Promotoria dos EUA acusa proprietário do Tottenham de tráfico de informação privilegiada - Gazeta Esportiva
Promotoria dos EUA acusa proprietário do Tottenham de tráfico de informação privilegiada

Promotoria dos EUA acusa proprietário do Tottenham de tráfico de informação privilegiada

Gazeta Esportiva

Por AFP

25/07/2023 às 23:19

São Paulo, SP

O magnata britânico Joe Lewis, proprietário do clube inglês Tottenham, da Premier League, foi acusado nos Estados Unidos de tráfico de informação privilegiada, informou o promotor do Distrito Sul de Nova York nesta terça-feira (25).

Lewis, de 86 anos e residente nas Bahamas, proporcionou informação privilegiada durante anos a seus funcionários e companheiras como parte de um plano "descarado" que registrou milhões de dólares de lucro, segundo a acusação do promotor federal Damian Williams.

"Estou anunciando que meu escritório, o Distrito Sul de Nova York, indiciou Joe Lewis, o bilionário britânico, por orquestrar um esquema descarado de informações privilegiadas", disse Williams em um comunicado publicado no antigo Twitter, a rede social que agora se chama "X".

"Alegamos que, durante anos, Joe Lewis abusou de seu acesso a conselhos de administração de empresas e proporcionou, repetidamente, informação privilegiada a suas companheiras sentimentais, seus assistentes pessoais, pilotos e amigos", acrescentou.



"Essas pessoas depois fizeram negócios com essas informações privilegiadas e ganharam milhões de dólares na Bolsa, porque, graças a Lewis, essas apostas eram seguras."

Lewis dava informação privilegiada como forma de compensar seus funcionários e presentear seus amigos, segundo o promotor, que descreveu o esquema como "corrupção corporativa clássica".

O dono do Tottenham é considerado um dos homens mais ricos do Reino Unido, com uma fortuna estimada em 6 bilhões de dólares (cerca de R$ 28,5 bilhões, na cotação atual), que ele acumulou como especulador de divisas na década de 1980 e no início dos anos 1990.

A holding empresarial de Lewis, ENIC, adquiriu participação majoritária no Tottenham em 2001, de seu então proprietário Alan Sugar, outro proeminente magnata britânico.

Conteúdo Patrocinado