Museu do Futebol monta agenda especial para celebrar 4 anos do CRFB - Gazeta Esportiva
Museu do Futebol monta agenda especial para celebrar 4 anos do CRFB

Museu do Futebol monta agenda especial para celebrar 4 anos do CRFB

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/10/2017 às 19:01 • Atualizado: 05/10/2017 às 19:02

São Paulo, SP

CRFB, dono do maior acervo sobre futebol do país, comemora quatro anos (Foto: Divulgação)


O Centro de Referência do Futebol Brasileiro, que é responsável pelas pesquisas e gestão de acervos sobre futebol no Brasil, comemorou quatro anos de existência no último dia 04 de outubro. Para celebrar esta data, o Museu do Futebol montou uma programação especial, com diversas atrações marcadas para o próximo sábado.

Se aproveitando da grande quantidade de material que o CRFB possui, tendo a maior biblioteca pública do país sobre o tema futebol, haverá a realização de eventos relacionados à leitura. A partir das 9h(de Brasília), ocorrerá a 92ª reunião do grupo de literatura e memória do futebol, em encontro marcado para o Auditório do Museu do Futebol. A reunião será aberta a todos os interessados e contará com uma retrospectiva sobre o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, além de um bate-papo com Gustavo Santos, autor do livro “Os Proletários da Bola: The Bangu Athletic Club e as lutas de classes no futebol da Primeira República (1894-1933)”, lançado em 2017.

Ainda pela manhã, entre 11h45 e 13h, na biblioteca do Museu, haverá um encontro para troca de livros com o tema futebol. Quem for ao evento poderá trazer até cinco livros para trocar, seja com outros participantes ou com o próprio CRFB, que disponibilizará os títulos que são repetidos em seu acervo.

Na parte da tarde, das 14h às 16h, haverá uma palestra com o tema “Torcidas organizadas na Austrália: diversidade cultural e discriminação”, com a participação do professor e pesquisador do Instituto para Cultura e Sociedade da Universidade de Western Sydney (Austrália), Jorge Knijnik, do filósofo e Professor Dr. em Psicologia Social Felipe Lopes, e com mediação do historiador e Professor Bernardo Buarque de Hollanda.

A palestra debaterá não só o tema futebol, mas também outros assuntos que fazem parte da cultura do esporte, como direitos humanos, a justiça social e a inclusão. O autor Jorge Knijnik falará sobre a torcida do o Western Sydney Wanderers F.C., a Red and Black Bloc, que é uma referência em integração de pessoas de diversas etnias e nacionalidades.

PROGRAMAÇÃO: 07/10 - Sábado

Ação: 92º Reunião do MEMOFUT – Grupo de literatura e memória do futebol
Horário: 9h às 11h30
Local: Auditório do Museu do Futebol (capacidade: 174 lugares + 04 cadeirantes)
Descrição: O Memofut – Grupo de Literatura e Memória do Futebol - abre as suas reuniões para o público interessado em ampliar seus conhecimentos sobre o futebol. Os encontros acontecem em um sábado por mês, sempre no Museu do Futebol, e contam com a presença de personalidades e pensadores do esporte para o debate de temas diversos. Os participantes podem trazer livros, revistas, jornais ou quaisquer artigos e objetos ligados ao futebol. Evento gratuito, não sendo necessária a inscrição prévia.

Programa do Memofut 07/10:
09h00: Comunicações iniciais, com Alexandre Andolpho, coordenador do grupo
09h15: “Retrospectiva dos quatro anos do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) do Museu do Futebol”, com Ademir Takara, bibliotecário do Museu do Futebol
09h30: “Algumas histórias de árbitros e outras questões”, com Gustavo Carvalho
11h00: Bate-papo bola com Gustavo Santos, autor do livro “Os Proletários da Bola: The Bangu Athletic Club e as lutas de classes no futebol da Primeira República (1894-1933)” (Editora Multifoco, 2017). A obra estará à venda no local

Ação: Troca de livros na Biblioteca do Museu do Futebol
Horário:11h45 às 13h00
Local: Biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro – 2º andar do Museu do Futebol
Descrição: Cada participante poderá trazer até cinco livros ou revistas relacionadas ao tema futebol para troca. Entrada pela bilheteria do Museu do Futebol. É necessário percorrer a exposição principal até o segundo andar.
Evento gratuito, não sendo necessária a inscrição prévia.

Ação: Palestra “Torcidas organizadas na Austrália: diversidade cultural e discriminação”, de Jorge Knijnik
Horário: 14h00 às 16h00
Local: Biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro – 2º andar do Museu do Futebol
Descrição: Jorge Knijnik, professor e pesquisador do Instituto para Cultura e Sociedade da Universidade de Western Sydney (Austrália), atua em pesquisas que abordam os direitos humanos, a justiça social e a inclusão. O tema da palestra será a torcida do Western Sydney Wanderers F. C., o Red and Black Bloc, conhecido como “ultras” australianos. O clube, fundado há apenas cinco anos, já foi campeão da Asian Champions League (campeonato equivalente à Taça Libertadores da América) e sua torcida é formada por 200 nacionalidades. Debatedor: Prof. Felipe Lopes e mediador: Prof. Bernardo Buarque de Hollanda.
A iniciativa é apoiada pelo Laboratório de Estudos do Esporte do CPDOC – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – da Fundação Getúlio Vargas.
Evento gratuito, lotação máxima 20 lugares, inscrições pelo e-mail [email protected]

Conteúdo Patrocinado