Serena e outras "mulheres ilustres" estampam Calendário Pirelli 2016 - Gazeta Esportiva
Serena e outras "mulheres ilustres" estampam Calendário Pirelli 2016

Serena e outras "mulheres ilustres" estampam Calendário Pirelli 2016

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/11/2015 às 13:49 • Atualizado: 30/11/2015 às 14:33

São Paulo, SP

O tradicional calendário desenvolvido pela Pirelli trouxe uma nova proposta em 2016. Sintonizada com a necessidade de colocar o feminismo e o empoderamento das mulheres em pauta, a empresa italiana divulgou nesta segunda-feira o resultado da 43ª edição do projeto. A ideia foi retratar 13 mulheres notáveis por conquistas profissionais, sociais, culturais, esportivas e artísticas. A tenista Serena Williams, líder do ranking da WTA, foi uma das escolhidas para compor a obra.

As idades e as origens das mulheres do ensaio, assim como suas carreiras, variam muito. O registro foi feito por Annie Leibovitz, uma das mais célebres fotógrafas e retratistas americanas, em seu estúdio de Nova York. Leibovitz também é a criadora do Calendário Pirelli 2000, que destacava as dançarinas do coreógrafo Mark Morris.

Em contraste com o trabalho realizado por Leibovitz há 15 anos, o Calendário 2016 quis retomar a estética dos primeiros exemplares, da década de 60, que não exibiam mulheres nuas. Na história recente, apenas as edições de 2002 (Peter Lindbergh), 2008 (Patrick Demarchelier) e 2013 (Steve McCurry) seguiram este padrão.

"Para 2016, nós fizemos algo completamente diferente, mas ainda simples. É um conjunto clássico de retratos em preto-e-branco feito no estúdio. Quando a Pirelli me telefonou, disseram que queriam iniciar do passado. Sugeriram que fotografasse mulheres ilustres. Após termos concordado com isso, o objetivo era ser muito simples. Eu queria que as imagens mostrassem as mulheres exatamente como elas são, sem nenhuma pretensão”, explicou a fotógrafa.

Confira as fotos do Calendário Pirelli 2016: 


Conteúdo Patrocinado