Polícia faz operação de busca e apreensão na sede da Conmebol - Gazeta Esportiva
Polícia faz operação de busca e apreensão na sede da Conmebol

Polícia faz operação de busca e apreensão na sede da Conmebol

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/01/2016 às 19:51

São Paulo, SP

Os dirigentes da Conmebol foram surpreendidos por operação de busca e apreensão nesta quinta (foto: Norberto Duarte/AFP)
Os dirigentes da Conmebol foram surpreendidos por operação de busca e apreensão nesta quinta (foto: Norberto Duarte/AFP)


Os bastidores do futebol sul-americano foram agitados novamente nesta quinta-feira. A pedido do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a polícia paraguaia executa uma operação de busca e apreensão na sede da Conmebol, na cidade de Luque, no Paraguai.

A ação policial dá apoio às investigações que correm nos EUA de profundos esquemas de corrupção na administração do futebol do continente, envolvendo propinas e subornos milionários nas negociações de direitos de transmissão e outros aspectos comerciais de competições como a Copa América e a Copa Libertadores.

A operação acontece a portas fechadas, e, segundo a imprensa paraguaia, é conduzida pela Unidade Especializada em Lavagem de dinheiro e Financiamento do Terrorismo, sob supervisão do Departamento de Delitos Econômicos da Polícia Nacional.

O procurador Hernán Galleano, um dos encarregados pela ação, esclareceu que se buscam evidências acerca dos crimes de conspiração, fraude eletrônica e viagem ao exterior em apoio a empresas relacionadas ao crime organizado.

O momento político da entidade, portanto, fica ainda mais delicado, considerando-se que seus três últimos presidentes estão presos. Nicolás Leoz está em regime domiciliar em Assunção, lutando contra a extradição aos Estados Unidos. Já seus sucessores Eugenio Figueredo e Juan Ángel Napout foram presos na Suíça e, enquanto o primeiro está encarcerado em seu país natal, o Uruguai, o segundo responde a processo em regime condicional sob fiança nos EUA.

Enquanto isso, a Conmebol é presidida pelo Presidente da Associação Uruguaia de futebol, Wilmar Valdéz, que também será candidato nas eleições que definirão o ocupante do cargo máximo da entidade, marcadas para o próximo dia 26. Em comunicados anteriores, a entidade já prometeu colaboração total com as investigações e uma “profunda mudança” em suas estruturas.

Conteúdo Patrocinado