Retorno de Popó terá homenagem em estátua e instituto de boxe para jovens - Gazeta Esportiva
Retorno de Popó terá homenagem em estátua e instituto de boxe para jovens

Retorno de Popó terá homenagem em estátua e instituto de boxe para jovens

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

17/03/2015 às 16:02

Santos, SP


O retorno de Acelino ‘Popó’ de Freitas aos ringues, anunciado nesta segunda-feira, teve local escolhido a dedo pelo próprio lutador. Com data prevista para 6 de junho, a luta de Popó será na Arena Santos por um motivo especial. “Escolhi Santos para homenagear um amigo, um irmão, que é o Seu Pepe”, afirmou o boxeador, se referindo a Pepe Altstut, proprietário da Memorial Necrópole Ecumênica e incentivador do esporte no Brasil.


Sem adversário definido ainda, o pugilista retorna após anunciar a aposentadoria duas vezes. O objetivo é o de conquistar o quinto título mundial na carreira e utilizar o boxe como forma de inclusão social.


“Vou voltar a lutar para levantar o boxe”, disse. “O boxe não me parou por lesão. Eu que parei com o boxe e deixei ele lá. E volto porque está me esperando. Agora é fazer um bom trabalho, principalmente a parte física, que é essencial, e cair para dentro”, explicou.


O lutador também deve lançar um instituto que leva o seu nome em Santos, visando atrair os jovens e impulsionar a prática do boxe. “Quero incentivar a garotada a praticar, em parceria com a Memorial, resgatando o boxe no Brasil. Eu sou um projeto social que deu certo. Eu fui para uma academia e não tinha condições de pagar. Através de oportunidades, me consagrei quatro vezes campeão mundial”, contou. “Queremos lançar esse projeto já na minha luta”.


Aos 39 anos, Popó anunciou seu retorno aos ringues após ter se aposentado duas vezes (Foto: Raimundo Rosa)
Aos 39 anos, Popó anunciou seu retorno aos ringues após ter se aposentado duas vezes (Foto: Raimundo Rosa) - Credito: Divulgação


Mas antes de receber a luta, a Arena Santos deve comemorar o Dia Nacional do Boxe, criado por lei pelo próprio boxeador, que também é deputado federal. No dia 26 de março uma escultura com 2,5 metros de altura será inaugurada no local com os bustos dos três maiores pugilistas do Brasil: Eder Jofre, Miguel de Oliveira e o próprio Popó de Freitas. “Quando fiz o projeto fiz questão que o dia fosse no aniversário do Eder”, disse Popó.


Preparatório terá início em Salvador- Popó iniciará a preparação para a luta em Salvador, e depois deve continuar os trabalhos em Santos, de modo a criar o ambiente da luta. Farei um intensivão de 30 a 40 dias”, disse.


Com 39 anos, Popó deve lutar pelo novo cinturão na categoria até 66 quilos. Em 6 de junho, o lutador deve disputar a categoria 69kg, mesma do combate em 2012 contra Michael Oliveira. Ao todo, o pugilista deve ter três lutas no Brasil antes de brigar pelo título, provavelmente no exterior.


“Aqui no Brasil (o boxe) não está em evidência porque não temos um campeão. Cadê o tênis? Cadê a Fórmula 1? Hoje o UFC tem três campeões no Brasil e o boxe, quando tinha o Popó como campeão, todos sabiam o que era. Era um esporte divulgado. O mesmo aconteceu com o tênis, na época do Guga, na Fórmula 1 com o Ayrton Senna. Depois que sai o campeão, é normal aparecer outra modalidade. Mas o boxe é o esporte mais bem pago do mundo e lá fora é muito forte”, concluiu o atleta.

Conteúdo Patrocinado