Atlético-MG é derrotado pelo Grêmio em BH e tem vaga na Liberta ameaçada - Gazeta Esportiva
Atlético-MG é derrotado pelo Grêmio em BH e tem vaga na Liberta ameaçada

Atlético-MG é derrotado pelo Grêmio em BH e tem vaga na Liberta ameaçada

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Marcellus Madureira

03/11/2018 às 19:02 • Atualizado: 03/11/2018 às 19:05

Belo Horizonte, MG

Geromel marcou o gol da vitória Tricolor (Foto: Lucas Uebel/GFBPA)


O Grêmio contribuiu para a falta de sono dos dirigentes atleticanos, ao vencer o Galo, por 1 a 0, na tarde deste sábado, no Independência, pelo Campeonato Brasileiro. O clube mineiro passou o mês de outubro sem vencer – época que foi suficiente para a queda de Thiago Larghi e do diretor Alexandre Gallo – e agora vê sua vaga na Copa Libertadores bastante ameaçada.

O Grêmio precisou somente de dois minutos para provocar o caos dentro do Galo. Isso porque Geromel aproveitou uma cobrança de escanteio e marcou o gol que deu a vitória ao Tricolor. O resultado joga mais pressão para o grupo alvinegro e para o técnico Levir Culpi que acumula três jogos e três derrotas desde o seu retorno. O Atlético está na sexta colocação, com 46 tentos anotados. O Santos está empatado em número de pontos, mas perde nos critérios de desempate e pode superar o clube mineiro ainda nesta rodada. O Grêmio está na quinta posição, com 55 tentos.

Na próxima rodada, o Atlético recebe o Palmeiras, no Independência, no domingo, às 17h (de Brasília). Já o Grêmio terá pela frente o Vasco, no mesmo dia e horário, no Rio Grande do Sul.

Primeiro tempo

O técnico Levir Culpi mudou o esquema atleticano para o duelo contra o Grêmio. Tirou Cazares e mandou a campo um time com três volantes, tendo David Terans como homem para armar jogadas. Elias, do modo proposto, ficou mais livre.

No entanto, quando o momento é ruim, pouco adianta qualquer coisa. Demorou apenas dois minutos para o Atlético sofrer o primeiro gol. Em cobrança de escanteio, após erro grotesco de Leonardo Silva no lance que gerou o tiro de canto, Jael subiu mais que todo mundo e Victor fez uma bela defesa. Na sequência, no entanto, Geromel aproveitou o rebote e colocou para o fundo das redes.

Após o tento sofrido, o Galo passou a ter o completo domínio do jogo. Trocava passes para todos os lados e usava todas as suas peças. Era pouco eficiente no ponto de vista de intensidade, mas conseguia agredir, embora levemente.

Aos 13 o Galo chegou pela primeira vez. Em bom cruzamento da esquerda, a bola sobrou na entrada da área e Terans chutou. A redonda ficou com o goleiro Paulo Victor. Aos 18, o Atlético chegou novamente: desta vez em cruzamento da esquerda e Elias, por pouco, não marca.

O Atlético mandava no jogo. A explicação para isso era fácil de ser encontrada: o uruguaio David Terans assumiu a condição de homem centralizado e dava muita organização ao Galo.

O Grêmio passou a apostar nos contra-ataques. Em duas oportunidades eles foram uteis, nas duas chances, porém, o Galo conseguiu se virar e ficar com a bola.

Aos 36 o lance mais impressionante do primeiro tempo. Em cruzamento feito por Chará, já dentro da área, a bola ficou em disputa. Após muita bagunça, a redonda sobrou para Terans que chutou e o zagueiro Geromel, de cabeça, tirou.

Segundo tempo

O Galo voltou com uma intensidade pouco vista no primeiro tempo. O primeiro lance da etapa complementar levou perigo. Em boa jogada de Emerson na direita, Elias teve a chance de chutar, mas pegou mascado na bola.

O que o Galo tentava, todavia, era inútil, afinal, o Grêmio tinha comportamento defensivo muito interessante. Além disso, o time sulista tinha a disposição Geromel que estava em grande tarde.

O Grêmio passou a apostar apenas nos contra-ataques. A equipe via o Atlético desesperado atrás do placar, tentando, pelo menos, o empate. O técnico Levir Culpi fez alterações para deixar o Galo mais agudo, mas não resolveu. O Tricolor fez mudanças para deixar a equipe mais veloz.

No término do jogo, o Atlético já não tinha qualquer organização. O zagueiro Leonardo Silva estava no ataque tentando o empate em boas aéreas, enquanto Chará ajudava na marcação. Não adiantou.

Ficha Técnica
Atlético-MG 0 X 1 Grêmio

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte – MG
Data: 03 de novembro (Sábado)
Horário: 17h(de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (Fifa-RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa-RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)

Gol: Geromeu, aos 2 minutos do primeiro tempo (Grêmio)
Cartões: Emerson, Leonardo Silva, Matheus Galdezani, Elias (Atlético); Matheus Henrique (Grêmio)

Atlético–MG: Victor; Emerson, Leonardo Silva, Maidana e Fábio Santos; Adilson, Elias, Matheus Galdezani (Denilson), David Terans (Cazares) e Chará; Ricardo Oliveira (Leandrinho)
Técnico: Levir Culpi

Grêmio: Paulo Victor, Leonardo Gomes, Paulo Miranda, Geromel e Cortez, Michel, Ramiro (Alisson), Matheus Henrique, Everton (Jean Pyerre), Jael (Pepê), Tonny Anderson
Técnico: Renato Portaluppi

Conteúdo Patrocinado