CBF define número mínimo de atletas saudáveis para jogo do Brasileirão acontecer - Gazeta Esportiva
CBF define número mínimo de atletas saudáveis para jogo do Brasileirão acontecer

CBF define número mínimo de atletas saudáveis para jogo do Brasileirão acontecer

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/09/2020 às 23:26

São Paulo, SP

Nesta quinta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma nota oficial na qual relata as decisões tomadas em uma videoconferência que contou com a presença de representantes dos 20 times que disputam o Campeonato Brasileiro. Dentre os assuntos discutidos, foi definido o número de 13 jogadores saudáveis como o mínimo necessário para uma partida ser realizada.

Mais cedo, o Flamengo ingressou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e requereu o adiamento do jogo contra o Flamengo, marcado para o domingo, às 16h, no Allianz Parque. O órgão definiu que a CBF tem até 24 horas para tomar uma decisão sobre a suspensão ou não do confronto.

Além disso, a CBF propôs na videoconferência a possibilidade do número máximo de jogadores inscritos no Brasileirão ser ampliado de 40 para 50. Os times se manifestaram favoravelmente em relação à sugestão e a tendência é que a medida seja homologada pela entidade.




Apesar do assunto do adiamento dos jogos ser o mais comentado por conta da polêmica envolvendo o duelo entre Palmeiras e Flamengo, a videoconferência foi inicialmente marcada para a discussão sobre a volta dos públicos ao estádio em partidas da Série A.

De acordo com a nota da CBF, a grande maioria dos clubes se manifestou favoravelmente ao retorno dos públicos, contanto que haja isonomia e amparo das autoridades dos Estados e Municípios correspondentes.

Confira a nota da CBF na íntegra:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que, em reunião por videoconferência com os clubes da Série A do Brasileirão e as respectivas Federações Estaduais, realizada nesta quinta-feira, 24, para discussão do retorno do público aos estádios, a grande maioria dos participantes se manifestou favorável ao retorno do público em data e quantidade a serem definidas, desde que de forma isonômica e com permissão das autoridades dos Estados e Municípios correspondentes. O tema voltará a ser debatido em reunião futura.

No mesmo encontro, a CBF explicou o critério utilizado para adiamento de jogos do Campeonato Brasileiro. A entidade compartilhou com os clubes que vem adotando premissas objetivas para análise dos pedidos de adiamento, levando em consideração: a quantidade de atletas inscritos pelos clubes, de atletas infectados, o número de jogadores disponíveis e o limite máximo de inscrições para cada competição, nos termos dos respectivos regulamentos.

Em linha com a jurisprudência que vem sendo construída pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) sobre o tema, a CBF estabeleceu, com anuência da grande maioria dos clubes, o mínimo de 13 atletas não infectados para que a partida seja realizada. Na ocasião, tendo sido apresentada a possibilidade de aumento do limite de inscrições para o Campeonato Brasileiro da Série A de 40 para 50 atletas, os clubes se manifestaram favoravelmente.

Conteúdo Patrocinado