, a estrela do zagueiro Luiz Otávio começou a brilhar. O defensor subiu alto e livre após cobrança de escanteio de Leandro Carvalho e empurrou para as redes. 1 a 1 no placar.

Mesmo com o empate, os cearenses seguiram pressionando em busca da virada, que veio já nos acréscimos aos 48, de novo da cabeça de Luiz Otávio. A jogada do empate se repetiu, agora em cobrança de Felipe Silva, e o zagueiro mais uma vez subiu mais alto que toda a defesa baiana para virar o jogo e decretar o triunfo cearense.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 1X2 CEARÁ


Local: Pituaçu, Salvador (BA)
Data: 21 de outubro de 2019, segunda-feira
Horário: 19h30h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Danilo Ricardo Simon Manis (ambos de SP)
Árbitro de vídeo: Jose Claudio Rocha Filho (SP)
Cartões amarelos: Bergson e Felipe Baxola (Ceará)
Gols: Artur, aos 30 minutos do 2º tempo, para o Bahia; Luiz Otávio, aos 40 e aos 48 minutos do 2º tempo, para o Ceará.


BAHIA: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Giovanni; Gregore, Flávio e Guerra (Marco Antônio); Élber (Arthur Caíke), Artur e Gilberto (Fernandão).
Técnico: Roger Machado


CEARÁ: Diogo Silva; Cristovam, Luiz Otávio, Tiago Alves (Valdo), João Lucas; Ricardinho, Pedro Ken (Leandro Carvalho), William Oliveira; Felipe Baxola, Lima (Mateus Gonçalves) e Bergson
Técnico: Adílson Batista

Conteúdo Patrocinado