Governo define que clássicos terão torcida única em São Paulo - Gazeta Esportiva
Governo define que clássicos terão torcida única em São Paulo

Governo define que clássicos terão torcida única em São Paulo

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/04/2016 às 21:46 • Atualizado: 04/04/2016 às 22:53

São Paulo, SP

Reunião emergencial foi realizada nesta segunda-feira, na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (Foto: Tatiane Sampaio/SSP-SP)
Reunião foi realizada nesta segunda-feira, na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (Foto: Tatiane Sampaio/SSP-SP)


Os clássicos paulistas terão torcida única até o final de 2016. Em reunião realizada na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), nesta segunda-feira, a Federação Paulista de Futebol (FPF) acolheu o pedido do Ministério Público (MP), feito após a ocorrência de diversos casos de confusão envolvendo torcidas de Palmeiras e Corinthians, que disputaram o Derby pelo Campeonato Paulista no último domingo, e optou por implantar medidas de curto prazo para combater a violência entre as organizadas já a partir da próxima fase do torneio estadual.

"Isso evitará a necessidade de a Polícia Militar fazer comboio e escoltar torcidas organizadas, o que permite um reforço no policiamento no entorno dos estádios”, afirmou o secretário de segurança Alexandre Moraes, após o encontro, que contou também com a presença de representantes do Poder Judiciário, da Polícia Militar e da Polícia Civil.

Outras duas medidas foram tomadas na reunião: os torcedores estão proibidos de levar para os estádios faixas, instrumentos, adereços e qualquer outro objetivo que os identifique como integrantes de torcidas organizadas. A última determinação foi que a venda de ingressos para membros das uniformizadas devem ser feitos através da internet, assim como ocorre com torcedores comuns, o que obrigaria uma identificação prévia de todos.

Segundo o vice-presidente da FPF, Fernando Enes Solleiro, os clubes serão notificados deste novo sistema de venda de ingressos e a medida já deverá estar em vigor no Campeonato Brasileiro.

Além das medidas, também foi anunciado a criação de uma "central" de polícia em dias de jogos, que ficará disponível para recolher denúncias de violência relacionadas à brigas de torcida.

As medidas emergências foram tomadas após a detenção de mais de 50 pessoas por confusões relacionadas ao clássico entre Palmeiras e Corinthians, no último domingo. Uma pessoa morreu após levar um tiro no coração em um dos confrontos, registrado em frente à Estação de Trem de São Miguel Paulista. Segundo a Polícia Militar, a vítima não participava da briga.

Durante a reunião, o secretário Alexandre Moraes afirmou que os torcedores que participaram das brigas no último domingo serão identificados e, além das medidas penais pelas quais irão responder, serão banidos dos estádios.

 

 

 

 

Conteúdo Patrocinado