Quarta edição da Copa dos Refugiados começa nesta sexta-feira - Gazeta Esportiva
Quarta edição da Copa dos Refugiados começa nesta sexta-feira

Quarta edição da Copa dos Refugiados começa nesta sexta-feira

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/09/2017 às 14:02

São Paulo, SP

Copa dos Refugiados tem início nesta sexta-feira (Foto: ACNUR / Emiliano Capozoli)


Nesta sexta-feira será dado o pontapé inicial da quarta edição da Copa dos Refugiados. A abertura solene está programada para o Museu do Futebol e os primeiros jogos acontecem a partir do meio-dia (de Brasília). A edição conta com 16 países representados por 240 imigrantes e apoio da Prefeitura de São Paulo, empresários e do vereador Caio Miranda. O intuito do campeonato é promover a união entre os povos e aproximar o paulistano da cultura dos novos imigrantes.

As partidas possuem entradas gratuitas e serão realizados entre os dias 16, 17 e 24 deste mês, com sua final disputada no Estádio do Pacaembu. Para Caio Miranda, esse é o tipo de evento que valoriza uma das maiores características de São Paulo, a pluralidade. "Recebemos os refugiados de braços abertos, sempre foi assim. Somos uma cidade construída por imigrantes de todo o mundo. Esse evento, que já se consolidou no calendário da cidade, reforça essa ideia e mostra a importância de valorizar várias culturas e ajuda a quebrar muitas barreiras e preconceitos que possam existir dentro da nossa sociedade", disse o vereador.

“O futebol é uma linguagem universal que une as raças, os políticos e as religiões. É uma das coisas que leva ao coração humano”, afirma Abdulbaset Jarouro, coordenador da Copa dos Refugiados e da ONG África do Coração. Para ele, o evento é uma oportunidade para unir refugiados e imigrantes na tentativa de superar o preconceito, a ignorância e a xenofobia.

Diversos eventos preparatórios foram realizados antes dos jogos deste ano, como a Copa Mista (mulheres x homens), realizada em julho, no Sesc Itaquera. Além do campeonato, foi feito um amistoso para preparar os times, no dia 26 de agosto, no Sesc Osasco, com uma intensa final disputada entre Togo e Colômbia. Após um empate por 2 a 2 no tempo normal, a equipe africana saiu com o título.

Confira a programação completa:

16/09, das 10h às 17h
Jogos da fase de grupos: Benin X Togo; Síria X Mali; Tanzânia X Camarões; Marrocos X Gana; Colômbia X Gâmbi; Guiné Conacri X Nigéria; RD Congo X Guiné Bissau; e Angola X Iraque.
Local: Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET)
Endereço: R. Canuto Abreu, s/n – Anália Franco, São Paulo

17/9, das 10h às 17h
Local: Estádio Municipal Jack Marin do Parque da Aclimação
Endereço: Rua Muniz de Sousa, 1119 – Aclimação, São Paulo

24/9, das 14h às 17h
Local: Estádio Pacaembu
Endereço: Praça Charles Miller – Pacaembu, São Paulo

 

Conteúdo Patrocinado