Rússia dá aval para atletas participarem dos Jogos de Inverno em 2018 - Gazeta Esportiva
Rússia dá aval para atletas participarem dos Jogos de Inverno em 2018

Rússia dá aval para atletas participarem dos Jogos de Inverno em 2018

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/12/2017 às 14:08

São Paulo, SP

Os atletas russos que pretendem disputar os Jogos de Inverno da Coreia do Sul, em 2018, sob a bandeira olímpica, terão apoio unânime da Rússia, afirmou o Comitê Olímpico do país, nesta terça-feira.

Na última semana, a Rússia foi proibida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) de participar dos Jogos de Inverno de PyeongChang por conta de escândalos envolvendo o país e sistemas de manipulação de regrar anti-doping. Os atletas que comprovarem não participar do "esquema", serão convidados a participar do torneio, sendo denominados "Atletas Olímpicos da Rússia".

Rússia foi proibida de participar dos Jogos de Inverno de 2018 (Foto: IOC)


"Foi avaliada a possibilidade de participar dos Jogos Olímpicos (de Inverno). Vários atletas participaram da reunião do Comitê Russo, eles sonham em disputar. Decidimos que temos que ir, mostrar nossa capacidade. Apoiamos a decisão dos atletas de ir aos Jogos de Inverno. A decisão do COI não foi justa, mas respeitamos a decisão. Faremos de tudo para que os atletas não sintam dificuldade durante os Jogos. Em breve teremos que ver os detalhes sobre a participação dos atletas russos", afirmou Alexander Zhukov, presidente do Comitê Olímpico Russo em reunião em Moscou, nesta terça.

O presidente também confirmou que ainda nesta semana será feita uma reunião na Suíça entre russos e membros do COI para debater a participação de atletas do país em PyeongChang. O mandatário ainda disse que mais de 200 atletas russos têm possibilidade de competir. "Esperamos que os melhores atletas sejam convidados para participar. Teremos que estudar vários assuntos e detalhes com o COI", acrescentou Zhurkov.

Uma banca definirá quais atletas russos terão permissão para permitir. Os escândalos de doping dos esportistas russos já causaram diversos problemas para o país, como a cassação de medalhas de medalhistas olímpicos.

Conteúdo Patrocinado