Em jogo válido pelo Grupo B da Copa Africana de Nações, disputado na tarde desta segunda-feira, a África do Sul venceu Zimbábue por 3 a 2, no Grand Stade de Marrakech, em Marrocos, e garantiu a classificação para as oitavas de final. Os gols dos sul-africanos foram marcados por Moremi, Foster e Appollis. Maswanhise e Modiba (contra) marcaram para os zimbabuanos.
Veja também
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
FULL-TIME! 🇿🇼🇿🇦
A back-and-forth match ends with a 3-2 win for South Africa. #TotalEnergiesAFCON2025 | @tecnomobile pic.twitter.com/6juB2G9wNZ
— TotalEnergies AFCON 2025 (@CAF_Online) December 29, 2025
Situação na tabela
Com o resultado, a África do Sul chegou aos seis pontos e se classificou para as oitavas, em segundo lugar do Grupo B. Por outro lado, Zimbábue se despede da Copa Africana de Nações como terceiro colocado do grupo, com apenas um ponto.
📋 Resumo do jogo
🔴🔵🟢 ÁFRICA DO SUL 3 X 2 ZIMBÁBUE 🔴⚫🟡
🏆 Competição: Copa Africana de Nações - Grupo B
🏟️ Local: Grand Stade de Marrakech
📅 Data: 29 de dezembro de 2025 (segunda-feira)
⏰ Horário: 13h (de Brasília)
Gols
- ⚽ Tshepang Moremi, aos 7' do 1ºT (África do Sul)
- ⚽ Tawanda Maswanhise, aos 19' do 1ºT (Zimbábue)
- ⚽ Lyle Foster, aos 5' do 2ºT (África do Sul)
- ⚽ Aubrey Modiba (contra), aos 28' do 2ºT (Zimbábue)
- ⚽ Oswin Appollis, aos 37' do 2ºT (África do Sul)
Como foi o jogo?
A África do Sul abriu o placar aos 7 minutos do primeiro tempo. Lyle Foster tocou para Moremi, que finalizou e contou com desvio no meio do caminho para tirar do goleiro Arubi. O empate veio aos 19. Maswanhise fez uma bela jogada, fintou três jogadores e bateu cruzado, sem chances para Williams.
Os sul-africanos voltaram à frente do placar aos 5 minutos da etapa final. Lyle Foster aproveitou o vacilo da zaga adversária, que afastou mal uma bola longa, e encobriu o goleiro de cabeça.
Zimbábue empatou novamente aos 28 minutos. Maswanhise recebeu pela direita e finalizou em cima do goleiro, que defendeu. Na sobra, a bola bateu em Modiba, que marcou contra o próprio patrimônio. Aos 37, o árbitro marcou pênalti para a África do Sul após Nakamba encostar a mão na bola. Na cobrança, Oswin Appolis decretou a vitória dos sul-africanos.