Futebol/Bastidores

Flamengo perde em última instância e Sport é o campeão brasileiro de 1987

São Paulo , SP
17/03/2018 15:48:35 — 17/03/2018 16:51:12

Em: Bastidores, Flamengo, Futebol, Sport
Sport foi dado como único campeão brasileiro de 1987 pela justiça na última sexta-feira (Foto: Anderson Freire/Sport Club do Recife)

A polêmica que parece eterna sobre o campeão brasileiro de 1987 teve, enfim, um desfecho, ao menos judicialmente. Na última sexta-feira, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), órgão máximo do sistema judicial brasileiro, deu ganho de causa ao Sport em última instância. Desta forma, o Flamengo não pode mais recorrer da decisão.

O último recurso formal antes da decisão final foi apresentado em dezembro de 2017, quando a Primeira Turma do STF decidiu por unanimidade rejeitar o recurso apresentado pelo Flamengo para discussão do time vencedor da competição nacional. O processo já teve sua baixa definitiva efetuada pela justiça.

O imbróglio judicial envolvendo Sport e Flamengo se deu por conta da opção de alguns clubes em não disputar o Campeonato Brasileiro de 87 organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A alternativa foi organizar um torneio a parte, criado pelo Clube dos Treze, entidade formada pelos principais clubes do país na época, que ficou conhecido como Módulo Verde. Nessa competição, o Rubro-Negro carioca terminou com o título.

No entanto, o Brasileirão organizado pela CBF teve o Sport como campeão, depois de vencer o Guarani na final. A entidade decidiu, então, promover um quadrangular entre os finalistas das duas competições, mas não contou com a chancela dos times que disputaram o Módulo Verde. Desde 2011, a equipe pernambucana é tratada como a única campeã em 1987 pela entidade.

Na última terça-feira, o Sport recebeu uma homenagem pelos 30 anos da conquista na Assembleia Legislativa de Pernambuco, mesmo antes da decisão definitiva da justiça.




  • firestorw

    s port sempre foi campeão do brasileiro deste ano!!!

    • Juan

      No tapetão sim. Pq quero ver o dia que será campeão mesmo em campo. Sem ser da Série B, é claro

      • Giovanni

        Veja só a regra era outra somente nesse ano foi assim, Mais, o Flamengo jogou com os times melhores (concordo), porém se foi ele mesmo que concordou com a regra na hora que mudou….então não essiste tapetão ( ao meu ver existe uma regra sem noção) e o Sport sempre foi o campeão de 87 ..sou Sport desde que nasci ….mais gosto Flamengo ….!!!!

  • Cardoso

    Tá certo Sport campeão da série B (a do tapete) e o Flamengo o Campeão da Série A, verdadeiro campeão que reunia a elite do futebol Brasileiro. Ponto.

    • JRSK823

      Mas se era a regra jogar contra o sport pq recusou ?

  • Vande Oliveira

    Só os tontos do flamerda achavam que era campeão, nem precisava de justiça pra decidir isso.

    • Juan

      Dói ser vascaíno que nem vc né ? Tem B na bagagem. Time sem moral, respeito…

  • Ângelo José Barros S

    O Flamengo devia era tomar vergonha na cara junto à Rede Esgoto ( GLOBO ) !

    • Juan

      Vergonha por ir atrás do que é seu? Até onde eu sei quem está na série B não poderia jogar a série A não. Mas lembrei que é Brasil e tudo tem que ser no erro da justiça. Ladrões e cegos que livram bandidos e fazem essa burrice de título do tapetão….

      • Silvio Luiz

        que medo tive o Flamengo de jogar o quadriangular, iria levae no campo,